Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41443
Resumo: Situadas num dos mercados mais regulados e competitivos, as empresas farmacêuticas gastam milhares de euros e recursos todos os anos para criar algum reconhecimento de marca e conseguir vender os seus produtos. Um dos campos com maior percentagem de influência dos custos de marketing destas empresas é o detailing - visita dos delegados de informação aos médicos, que tem como objetivo não só informar sobre um produto como aumentar as prescrições. No detailing, todos os dias, delegados de informação médica (DIMs), visitam clínicas e hospitais para divulgar produtos farmacêuticos. Com o crescimento da era digital, estas empresas, médicos e instituições, tentam adaptar-se a uma nova forma de comunicação que pode trazer diversos benefícios a todos os envolvidos. Apesar do desenvolvimento digital e a comunicação via multicanais já ser notória no desenvolvimento da indústria, é importante dar o salto para a omnicanalidade. É fundamental haver uma comunicação, de forma integrada, rápida e precisa, utilizando os diversos canais disponíveis.
id RCAP_38d87837e28d33fb0f5f1e6908d23956
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailingIndústria farmacêuticaDetailingE-DetailingDigital marketing farmacêuticoDelegados de informação médicaMédicosFerramentas comunicaçãoPharmaceutical industryDigitalPharmaceutical marketingSales representativesCommunication toolsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoSituadas num dos mercados mais regulados e competitivos, as empresas farmacêuticas gastam milhares de euros e recursos todos os anos para criar algum reconhecimento de marca e conseguir vender os seus produtos. Um dos campos com maior percentagem de influência dos custos de marketing destas empresas é o detailing - visita dos delegados de informação aos médicos, que tem como objetivo não só informar sobre um produto como aumentar as prescrições. No detailing, todos os dias, delegados de informação médica (DIMs), visitam clínicas e hospitais para divulgar produtos farmacêuticos. Com o crescimento da era digital, estas empresas, médicos e instituições, tentam adaptar-se a uma nova forma de comunicação que pode trazer diversos benefícios a todos os envolvidos. Apesar do desenvolvimento digital e a comunicação via multicanais já ser notória no desenvolvimento da indústria, é importante dar o salto para a omnicanalidade. É fundamental haver uma comunicação, de forma integrada, rápida e precisa, utilizando os diversos canais disponíveis.Located in one of the most regulated and competitive markets, pharmaceutical companies spend thousands of euros and resources every year to create brand awareness and sell their products. One of the fields with the highest percentage of influence on the marketing costs of these companies is detailing - visits by information delegates to physicians, whose objective is not only to inform about a product but also to increase prescriptions. In detailing, every day, sales representatives visit clinics and hospitals to promote pharmaceutical products. With the growth of the digital Era, these companies, physicians, and institutions are trying to adapt to a new form of communication that can bring benefits to everyone involved. Although digital development and multi-channel communication are already evident in the development of the industry, it is important to make the leap to omnichannel. It is essential to have integrated, fast, and accurate communication, using the various available channels.Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Mariana de Campos Cardoso Machado2023-06-27T10:39:33Z2023-01-242022-112023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41443TID:203309227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:08.155661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
title Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
spellingShingle Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado
Indústria farmacêutica
Detailing
E-Detailing
Digital marketing farmacêutico
Delegados de informação médica
Médicos
Ferramentas comunicação
Pharmaceutical industry
Digital
Pharmaceutical marketing
Sales representatives
Communication tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
title_full Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
title_fullStr Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
title_full_unstemmed Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
title_sort Otimização comercial e de marketing na indústria farmacêutica : com foco no detailing e e-detailing
author Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado
author_facet Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste, Pedro Manuel Amador Rodrigues
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana de Campos Cardoso Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria farmacêutica
Detailing
E-Detailing
Digital marketing farmacêutico
Delegados de informação médica
Médicos
Ferramentas comunicação
Pharmaceutical industry
Digital
Pharmaceutical marketing
Sales representatives
Communication tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Indústria farmacêutica
Detailing
E-Detailing
Digital marketing farmacêutico
Delegados de informação médica
Médicos
Ferramentas comunicação
Pharmaceutical industry
Digital
Pharmaceutical marketing
Sales representatives
Communication tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Situadas num dos mercados mais regulados e competitivos, as empresas farmacêuticas gastam milhares de euros e recursos todos os anos para criar algum reconhecimento de marca e conseguir vender os seus produtos. Um dos campos com maior percentagem de influência dos custos de marketing destas empresas é o detailing - visita dos delegados de informação aos médicos, que tem como objetivo não só informar sobre um produto como aumentar as prescrições. No detailing, todos os dias, delegados de informação médica (DIMs), visitam clínicas e hospitais para divulgar produtos farmacêuticos. Com o crescimento da era digital, estas empresas, médicos e instituições, tentam adaptar-se a uma nova forma de comunicação que pode trazer diversos benefícios a todos os envolvidos. Apesar do desenvolvimento digital e a comunicação via multicanais já ser notória no desenvolvimento da indústria, é importante dar o salto para a omnicanalidade. É fundamental haver uma comunicação, de forma integrada, rápida e precisa, utilizando os diversos canais disponíveis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11
2023-06-27T10:39:33Z
2023-01-24
2023-01-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41443
TID:203309227
url http://hdl.handle.net/10400.14/41443
identifier_str_mv TID:203309227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132067634610176