Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos, Ana Mafalda Lucas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31545
Resumo: A realização deste relatório surge integrada no Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde-Porto da Universidade Católica Portuguesa, após o estágio no Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente num hospital da zona norte de Portugal. Este pretende traduzir o desenvolvimento, a aquisição e a integração de conhecimentos para a prestação de cuidados especializados na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica à pessoa adulta e idosa com doença grave ou em estado crítico. Encontra-se estruturado tendo em conta os quatro Domínios de Competências Comuns s do Enfermeiro Especialistas. O método utilizado foi o descritivo tendo sempre em conta uma análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas tendo como base a fundamentação científica. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal a integração de conhecimentos conduziu a uma reflexão sobre as implicações e responsabilidades profissionais, éticas e sociais. Durante o estágio a preocupação com os direitos da pessoa em situação crítica e família foi uma constante. A família do doente representou um dos focos de atenção na prestação de cuidados. Em que o cuidado teve em consideração o inventário das necessidades da família na unidade de cuidados intensivos. No que concerne à comunicação das más notícias ao doente e família, obteve-se em ambos os contextos, oportunidades únicas de aprendizagem e reflexão. Ao longo do estágio procurou-se maximizar a intervenção na prevenção e controlo de infeção, reconhecendo situações problema e sugerindo melhorias. Neste domínio salientas e ainda a realização da formação acerca da monitorização eletrocardiográfica, que além de colmatar a necessidade formativa da equipa dos cuidados intensivos também permitiu colaborar na integração de colegas no serviço. No contexto do serviço de urgência, foram elaboradas 2 instruções de trabalho relativas a “Ventilador de Transporte” e “Desfibrilador/Monitor Heartstart XL” e o procedimento “Intubação Endotraqueal”. Através da identificação positiva do doente, colocação de rótulo com todos os elementos necessários na medicação preparada, confirmação de dados de segurança antes da preparação e administração de fármacos e a sugestão de um acondicionamento de medicamentos tendo em conta o nome ortográfico, fonético e aspeto semelhantes criou-se e manteve-se um ambiente terapêutico e seguro. Relativamente à gestão de cuidados, foi realizado o estudo de caso em contexto de urgência, constituindo uma ferramenta facilitadora para a identificação dos problemas através do diagnóstico, planeamento e implementação de intervenções adequadas. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, aprofundou-se competências já desenvolvidas o que proporcionou uma visão critico-reflexiva mais aprimorada, por exemplo, sobre o conhecimento científico existente para a correta manutenção, através do sistema de flush, dos cateteres arterial e venoso central. Em contexto de cuidados intensivos direcionei a pesquisa para a área do doente neurocrítico e suas especificidades. O estágio foi um grande contributo para o meu percurso profissional, possibilitoume experiências que contribuíram para a aquisição de novas competências, permitindo melhorar a minha prestação e atuar como enfermeira especialista.
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O método utilizado foi o descritivo tendo sempre em conta uma análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas tendo como base a fundamentação científica. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal a integração de conhecimentos conduziu a uma reflexão sobre as implicações e responsabilidades profissionais, éticas e sociais. Durante o estágio a preocupação com os direitos da pessoa em situação crítica e família foi uma constante. A família do doente representou um dos focos de atenção na prestação de cuidados. Em que o cuidado teve em consideração o inventário das necessidades da família na unidade de cuidados intensivos. No que concerne à comunicação das más notícias ao doente e família, obteve-se em ambos os contextos, oportunidades únicas de aprendizagem e reflexão. Ao longo do estágio procurou-se maximizar a intervenção na prevenção e controlo de infeção, reconhecendo situações problema e sugerindo melhorias. Neste domínio salientas e ainda a realização da formação acerca da monitorização eletrocardiográfica, que além de colmatar a necessidade formativa da equipa dos cuidados intensivos também permitiu colaborar na integração de colegas no serviço. No contexto do serviço de urgência, foram elaboradas 2 instruções de trabalho relativas a “Ventilador de Transporte” e “Desfibrilador/Monitor Heartstart XL” e o procedimento “Intubação Endotraqueal”. Através da identificação positiva do doente, colocação de rótulo com todos os elementos necessários na medicação preparada, confirmação de dados de segurança antes da preparação e administração de fármacos e a sugestão de um acondicionamento de medicamentos tendo em conta o nome ortográfico, fonético e aspeto semelhantes criou-se e manteve-se um ambiente terapêutico e seguro. Relativamente à gestão de cuidados, foi realizado o estudo de caso em contexto de urgência, constituindo uma ferramenta facilitadora para a identificação dos problemas através do diagnóstico, planeamento e implementação de intervenções adequadas. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, aprofundou-se competências já desenvolvidas o que proporcionou uma visão critico-reflexiva mais aprimorada, por exemplo, sobre o conhecimento científico existente para a correta manutenção, através do sistema de flush, dos cateteres arterial e venoso central. Em contexto de cuidados intensivos direcionei a pesquisa para a área do doente neurocrítico e suas especificidades. O estágio foi um grande contributo para o meu percurso profissional, possibilitoume experiências que contribuíram para a aquisição de novas competências, permitindo melhorar a minha prestação e atuar como enfermeira especialista.This report was created within the scope of the curricular unit of the Master's Degree in Nursing, integrated in the Master's Degree in Nursing, with Specialization in Medical- Surgical Nursing, of the Universidade Católica Portuguesa, after completing the internship in the emergency service and the Unit of Intensive Care in one hospital of the northern zone of Portugal. It translates the development, acquisition and integration of knowledge for the provision of specialized care in the area of Medical-Surgical Nursing to the adult and elderly person with severe or critical illness, chronic with incapacitating and palliative disease. It is structured considering the four Competency Domains Common to Specialist Nurses. Was used the descriptive method, always considering a critical and reflective analysis of the activities developed based on the scientific basis. In the field of professional, ethical and legal responsibility the integration of knowledge led to a reflection on professional, ethical and social implications and responsibilities. During the internship the concern for the rights of the person in critical situation and family was a constant. The patient's family was one of the focus of care. In which care took into consideration the inventory of family needs in the intensive care unit. With regard to the communication of bad news to the patient and the family, there was a unique opportunity for learning and reflection in both contexts. Throughout the training, the aim was to maximize intervention in the prevention and control of infection, recognizing problem situations and suggesting improvements. In this area it is also worth noting the training on electrocardiographic monitoring which, in addition to meeting the training needs of the intensive care team, also helped to integrate colleagues into the service. In the context of the emergency department, 2 working instructions for "Ventilador de Transporte" and "Desfibrilador/Monitor Heartstart XL" and the "Intubação Endotraqueal" procedure have been prepared. Through positive identification of the patient, placement of label with all the necessary elements in the prepared medication, confirmation of safety data prior to drug preparation and administration and the suggestion of packaging of medicinal products taking into account the spelling, phonetic and similar names a safe and therapeutic environment was created and maintained. Regarding the management of care, a case study was conducted in the emergency department, providing a facilitating tool for the identification of problems through the diagnosis, planning and implementation of appropriate interventions. In the field of the development of professional learning, deepened skills already developed which provided a more incisive critical-reflexive vision, for example, on the existing scientific knowledge for the correct maintenance, through the flush system, of the arterial and central venous catheters. In the context of intensive care I directed research into the area of the neurocritical patient and their specificities. The internship was a great contribution to my career, allowed me experiences that contributed to the acquisition of new skills, allowing me to improve my performance and act as a nurse specialist.Oliveira, IreneVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarcos, Ana Mafalda Lucas2021-01-05T09:24:12Z2019-11-1920192019-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31545TID:202461939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:21.961189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description A realização deste relatório surge integrada no Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde-Porto da Universidade Católica Portuguesa, após o estágio no Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente num hospital da zona norte de Portugal. Este pretende traduzir o desenvolvimento, a aquisição e a integração de conhecimentos para a prestação de cuidados especializados na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica à pessoa adulta e idosa com doença grave ou em estado crítico. Encontra-se estruturado tendo em conta os quatro Domínios de Competências Comuns s do Enfermeiro Especialistas. O método utilizado foi o descritivo tendo sempre em conta uma análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas tendo como base a fundamentação científica. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal a integração de conhecimentos conduziu a uma reflexão sobre as implicações e responsabilidades profissionais, éticas e sociais. Durante o estágio a preocupação com os direitos da pessoa em situação crítica e família foi uma constante. A família do doente representou um dos focos de atenção na prestação de cuidados. Em que o cuidado teve em consideração o inventário das necessidades da família na unidade de cuidados intensivos. No que concerne à comunicação das más notícias ao doente e família, obteve-se em ambos os contextos, oportunidades únicas de aprendizagem e reflexão. Ao longo do estágio procurou-se maximizar a intervenção na prevenção e controlo de infeção, reconhecendo situações problema e sugerindo melhorias. Neste domínio salientas e ainda a realização da formação acerca da monitorização eletrocardiográfica, que além de colmatar a necessidade formativa da equipa dos cuidados intensivos também permitiu colaborar na integração de colegas no serviço. No contexto do serviço de urgência, foram elaboradas 2 instruções de trabalho relativas a “Ventilador de Transporte” e “Desfibrilador/Monitor Heartstart XL” e o procedimento “Intubação Endotraqueal”. Através da identificação positiva do doente, colocação de rótulo com todos os elementos necessários na medicação preparada, confirmação de dados de segurança antes da preparação e administração de fármacos e a sugestão de um acondicionamento de medicamentos tendo em conta o nome ortográfico, fonético e aspeto semelhantes criou-se e manteve-se um ambiente terapêutico e seguro. Relativamente à gestão de cuidados, foi realizado o estudo de caso em contexto de urgência, constituindo uma ferramenta facilitadora para a identificação dos problemas através do diagnóstico, planeamento e implementação de intervenções adequadas. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, aprofundou-se competências já desenvolvidas o que proporcionou uma visão critico-reflexiva mais aprimorada, por exemplo, sobre o conhecimento científico existente para a correta manutenção, através do sistema de flush, dos cateteres arterial e venoso central. Em contexto de cuidados intensivos direcionei a pesquisa para a área do doente neurocrítico e suas especificidades. O estágio foi um grande contributo para o meu percurso profissional, possibilitoume experiências que contribuíram para a aquisição de novas competências, permitindo melhorar a minha prestação e atuar como enfermeira especialista.
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