Desenvolvimento do pensamento matemático através da aprendizagem baseada na resolução de problemas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/691 |
Resumo: | A resolução de problemas tem vindo a ser reconhecida, pelos diferentes documentos curriculares, como uma atividade relevante no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é um modelo de ensino inovador, que permite aos alunos adquirir conteúdos e desenvolver o seu pensamento matemático de acordo com as orientações curriculares. O objetivo principal desta investigação foi planificar a abordagem de alguns tópicos/subtópicos matemáticos, utilizando um ensino através da ABRP, selecionar e implementar os materiais necessários para tal e analisar o efeito da aplicação dos mesmos no desenvolvimento do pensamento matemático em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por uma metodologia qualitativa assente num estudo de caso e utilizamos como instrumentos de recolha de dados a observação direta, os diários de aula, questionários de opinião aplicados a alunos e a análise documental dos registos realizados pelos alunos no decorrer da investigação. O tratamento das narrativas que constam nos diários de aula e dos registos nas grelhas de observação, foi feito através da análise de conteúdo. Após a realização deste estudo consideramos que a busca da estratégia adequada para resolverem os problemas, o reconhecimento das dificuldades sentidas e o identificar de eventuais causas, o facto de terem de expor os raciocínios e serem confrontados durante a fase da discussão, tanto pela professora como pelos colegas, são experiências que contribuem para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Apesar de nem sempre conseguirem resolver os problemas propostos corretamente, a utilização da ABRP proporcionou-lhes o desenvolvimento, de forma ativa, da capacidade de resolução de problemas em contexto real e no quotidiano. Por seu lado a professora - investigadora teve a possibilidade de utilizar uma metodologia inovadora e desempenhar um papel diferente nas aulas de Matemática o que lhe exigiu uma reflexão profunda a vários níveis, o que contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. |
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A resolução de problemas tem vindo a ser reconhecida, pelos diferentes documentos curriculares, como uma atividade relevante no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é um modelo de ensino inovador, que permite aos alunos adquirir conteúdos e desenvolver o seu pensamento matemático de acordo com as orientações curriculares. O objetivo principal desta investigação foi planificar a abordagem de alguns tópicos/subtópicos matemáticos, utilizando um ensino através da ABRP, selecionar e implementar os materiais necessários para tal e analisar o efeito da aplicação dos mesmos no desenvolvimento do pensamento matemático em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Optamos por uma metodologia qualitativa assente num estudo de caso e utilizamos como instrumentos de recolha de dados a observação direta, os diários de aula, questionários de opinião aplicados a alunos e a análise documental dos registos realizados pelos alunos no decorrer da investigação. O tratamento das narrativas que constam nos diários de aula e dos registos nas grelhas de observação, foi feito através da análise de conteúdo. Após a realização deste estudo consideramos que a busca da estratégia adequada para resolverem os problemas, o reconhecimento das dificuldades sentidas e o identificar de eventuais causas, o facto de terem de expor os raciocínios e serem confrontados durante a fase da discussão, tanto pela professora como pelos colegas, são experiências que contribuem para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Apesar de nem sempre conseguirem resolver os problemas propostos corretamente, a utilização da ABRP proporcionou-lhes o desenvolvimento, de forma ativa, da capacidade de resolução de problemas em contexto real e no quotidiano. Por seu lado a professora - investigadora teve a possibilidade de utilizar uma metodologia inovadora e desempenhar um papel diferente nas aulas de Matemática o que lhe exigiu uma reflexão profunda a vários níveis, o que contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. |
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