Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Maria Beatriz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41618
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
id RCAP_a531f273fcdf718da7a79355eb9ae1cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?Discriminação no empregoDesvalorizaçãoDesigualdade de géneroPercepçõesTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A discriminação no trabalho tem sido profusamente estudada. Sabe-se que as mulheres, bem como as profissões tradicionalmente femininas, são prejudicadas relativamente aos homens em termos salariais e de progressão na carreira. No ensino português, a maioria das educadoras de infância são mulheres e à medida que a criança cresce vai tendo mais professores do género masculino. Será que profissões relacionadas com crianças, tal como as profissões tipicamente femininas são desvalorizadas relativamente a profissões relacionadas com adultos? No Estudo 1, 75 participantes avaliaram 68 profissões relativamente à tipicidade de género e ao relacionamento com crianças. Essas avaliações foram comparadas com dados de prestígio percebido recolhidos anteriormente. Os resultados sugerem que é mais difícil obter prestígio social através de profissões relacionadas com crianças (ou tipicamente femininas) do que com profissões relacionadas com adultos. No Estudo 2, 60 participantes avaliaram 6 textos de opinião supostamente escritos por profissionais muito ou pouco relacionados com crianças. Ao contrário do previsto, não se verificaram avaliações mais negativas para os textos de profissionais relacionados com crianças. No estudo 3, 90 participantes tomaram decisões em dois cenários. No primeiro, os participantes atribuíam uma bolsa de escrita criativa, escolhendo entre um candidato que se propunha escrever para um público-alvo infantil e outro para um público geral. No segundo cenário, selecionavam 1 de 5 candidatos para um lugar de professor de apoio. Dos 2 candidatos relevantes, um tinha trabalhado previamente com crianças e o outro com jovens. Não se verificou desvalorização significativa do candidato relacionado com crianças em nenhum dos cenários. Discutem-se várias possibilidades de explicação para a inconsistência destes resultados e formas alternativas de testar a desvalorização das profissões relacionadas com crianças. Salientam-se implicações de uma eventual desvalorização para os trabalhadores e para o grupo-alvo destas profissões: as crianças.Workplace discrimination is an issue that has been thoroughly studied. Research shows that women, as well as typically female jobs, are socially devalued. In Portugal, pre-school educators are mainly women, and as the child gets older, they start to have more and more male teachers. Are children-related jobs, similarly to typically female jobs, devalued when compared to adultsrelated jobs? In Study 1, 75 participants evaluated 68 jobs regarding their gender typicality and relation with children. These ratings were then compared with previously collected prestige ratings. Results suggest that it’s harder to obtain social prestige with children-related jobs (and with typically female jobs) when compared to adults-related jobs. In Study 2, 60 participants rated 6 texts supposedly written by workers with children- versus adults-related jobs. Contrary to our prediction, texts from authors in children-related jobs, compared to adult-related jobs, did not receive worse ratings. In Study 3, 90 participants made decisions in 2 scenarios. In the first one, participants awarded a creative writing scholarship, choosing between a candidate who proposed to write for children and another who proposed to write for a general audience. In the second scenario, participants selected one of 5 candidates for a position as a learning support teacher. Of the two relevant candidates, one had previously worked with young children and the other one with older youngsters. The child-related candidate was not depreciated in either scenario. Several possible explanations for these inconsistent results will be discussed, as well as alternative ways to test the hypothesis that children-related jobs are socially devalued. Possible implications of an eventual devaluation of child-related jobs for the professionals and for the target group of these jobs, namely children, will be considered.Cardoso, Sara Loureiro,(Sara Hagá)Repositório da Universidade de LisboaGusmão, Maria Beatriz2020-02-05T11:26:31Z20192019-10-022019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41618TID:202465624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:51.221381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
title Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
spellingShingle Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
Gusmão, Maria Beatriz
Discriminação no emprego
Desvalorização
Desigualdade de género
Percepções
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
title_full Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
title_fullStr Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
title_full_unstemmed Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
title_sort Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
author Gusmão, Maria Beatriz
author_facet Gusmão, Maria Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Sara Loureiro,(Sara Hagá)
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Maria Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Discriminação no emprego
Desvalorização
Desigualdade de género
Percepções
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Discriminação no emprego
Desvalorização
Desigualdade de género
Percepções
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-02
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-05T11:26:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41618
TID:202465624
url http://hdl.handle.net/10451/41618
identifier_str_mv TID:202465624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134488353046528