Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24637 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Política, Economia e Planeamento da Energia. |
id |
RCAP_a4ff35987a34100c3c6a934140147af6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24637 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de LisboaTese de Mestrado em Política, Economia e Planeamento da Energia.() crescimento da necessidade de transporte contribui de forma significativa para os problemas da qualidade do ambiente nas áreas urbanas, induzida pelo aumento dos poluentes do ar e do ruído, e pelo aumento do congestionamento. O crescimento da procura de transportes é normalmente acompanhado por um aumento da procura de energia, apesar das inovações técnológicas que conduzem a uma diminuição dos consumos específicos. As emissões de poluentes do ar nas áreas urbanas estão directamente relacionadas com o consumo de energia pelos modos de transporte que utilizam combustíveis fósseis, caso dos transportes rodoviários. Apesar de, actualmente, existirem disponíveis tecnologias de redução das emissões, nomeadamente do NOx e partículas, a forma mais efectiva de reduzir as emissões, e portanto assegurar a qualidade do ambiente urbano, passa pelo desenvolvimento de sistemas de transportes mais eficientes do ponto de vista ambiental e energético. Com o objectivo de avaliar e analisar as relações entre os transportes e o ambiente num contexto de ambiente urbano, desenvolveu-se uma metodologia, baseada no balanço dos consumos de energia final e das emissões do sistema de transportes. Parte-se de uma abordagem ao nível da procura dos transportes, por se considerar que, tanto o consumo da energia final como o total das emissões, devem ser referenciados ao utilizador do sistema de transportes, o que corresponde à necessidade simultânea do utilizador em níveis de qualidade de ambiente urbano aceitáveis e mobilidade. A metodologia desenvolvida foi aplicada para um conjunto de macrozonas da cidade de Lisboa, com características urbanas diferentes, considerando o ano de referência de 1991 e o ano 2000, tendo em atenção o que está previsto ser implementado ao nível do sistema de transportes na Área Metropolitana de Lisboa.The increasing of transport needs is one of the most responsible for the urban environmental quality, due to the increase of air poluttants, noise and traffic.Usually, the transport demand increases as the energy consumption, although the technological innovations that improve average energy consumption. Air pollution in urban areas are related directly to energy consumption, mainly the modes using fossil fuels. Currently, there are environmental technologies to reduce air pollutants from vehicles, namely NOx and particulates, but the most effective measure to preserve air quality is the implementation of energy and environmental efficient systems of urban transports. To evaluate and analyse the relations between transport and environment within an urban area, a methodology was developed based on balances of final energy consumptions and air emissions. An approach from the transport demand was adopted, because energy consumption as well as air emissions must be referred to the transport systems user, which corresponds to the need of the citizen in mobility and urban environmental quality. A case of application was implemented for a set of urban zones of Lisbon, with different characteristics, for the reference year of 1991, and for 2000, considering the perspectives of the transport systems evolution for the Lisbon Metropolitanean Arca.ISEGRepositório da Universidade de LisboaMarques, Marlene Isabel Pereira2022-06-22T14:10:28Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24637porMarques, Marlene Isabel Pereira (1993). "Os transportes, o ambiente urbano e a energia . Uma aplicação à cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:38.408539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa |
title |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa |
spellingShingle |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa Marques, Marlene Isabel Pereira |
title_short |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa |
title_full |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa |
title_fullStr |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa |
title_sort |
Os transportes, o ambiente urbano e a energia. Uma aplicação à cidade de Lisboa |
author |
Marques, Marlene Isabel Pereira |
author_facet |
Marques, Marlene Isabel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Marlene Isabel Pereira |
description |
Tese de Mestrado em Política, Economia e Planeamento da Energia. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-01-01T00:00:00Z 2022-06-22T14:10:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/24637 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/24637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, Marlene Isabel Pereira (1993). "Os transportes, o ambiente urbano e a energia . Uma aplicação à cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131180545605632 |