Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier, Madalena, Neto, Angelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13874
Resumo: No contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
id RCAP_a568f12f8483ad1708243fb86f65d8a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográficaIntérpreteDança contemporâneaCriação coreográficaEducação artísticaDancerContemporary danceChoreographyArtistic educationNo contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.ABSTRACT - In the context of contemporary choreography, the dancer emerges as a central figure, not only to think about the materialization of the choreographic work, but also to shape the creative process. Increasingly, it is required the active participation of the dancer, with his uniqueness, in the thinking of the choreographic work. This perspective allows us to reflect on the student’s training in his teaching-learning process in the context of artistic education in dance. In this way, experimentation, singularity, and heterogeneity are basic concepts to think about the paradigm in the contemporary dancer’s education. This article intends to reflect, based on the characteristics of the dancer, through the dialogue of the literature review with the perspectives of some Portuguese choreographers, to project this into an educational dimension.Revista Portuguesa de Educação ArtísticaRCIPLFernandes, JoãoXavier, MadalenaNeto, Angelo2021-10-12T15:35:05Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13874porFernandes, J., Xavier, M., & Neto, A. (2020). Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica. Revista Portuguesa de Educação Artística RPEA. 10 (2), 25-38. https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.157https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.157info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:45.073703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
title Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
spellingShingle Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
Fernandes, João
Intérprete
Dança contemporânea
Criação coreográfica
Educação artística
Dancer
Contemporary dance
Choreography
Artistic education
title_short Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
title_full Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
title_fullStr Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
title_full_unstemmed Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
title_sort Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica
author Fernandes, João
author_facet Fernandes, João
Xavier, Madalena
Neto, Angelo
author_role author
author2 Xavier, Madalena
Neto, Angelo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, João
Xavier, Madalena
Neto, Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Intérprete
Dança contemporânea
Criação coreográfica
Educação artística
Dancer
Contemporary dance
Choreography
Artistic education
topic Intérprete
Dança contemporânea
Criação coreográfica
Educação artística
Dancer
Contemporary dance
Choreography
Artistic education
description No contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-12T15:35:05Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13874
url http://hdl.handle.net/10400.21/13874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, J., Xavier, M., & Neto, A. (2020). Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográfica. Revista Portuguesa de Educação Artística RPEA. 10 (2), 25-38. https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.157
https://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação Artística
publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação Artística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133488999301120