Fertilidade humana e seu controlo : um estudo com manuais escolares e alunos do 3.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Georgina Mendes Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7517
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação, Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências
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spelling Fertilidade humana e seu controlo : um estudo com manuais escolares e alunos do 3.º ciclo do ensino básico501:372.85372.85:50137.031:392.6392.6:37.031Dissertação de Mestrado em Educação, Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das CiênciasNo âmbito da Educação em Ciências, diversos estudos têm revelado que as crianças mantêm, acerca da “Fertilidade Humana e seu Controlo”, algumas concepções alternativas que são extremamente persistentes ao longo de vários níveis de escolaridade. Tendo presente a importância destas concepções para o exercício de uma cidadania responsável, na educação para a saúde e para uma sexualidade consciente, incluindo a prevenção de riscos como a gravidez na adolescência e as infecções sexualmente transmissíveis (nomeadamente a SIDA), consideramos ser um dever da escola, detectar as ideias (e práticas) dos alunos sobre “Fertilidade Humana e o seu Controlo” e ajudar na construção de ideias cientificamente correctas, sobre estas e outras temáticas. Contudo, as ideias dos alunos portugueses no final do Ensino Básico sobre este tópico ainda não são bem conhecidas. Com este estudo, pretendeu-se diagnosticar as referidas ideias dos alunos, identificar as fontes de informação a que mais recorrem no âmbito deste tema e averiguar a eventual relação entre as concepções que perfilham, o género, o nível sócio-cultural familiar (habilitações dos pais) e o meio em que vivem (urbano ou rural). Por outro lado, pretendeu-se analisar a abordagem deste tema nos manuais de Ciências Naturais do 3ºCiclo do Ensino Básico (9ºAno) de modo a inferir em que medida estes materiais podem pôr em causa as concepções alternativas reveladas pelos alunos ou, pelo contrário, contribuem para a persistência das mesmas. Para tal, aplicou-se um questionário anónimo, constituído por situações problema que implicavam tomadas de decisão fundamentadas num estudo que se centrou no distrito do Porto e envolveu quatro turmas de escolas de meios urbanos e outras quatro de escolas de meios rurais e analisou-se o tema “Fertilidade Humana e seu Controlo” nas últimas edições dos sete manuais escolares de Ciências Naturais do 9º Ano de escolaridade disponíveis para o ano lectivo de 2006/2007. Foram encontradas algumas diferenças entre géneros, meio rural e urbano, e para as habilitações parentais quer na selecção de fontes de informação sobre sexualidade quer nos conhecimentos dos alunos. Os resultados sugerem que as fontes de informação a que os alunos mais recorrem são os pares, a Internet e a formação na escola e as menos utilizadas são o diálogo com o pai, as consultas de planeamento familiar e os livros. Apesar disso, os alunos revelaram bons conhecimentos sobre a prevenção de ISTs. Contudo, foram detectadas, lacunas importantes na compreensão da ovulação, na distinção entre período fértil e período menstrual, na localização dos referidos fenómenos no ciclo menstrual, bem como, na distinção entre contracepção regular e de emergência. A análise dos manuais revela que as abordagens destes conteúdos apresentam claras insuficiências para formar os cidadãos nesta matéria.In Science Education, several studies have revealed that students have about “Human Fertility and its control” some misconceptions that are extremely persistent along the diverse levels of learning. Having present the importance of this conceptions for the exercise of a responsible citizenship, for wealth, and for a conscientious sexuality (in the prevention of risks like adolescent pregnancy and diseases like AIDS), we thick that the School has the duty of detect the students’ ideas (and practices), about “Human Fertility and its control” and help in the construction of scientific conceptions about this and others matters. However, the ideas of Portuguese students of the 9th grade about this topic are not well studied. With this study, we tried to diagnose the ideas of the students of the 9th grade about “Human Fertility and its control” and we identified the sources of information more utilized for the students about this matter. On the other hand we investigated the eventual relation between the students conceptions, the gender, the familiar social and cultural level (parents qualifications), the living context (urban or rural) and the sources of information chosen. Additionally we tried to analyze the approach about this theme of the science textbooks of the 9th grade to know if these materials can challenge the student’s conceptions or if they reinforce them. With that purpose, we applied a anonymous quest, with problem situations that demand decisions and justifications. The study took place in Oporto district and involved four classes from urban schools and other four from rural ones. We also analyzed the “Human Fertility and its control” in the more recent editions of the science textbooks for the 9th grade available for 2006/2007. Some differences were found between genders, rural and urban contexts, and for the parental qualifications both in the selection of information sources about sexuality and in the knowledge of the students. The findings suggest that the main sources of information used by the students were the peers, the Internet and the school and the sources less used were the talking with their fathers, the familiar planning consults and the books. Nevertheless, students revealed good knowledge about the prevention sexually transmitted infections but, they revealed important fragilities about the comprehension of ovulation, in the distinction between fertile period and menstrual period, in the localization of ovulation and of fertile period in feminine sexual cycle, as well as, in the distinction of regular contraception and emergency contraception. The analysis of the textbooks revealed that the approaches of these contents have clear insufficiencies to form the citizens about this matter.Precioso, JoséUniversidade do MinhoOsório, Georgina Mendes Rodrigues2007-07-282007-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7517porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:38.124456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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