Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17487 |
Resumo: | Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri. |
id |
RCAP_a525c87e70099fe1125405e3446a901c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17487 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxoMarcas de moda de luxoWebsitesRedes sociaisEstratégias de marketing digitalExperiência de luxo no onlineLuxury fashion brandsSocial mediaLuxury online experienceDigital marketing strategiesGestãoEsta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.O objetivo desta dissertação é perceber como é que as marcas de moda de luxo operam no online. O foco está em estudar as estratégias de marketing digital da amostra selecionada, com o intuito de responder à problemática associada à transparência da experiência de luxo vivenciada nas lojas físicas para o online. A abordagem ao estudo foi feita através da análise dos conteúdos do website e redes sociais sobre 11 marcas de moda de luxo, entre elas Gucci, Louis Vuitton, Chanel, Dior, Balenciaga, Armani, Yves Saint Laurent, Burberry, Hermès, Prada e Fendi, através da utilização da Grelha de Análise de Hansen (2011), Grelha de Merchandising Visual Digital – MVD, de Ha, Kwon, & Lennon (2007), Grelha de Análise de Conteúdo nas Redes Sociais, Facebook e Instagram, de Grassi e Marques (2018) e a Grelha de Desempenho nas Redes Sociais, Facebook e Instagram, de Grassi e Marques (2018). As conclusões mostraram que a maioria das marcas de moda de luxo optam pela estratégia de e-commerce no seu plano de negócios, bem como a promoção dos seus produtos nas redes sociais. Os resultados também permitem concluir que existem múltiplas estratégias e ações que permitem promover os seus produtos no meio online. Contudo, foi possível constatar aspetos que necessitam de melhoria, entre eles a interação com os utilizadores nas redes sociais.The aim of this dissertation is to understand how luxury fashion brands operate online. The primary focus is on studying the digital marketing strategies of a selected sampling, in order to answer the problem associated with the transparency of the luxury experience lived in physical stores towards online. The data for the study was collected by analyzing the contents of the website and social media accounts of 11 luxury fashion brands, including Gucci, Louis Vuitton, Chanel, Dior, Balenciaga, Armani, Yves Saint Laurent, Burberry, Hermès, Prada and Fendi, through the use of grids of Hansen and Merchandising Visual Digital to assess brand strategies. The findings showed that most luxury fashion brands use the e-commerce strategy inside their business plan, as well as the promotion of their products on their social media platforms. The results also allow us to conclude that there are multiple strategies and actions that allow promoting products in the online environment. However, it was possible to see aspects that need improvement, among them the interaction with users on social media platforms.Teixeira, Sandrina FranciscaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPortela, Ana Sofia Conceição2021-03-15T11:49:05Z2021-01-072021-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17487TID:202652360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:03.634872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo |
title |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo |
spellingShingle |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo Portela, Ana Sofia Conceição Marcas de moda de luxo Websites Redes sociais Estratégias de marketing digital Experiência de luxo no online Luxury fashion brands Social media Luxury online experience Digital marketing strategies Gestão |
title_short |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo |
title_full |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo |
title_fullStr |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo |
title_sort |
Estratégias de Marketing Digital – Setor das marcas de moda de luxo |
author |
Portela, Ana Sofia Conceição |
author_facet |
Portela, Ana Sofia Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Sandrina Francisca Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Ana Sofia Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas de moda de luxo Websites Redes sociais Estratégias de marketing digital Experiência de luxo no online Luxury fashion brands Social media Luxury online experience Digital marketing strategies Gestão |
topic |
Marcas de moda de luxo Websites Redes sociais Estratégias de marketing digital Experiência de luxo no online Luxury fashion brands Social media Luxury online experience Digital marketing strategies Gestão |
description |
Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-15T11:49:05Z 2021-01-07 2021-01-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17487 TID:202652360 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17487 |
identifier_str_mv |
TID:202652360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131460712529920 |