A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, André da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22016
Resumo: A performance organizacional é ambicionada pela generalidade do mundo empresarial e a combinação de fatores internos organizacionais com foco na eficácia, eficiência e melhoria contínua mediante uma determinada realidade é uma fórmula difícil de conceber. O objetivo desta dissertação é compreender três dimensões inerentes ao ambiente interno, a cultura organizacional, as características de liderança e o marketing interno e perceber a influência destas na performance organizacional. Para o efeito, efetuou-se um inquérito, distribuído online com um processo de amostragem por conveniência. Considerando o modelo conceptual de investigação e as devidas hipóteses, efetuou-se uma regressão linear múltipla e a validação dos vários pressupostos. Dos diversos fatores em estudo pertencentes as três dimensões em análise, esta investigação revela que a visão do marketing interno é aquilo que mais influencia a performance organizacional. Aliado a este fator, o estilo de liderança transacional é aquele que mediante os valores apresentados se supõem que seja possível de ser combinado e que influência positivamente a performance da organização.
id RCAP_a581ed162c5978e813f7b658ef930188
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacionalMarketingPerformance organizacionalCultura organizacionalLiderançaCaracterísticas de liderançaMarketing internoAmbiente organizacionalA performance organizacional é ambicionada pela generalidade do mundo empresarial e a combinação de fatores internos organizacionais com foco na eficácia, eficiência e melhoria contínua mediante uma determinada realidade é uma fórmula difícil de conceber. O objetivo desta dissertação é compreender três dimensões inerentes ao ambiente interno, a cultura organizacional, as características de liderança e o marketing interno e perceber a influência destas na performance organizacional. Para o efeito, efetuou-se um inquérito, distribuído online com um processo de amostragem por conveniência. Considerando o modelo conceptual de investigação e as devidas hipóteses, efetuou-se uma regressão linear múltipla e a validação dos vários pressupostos. Dos diversos fatores em estudo pertencentes as três dimensões em análise, esta investigação revela que a visão do marketing interno é aquilo que mais influencia a performance organizacional. Aliado a este fator, o estilo de liderança transacional é aquele que mediante os valores apresentados se supõem que seja possível de ser combinado e que influência positivamente a performance da organização.Organizational performance is favored by the generality of the business world, and the combination of internal organizational factors focused on effectiveness, efficiency and continuous improvement through a given reality is a difficult formula to conceive. The objective of this dissertation is to understand three dimensions inherent to the internal environment, organizational culture, leadership characteristics and internal marketing and to perceive their influence on organizational performance. For this purpose, a survey was carried out, distributed online with a sampling process for convenience. Considering the conceptual research model and the appropriate hypotheses, a multiple linear regression and the validation of the various assumptions were carried out. Of the several factors under study belonging to the three dimensions under analysis, this investigation reveals that the vision of internal marketing is what most influences organizational performance. Allied to this factor, the transactional leadership style is one that, through the presented values, is assumed to be possible to be combined and that positively influences the performance of the organization.Casaca, JoaquimRepositório ComumSoares, André da Silva2018-03-21T11:19:29Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22016201883392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:18.033592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional
title A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional
spellingShingle A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional
Soares, André da Silva
Marketing
Performance organizacional
Cultura organizacional
Liderança
Características de liderança
Marketing interno
Ambiente organizacional
title_short A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional
title_full A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional
title_fullStr A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional
title_full_unstemmed A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional
title_sort A influência da cultura organizacional, das características de liderança e do marketing interno na performance organizacional
author Soares, André da Silva
author_facet Soares, André da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casaca, Joaquim
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Performance organizacional
Cultura organizacional
Liderança
Características de liderança
Marketing interno
Ambiente organizacional
topic Marketing
Performance organizacional
Cultura organizacional
Liderança
Características de liderança
Marketing interno
Ambiente organizacional
description A performance organizacional é ambicionada pela generalidade do mundo empresarial e a combinação de fatores internos organizacionais com foco na eficácia, eficiência e melhoria contínua mediante uma determinada realidade é uma fórmula difícil de conceber. O objetivo desta dissertação é compreender três dimensões inerentes ao ambiente interno, a cultura organizacional, as características de liderança e o marketing interno e perceber a influência destas na performance organizacional. Para o efeito, efetuou-se um inquérito, distribuído online com um processo de amostragem por conveniência. Considerando o modelo conceptual de investigação e as devidas hipóteses, efetuou-se uma regressão linear múltipla e a validação dos vários pressupostos. Dos diversos fatores em estudo pertencentes as três dimensões em análise, esta investigação revela que a visão do marketing interno é aquilo que mais influencia a performance organizacional. Aliado a este fator, o estilo de liderança transacional é aquele que mediante os valores apresentados se supõem que seja possível de ser combinado e que influência positivamente a performance da organização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-21T11:19:29Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/22016
201883392
url http://hdl.handle.net/10400.26/22016
identifier_str_mv 201883392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130000574644224