Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41443 |
Resumo: | Situadas num dos mercados mais regulados e competitivos, as empresas farmacêuticas gastam milhares de euros e recursos todos os anos para criar algum reconhecimento de marca e conseguir vender os seus produtos. Um dos campos com maior percentagem de influência dos custos de marketing destas empresas é o detailing - visita dos delegados de informação aos médicos, que tem como objetivo não só informar sobre um produto como aumentar as prescrições. No detailing, todos os dias, delegados de informação médica (DIMs), visitam clínicas e hospitais para divulgar produtos farmacêuticos. Com o crescimento da era digital, estas empresas, médicos e instituições, tentam adaptar-se a uma nova forma de comunicação que pode trazer diversos benefícios a todos os envolvidos. Apesar do desenvolvimento digital e a comunicação via multicanais já ser notória no desenvolvimento da indústria, é importante dar o salto para a omnicanalidade. É fundamental haver uma comunicação, de forma integrada, rápida e precisa, utilizando os diversos canais disponíveis. |
id |
RCAP_38d87837e28d33fb0f5f1e6908d23956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41443 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailingIndústria farmacêuticaDetailingE-DetailingDigital marketing farmacêuticoDelegados de informação médicaMédicosFerramentas comunicaçãoPharmaceutical industryDigitalPharmaceutical marketingSales representativesCommunication toolsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoSituadas num dos mercados mais regulados e competitivos, as empresas farmacêuticas gastam milhares de euros e recursos todos os anos para criar algum reconhecimento de marca e conseguir vender os seus produtos. Um dos campos com maior percentagem de influência dos custos de marketing destas empresas é o detailing - visita dos delegados de informação aos médicos, que tem como objetivo não só informar sobre um produto como aumentar as prescrições. No detailing, todos os dias, delegados de informação médica (DIMs), visitam clínicas e hospitais para divulgar produtos farmacêuticos. Com o crescimento da era digital, estas empresas, médicos e instituições, tentam adaptar-se a uma nova forma de comunicação que pode trazer diversos benefícios a todos os envolvidos. Apesar do desenvolvimento digital e a comunicação via multicanais já ser notória no desenvolvimento da indústria, é importante dar o salto para a omnicanalidade. É fundamental haver uma comunicação, de forma integrada, rápida e precisa, utilizando os diversos canais disponíveis.Located in one of the most regulated and competitive markets, pharmaceutical companies spend thousands of euros and resources every year to create brand awareness and sell their products. One of the fields with the highest percentage of influence on the marketing costs of these companies is detailing - visits by information delegates to physicians, whose objective is not only to inform about a product but also to increase prescriptions. In detailing, every day, sales representatives visit clinics and hospitals to promote pharmaceutical products. With the growth of the digital Era, these companies, physicians, and institutions are trying to adapt to a new form of communication that can bring benefits to everyone involved. Although digital development and multi-channel communication are already evident in the development of the industry, it is important to make the leap to omnichannel. It is essential to have integrated, fast, and accurate communication, using the various available channels.Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Mariana de Campos Cardoso Machado2023-06-27T10:39:33Z2023-01-242022-112023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41443TID:203309227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:08.155661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing |
title |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing |
spellingShingle |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado Indústria farmacêutica Detailing E-Detailing Digital marketing farmacêutico Delegados de informação médica Médicos Ferramentas comunicação Pharmaceutical industry Digital Pharmaceutical marketing Sales representatives Communication tools Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing |
title_full |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing |
title_fullStr |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing |
title_full_unstemmed |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing |
title_sort |
Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing |
author |
Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado |
author_facet |
Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Celeste, Pedro Manuel Amador Rodrigues Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria farmacêutica Detailing E-Detailing Digital marketing farmacêutico Delegados de informação médica Médicos Ferramentas comunicação Pharmaceutical industry Digital Pharmaceutical marketing Sales representatives Communication tools Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Indústria farmacêutica Detailing E-Detailing Digital marketing farmacêutico Delegados de informação médica Médicos Ferramentas comunicação Pharmaceutical industry Digital Pharmaceutical marketing Sales representatives Communication tools Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Situadas num dos mercados mais regulados e competitivos, as empresas farmacêuticas gastam milhares de euros e recursos todos os anos para criar algum reconhecimento de marca e conseguir vender os seus produtos. Um dos campos com maior percentagem de influência dos custos de marketing destas empresas é o detailing - visita dos delegados de informação aos médicos, que tem como objetivo não só informar sobre um produto como aumentar as prescrições. No detailing, todos os dias, delegados de informação médica (DIMs), visitam clínicas e hospitais para divulgar produtos farmacêuticos. Com o crescimento da era digital, estas empresas, médicos e instituições, tentam adaptar-se a uma nova forma de comunicação que pode trazer diversos benefícios a todos os envolvidos. Apesar do desenvolvimento digital e a comunicação via multicanais já ser notória no desenvolvimento da indústria, é importante dar o salto para a omnicanalidade. É fundamental haver uma comunicação, de forma integrada, rápida e precisa, utilizando os diversos canais disponíveis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11 2023-06-27T10:39:33Z 2023-01-24 2023-01-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/41443 TID:203309227 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/41443 |
identifier_str_mv |
TID:203309227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132067634610176 |