Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: práticas de promoção de competência sociais no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Filipa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3805
Resumo: Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
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spelling Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: práticas de promoção de competência sociais no 1.º ciclo do ensino básicoCompetência social1.º ciclo do ensino básicoAprendizagemSocial skills1st cycle of basic educationLearningRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) traduz-se numa análise reflexiva do percurso realizado ao longo da prática pedagógica desenvolvida com alunos do 1.º ano do ensino básico, num estabelecimento de ensino integrado num agrupamento de escolas de um concelho da Área Metropolitana de Lisboa. O período a que se reporta compreende três momentos principais: a observação do contexto e das situações educativas; a construção do Plano de Intervenção (PI); a implementação do plano ou intervenção. A análise dos resultados da observação do contexto socioeducativo revela, de forma mais evidente, fragilidades em domínios no âmbito das Competências Sociais com implicações no ambiente da sala de aula e nas experiências educativas realizadas. A problematização desses resultados conduz à emergência de uma relação entre o desenvolvimento de Competências Sociais e a melhoria de condições promotoras de aprendizagens nas áreas curriculares disciplinares. A intervenção – pautada por aqueles pressupostos e orientada por objetivos que visavam sobretudo o desenvolvimento de competências sociais e o trabalho colaborativo – revela-se potenciadora de processos de análise reflexiva sobre a prática, baseados em técnicas de recolha de dados, nomeadamente, a análise documental e a observação estruturada e não estruturada. Os resultados obtidos reforçam a importância da integração das Competências Sociais numa abordagem transversal do currículo e o contributo de práticas pedagógicas centradas na interação, na participação e na colaboração para a resolução de conflitos e melhoria das atitudes dos alunos, com efeitos positivos no ambiente de aprendizagem.ABSTRACT This report of Supervised Teaching Practice (PES - Prática de Ensino Supervisionada) is a reflective analysis conducted over the course of pedagogical practices developed with students of the 1st grade of primary education, in a school integrated into a group of schools in a county of the Lisbon Metropolitan Area. The period to which reports comprises three key stages: the observation of context and educational situations; the making of Intervention Plan (PI – Plano de Intervenção); the Plan or Intervention implement. The observation of social and educational context reveals, more clearly, some feebleness in the Social Skills areas with consequences on the classroom environment and educational experiences. These results lead to a forthcoming relationship between the development of Social Skills and the improvement of conditions for learning in the curricular areas. The Intervention – guided by those assumptions and driven by goals that targeted mostly the development of Social Skills and collaborative work – promotes a process of careful evaluation on the practice, based on techniques of data collection, namely documental evaluation and structured and unstructured observation. The results obtained reinforce the importance of integrating Social Skills in a cross curriculum approach, and the contribution of pedagogical practices centered on interaction, participation and collaboration for conflict resolution and improvement of students’ attitudes, with positive purposes on the learning environment.Pires, CarlosRCIPLPereira, Ana Filipa da Silva2014-09-16T09:01:37Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3805TID:201356929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:21.843392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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