Marketing digital na indústria farmacêutica: o impacto do e-detailing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/9963 |
Resumo: | Atualmente vemos a sociedade e as empresas cada vez mais a olhar para o mundo digital, e torna-se impossível pensar em viver num Mundo sem ferramentas digitais. O mundo digital alterou a forma como interagimos e comunicamos, e as empresas também vem esta era como alternativas de maximizar as sua campanhas de marketing e promoção dos seus produtos. A Industria farmacêutica (IF), tem também estado atenta a estas mudanças comportamentais e tenta ajustar-se para rentabilizar a interação que vem tendo ao longo dos anos com os profissionais de saúde. Nesta interação os Delegados de Informação Médica (DIM) têm um aspecto relevante e representam um dos grandes investimentos pela parte da Industria Farmacêutica. A forma de comunicação efectuada pelos DIM também tem evoluído e nos últimos anos o e-detailing tem vindo a destacar-se como um canal de informação junto dos médicos. O objectivo deste trabalho, é perceber a evolução que tem existido ao longo dos anos no Marketing e identificar o impacto que o e-detailing tem junto do médicos. Foi efectuado uma revisão de literatura específica, sobre Marketing, Industria Farmacêutica e edetailing. Para tentar perceber melhor o problema foi efectuado um questionário que pretendeu responder qual o impacto do e-detailing na comunicação dos DIM e formas de aumentar a produtividade na interação DIM/IF e médicos. Os dados recolhidos do questionário foram analisados com estatística descritiva. A conclusão deste trabalho demonstrou a importância dos DIM junto da classe médica na amostra em estudo e também reforçou o impacto e a relevância no e-detailing como canal de promoção e interação. |
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Marketing digital na indústria farmacêutica: o impacto do e-detailingDIMMarketing digitalIndústria farmacêuticae-detailingSales representativesDigital marketingPharmaceutical industryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente vemos a sociedade e as empresas cada vez mais a olhar para o mundo digital, e torna-se impossível pensar em viver num Mundo sem ferramentas digitais. O mundo digital alterou a forma como interagimos e comunicamos, e as empresas também vem esta era como alternativas de maximizar as sua campanhas de marketing e promoção dos seus produtos. A Industria farmacêutica (IF), tem também estado atenta a estas mudanças comportamentais e tenta ajustar-se para rentabilizar a interação que vem tendo ao longo dos anos com os profissionais de saúde. Nesta interação os Delegados de Informação Médica (DIM) têm um aspecto relevante e representam um dos grandes investimentos pela parte da Industria Farmacêutica. A forma de comunicação efectuada pelos DIM também tem evoluído e nos últimos anos o e-detailing tem vindo a destacar-se como um canal de informação junto dos médicos. O objectivo deste trabalho, é perceber a evolução que tem existido ao longo dos anos no Marketing e identificar o impacto que o e-detailing tem junto do médicos. Foi efectuado uma revisão de literatura específica, sobre Marketing, Industria Farmacêutica e edetailing. Para tentar perceber melhor o problema foi efectuado um questionário que pretendeu responder qual o impacto do e-detailing na comunicação dos DIM e formas de aumentar a produtividade na interação DIM/IF e médicos. Os dados recolhidos do questionário foram analisados com estatística descritiva. A conclusão deste trabalho demonstrou a importância dos DIM junto da classe médica na amostra em estudo e também reforçou o impacto e a relevância no e-detailing como canal de promoção e interação.Today we see society and companies increasingly looking at the digital world, and it is impossible thinking in a world without digital tools. The digital world has changed the way we interact and communicate, and companies also see this era, and try to find alternatives to maximize their marketing campaigns and promote their products. The pharmaceutical industry has also paid attention to these behavioural changes, and its adjusting to maximize the interaction it has been having over the years with health professionals. In this interaction, the sales representatives, have a relevant aspect and represent one of the major investments by the Pharmaceutical Industry. The way sales representatives interact with health professionals ,has also evolved and in recent years e-detailing has been standing out as an information channel for physicians. The objective of this paper , is to understand the evolution over the years in Marketing and to identify the impact that e-detailing has on physicians. Specific literature review was carried out on Marketing, Pharmaceutical Industry and e-detailing. To better check the problem, a questionnaire was develop that aimed to answer the impact of e-detailing on the communication of sales representatives and ways to increase productivity in the interaction between sales representatives / pharmaceutical industry and physicians. The data collected from the questionnaire were analysed with descriptive statistics. The conclusion of this master's thesis, shows the importance of sales representatives among the physicians in the sample under study , and also reinforced the impact of e-detailing as a channel for promotion and interaction.Cardoso, AntónioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSequeira, Pedro Miguel Andrade2021-06-16T10:23:44Z2021-03-162021-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9963TID:202984761pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:03:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:44.561505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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