Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4917
Resumo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar e comparar a consciência fonológica de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico com e sem perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Foram avaliadas 24 crianças, 15 das quais com desenvolvimento linguístico típico e 9 com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Para avaliar as competências de consciência fonológica foi utilizada a Prova de Avaliação de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (Valido et al. 2011). Foi aplicada apenas a primeira parte da prova referente à consciência fonológica, que contempla provas de rimas (evocação e identificação), consciência silábica (identificação, evocação e manipulação) e consciência fonémica (identificação, evocação, manipulação, relação grafema-fonema e soletração). Utilizou-se, ainda, um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas nas tarefas de rima, consciência silábica e consciência fonémica, em função da PAE com défice na leitura, em todos os casos favoráveis às crianças sem PAE com défice na leitura. Concluiu-se, que as crianças com pertubação da aprendizagem especifica com défice na leitura apresentam desempenhos inferiores quando comparadas com os seus pares. Assim, as competências de consciência fonológica devem ser estimuladas e trabalhadas precocemente, de forma a evitar problemas ao nível da leitura. A consciência fonológica é desta forma um pré-requisito para a aprendizagem da linguagem escrita.
id RCAP_a5ad34e998a384884ba1c6b9135ac38b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leituraconsciência fonológicaperturbação da aprendizagem específica com défice na leituradislexiaavaliaçãophonological awerencessspecific learnig disorder in readingdyslexiaevaluationO presente estudo tem como objetivo caracterizar e comparar a consciência fonológica de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico com e sem perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Foram avaliadas 24 crianças, 15 das quais com desenvolvimento linguístico típico e 9 com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Para avaliar as competências de consciência fonológica foi utilizada a Prova de Avaliação de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (Valido et al. 2011). Foi aplicada apenas a primeira parte da prova referente à consciência fonológica, que contempla provas de rimas (evocação e identificação), consciência silábica (identificação, evocação e manipulação) e consciência fonémica (identificação, evocação, manipulação, relação grafema-fonema e soletração). Utilizou-se, ainda, um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas nas tarefas de rima, consciência silábica e consciência fonémica, em função da PAE com défice na leitura, em todos os casos favoráveis às crianças sem PAE com défice na leitura. Concluiu-se, que as crianças com pertubação da aprendizagem especifica com défice na leitura apresentam desempenhos inferiores quando comparadas com os seus pares. Assim, as competências de consciência fonológica devem ser estimuladas e trabalhadas precocemente, de forma a evitar problemas ao nível da leitura. A consciência fonológica é desta forma um pré-requisito para a aprendizagem da linguagem escrita.The present study aims to characterize and compare the phonological awareness of children from primary education with and without specific learning disorder in reading. Twenty-four children were evaluated, 15 of them with typical linguistic development and 9 with specific reading disorder in reading. To evaluate the phonological awareness skills, “Prova de Avaliação de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita” were used (Valido et al. 2011). Only the first part of the test concerning phonological awareness was applied, which includes proofs of rhymes (evocation and identification), syllabic awareness (identification, evocation and manipulation) and phonemic awareness (identification, evocation, manipulation, grapheme-phoneme relationship and spelling). A questionnaire was also used to obtain information on sociodemographic characteristics, development and school support. Statistically significant differences were observed in the tasks of rhyme, syllabic awareness and phonemic awareness according to the SLP in reading, in all cases favorable to children without SLP in reading. It was concluded that children with specific learning impairment in reading present inferior performances when compared with their pairs. Thus, phonological awareness skills should be stimulated and worked early to avoid problems in reading. Phonological awareness is thus a prerequisite for the learning of written language.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMartins, EmíliaFernandes, RosinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRibeiro, Tatiana Vanessa Almeida2018-05-07T10:20:02Z2018-02-082018-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4917TID:201911248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:44Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:26.221621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
spellingShingle Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida
consciência fonológica
perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
dislexia
avaliação
phonological awerencess
specific learnig disorder in reading
dyslexia
evaluation
title_short Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title_full Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title_fullStr Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title_full_unstemmed Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title_sort Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
author Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida
author_facet Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Emília
Fernandes, Rosina
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv consciência fonológica
perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
dislexia
avaliação
phonological awerencess
specific learnig disorder in reading
dyslexia
evaluation
topic consciência fonológica
perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
dislexia
avaliação
phonological awerencess
specific learnig disorder in reading
dyslexia
evaluation
description O presente estudo tem como objetivo caracterizar e comparar a consciência fonológica de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico com e sem perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Foram avaliadas 24 crianças, 15 das quais com desenvolvimento linguístico típico e 9 com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Para avaliar as competências de consciência fonológica foi utilizada a Prova de Avaliação de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (Valido et al. 2011). Foi aplicada apenas a primeira parte da prova referente à consciência fonológica, que contempla provas de rimas (evocação e identificação), consciência silábica (identificação, evocação e manipulação) e consciência fonémica (identificação, evocação, manipulação, relação grafema-fonema e soletração). Utilizou-se, ainda, um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas nas tarefas de rima, consciência silábica e consciência fonémica, em função da PAE com défice na leitura, em todos os casos favoráveis às crianças sem PAE com défice na leitura. Concluiu-se, que as crianças com pertubação da aprendizagem especifica com défice na leitura apresentam desempenhos inferiores quando comparadas com os seus pares. Assim, as competências de consciência fonológica devem ser estimuladas e trabalhadas precocemente, de forma a evitar problemas ao nível da leitura. A consciência fonológica é desta forma um pré-requisito para a aprendizagem da linguagem escrita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-07T10:20:02Z
2018-02-08
2018-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4917
TID:201911248
url http://hdl.handle.net/10400.19/4917
identifier_str_mv TID:201911248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130904193400832