Marketing digital na indústria farmacêutica: o impacto do e-detailing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Pedro Miguel Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9963
Resumo: Atualmente vemos a sociedade e as empresas cada vez mais a olhar para o mundo digital, e torna-se impossível pensar em viver num Mundo sem ferramentas digitais. O mundo digital alterou a forma como interagimos e comunicamos, e as empresas também vem esta era como alternativas de maximizar as sua campanhas de marketing e promoção dos seus produtos. A Industria farmacêutica (IF), tem também estado atenta a estas mudanças comportamentais e tenta ajustar-se para rentabilizar a interação que vem tendo ao longo dos anos com os profissionais de saúde. Nesta interação os Delegados de Informação Médica (DIM) têm um aspecto relevante e representam um dos grandes investimentos pela parte da Industria Farmacêutica. A forma de comunicação efectuada pelos DIM também tem evoluído e nos últimos anos o e-detailing tem vindo a destacar-se como um canal de informação junto dos médicos. O objectivo deste trabalho, é perceber a evolução que tem existido ao longo dos anos no Marketing e identificar o impacto que o e-detailing tem junto do médicos. Foi efectuado uma revisão de literatura específica, sobre Marketing, Industria Farmacêutica e edetailing. Para tentar perceber melhor o problema foi efectuado um questionário que pretendeu responder qual o impacto do e-detailing na comunicação dos DIM e formas de aumentar a produtividade na interação DIM/IF e médicos. Os dados recolhidos do questionário foram analisados com estatística descritiva. A conclusão deste trabalho demonstrou a importância dos DIM junto da classe médica na amostra em estudo e também reforçou o impacto e a relevância no e-detailing como canal de promoção e interação.
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