O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cecília Alexandra Félix
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1136
Resumo: Os estudos realizados no âmbito da leitura têm-se multiplicado de um modo muito significativo, nos últimos tempos. O interesse por esta competência tem a ver com o facto de a leitura avocar um papel fundamental na aprendizagem e no sucesso educativo. A leitura é considerada como um utensílio indispensável que possibilita aos leitores aderir a um conjunto de experiências e saberes. O insucesso na aquisição da leitura influencia, por vezes, a aprendizagem noutros campos disciplinares e desinteresse escolar. Como o domínio desta competência emerge desde logo nos primeiros anos escolares, é necessária a aplicação correcta de actividades neste campo e um treino sistemático.
id RCAP_a57211d8a80ba2b1124421ac5f7d30cc
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégiasAPRENDIZAGEM DA LEITURAESTRATÉGIAS DE ENSINOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOLEARNING TO READTEACHING STRATEGIESINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESEDUCATIONOs estudos realizados no âmbito da leitura têm-se multiplicado de um modo muito significativo, nos últimos tempos. O interesse por esta competência tem a ver com o facto de a leitura avocar um papel fundamental na aprendizagem e no sucesso educativo. A leitura é considerada como um utensílio indispensável que possibilita aos leitores aderir a um conjunto de experiências e saberes. O insucesso na aquisição da leitura influencia, por vezes, a aprendizagem noutros campos disciplinares e desinteresse escolar. Como o domínio desta competência emerge desde logo nos primeiros anos escolares, é necessária a aplicação correcta de actividades neste campo e um treino sistemático.Studies on the reading process have multiplied in a very significant way in recent times. The interest on this skill has to do with the fact that reading plays a key role in the learning process and in the educational success. Reading is considered to be an indispensable tool that enables readers to join a set of experiences and know ledges. Sometimes failure in reading acquisition influences the learning process in other subjects and leads to a situation of no interest at school. As this competence is supposed to emerge in the first school years, it is necessary the correct implementation of activities in this field and a systematic training. Thus, and because of its relevance, this study aimed to certify the contribution of phonological processing in reading and understand which of the two forms of education (one conventional - exercises with pencil and paper and the other nonconventional - exercises with the computer) was responsible for the best school results, with children with problems in the reading learning process. It is a fact that new technologies have the power to changing the educational reality; however they shouldn’t be faced as the only changing way, as this would be a reductive and simplistic perspective. So exercises with a pencil and on paper used to do the comparison in our empirical study, of the two forms of education - conventional and non-conventional. The empirical work has happened for five months in two 1st cycle schools. Data collection was done through the analysis of evidence from pre-test and post test, a an observation grid, where short comments from students were registered, as well as from involved teachers and parents, and also through the analysis of the survey grid on students motivation. For data treatment and analysis, SPSS software was used. The results show that students with learning difficulties benefited from two strategic situations, once gains in the intervention groups were higher than the ones in the control group. Thus, one can conclude that the implementation of activities to develop phonological processing and the principle of alphabetical domain were essential for the above referred gains.2011-05-10T20:01:59Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1136porLopes, Cecília Alexandra Félixinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:54.507402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias
title O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias
spellingShingle O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias
Lopes, Cecília Alexandra Félix
APRENDIZAGEM DA LEITURA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEARNING TO READ
TEACHING STRATEGIES
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
EDUCATION
title_short O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias
title_full O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias
title_fullStr O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias
title_full_unstemmed O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias
title_sort O papel do computador no ensino da leitura : um estudo comparativo entre duas estratégias
author Lopes, Cecília Alexandra Félix
author_facet Lopes, Cecília Alexandra Félix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Cecília Alexandra Félix
dc.subject.por.fl_str_mv APRENDIZAGEM DA LEITURA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEARNING TO READ
TEACHING STRATEGIES
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
EDUCATION
topic APRENDIZAGEM DA LEITURA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEARNING TO READ
TEACHING STRATEGIES
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
EDUCATION
description Os estudos realizados no âmbito da leitura têm-se multiplicado de um modo muito significativo, nos últimos tempos. O interesse por esta competência tem a ver com o facto de a leitura avocar um papel fundamental na aprendizagem e no sucesso educativo. A leitura é considerada como um utensílio indispensável que possibilita aos leitores aderir a um conjunto de experiências e saberes. O insucesso na aquisição da leitura influencia, por vezes, a aprendizagem noutros campos disciplinares e desinteresse escolar. Como o domínio desta competência emerge desde logo nos primeiros anos escolares, é necessária a aplicação correcta de actividades neste campo e um treino sistemático.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-05-10T20:01:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1136
url http://hdl.handle.net/10437/1136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131216567336960