A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7849
Resumo: O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de En-sino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de con-junto – mencionando, por um lado, a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2020/2021 e, por outro lado, a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico na qual foi desenvolvido um trabalho empírico. Desta forma, o relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se ao percurso da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB), onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instru-mento, a classe de conjunto e o desenvolvimento da prática, terminando com uma re-flexão. A segunda parte é dedicada à investigação e tem como base a influência do acom-panhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki, onde se procura averiguar a pertinência deste acompanhamento parental no ensino do violino na Iniciação em Música, recorrendo ao estudo de caso da Academia de Música de Paços de Brandão. Consequentemente, esta segunda parte encontra-se estruturada da se-guinte forma: uma primeira secção onde se expõe o problema e os objetivos do estudo. Uma segunda secção correspondente a uma revisão da literatura, onde será apresen-tada uma contextualização do acompanhamento parental no ensino de crianças até aos nove anos de idade no panorama de ensino em geral, e de seguida, e mais especifica-mente, no ensino da música, incidindo na Academia de Música de Paços de Brandão. A terceira secção será destinada ao plano de investigação e à metodologia adotada e a secção final será destinada à análise dos resultados seguidos das conclusões. A meto-dologia usada nesta investigação consiste numa recolha de dados acerca dos alunos da classe de violino de Iniciação em Música e dos seus encarregados de educação. Recor-reu-se ao uso de questionários, assim como a realização de entrevistas à psicóloga de uma Escola do Ensino Geral protocolada com a Academia de Música de Paços de Bran-dão e aos professores da classe de violino da AMPB.
id RCAP_a5c0c4bb159550e0f31c41707db0dc9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método SuzukiAcompanhamento parentalAcademia de Música de Paços de BrandãoViolinoIniciaçãoMétodo SuzukiParental supportViolinMusic initiationSuzuki methodDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de En-sino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de con-junto – mencionando, por um lado, a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2020/2021 e, por outro lado, a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico na qual foi desenvolvido um trabalho empírico. Desta forma, o relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se ao percurso da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB), onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instru-mento, a classe de conjunto e o desenvolvimento da prática, terminando com uma re-flexão. A segunda parte é dedicada à investigação e tem como base a influência do acom-panhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki, onde se procura averiguar a pertinência deste acompanhamento parental no ensino do violino na Iniciação em Música, recorrendo ao estudo de caso da Academia de Música de Paços de Brandão. Consequentemente, esta segunda parte encontra-se estruturada da se-guinte forma: uma primeira secção onde se expõe o problema e os objetivos do estudo. Uma segunda secção correspondente a uma revisão da literatura, onde será apresen-tada uma contextualização do acompanhamento parental no ensino de crianças até aos nove anos de idade no panorama de ensino em geral, e de seguida, e mais especifica-mente, no ensino da música, incidindo na Academia de Música de Paços de Brandão. A terceira secção será destinada ao plano de investigação e à metodologia adotada e a secção final será destinada à análise dos resultados seguidos das conclusões. A meto-dologia usada nesta investigação consiste numa recolha de dados acerca dos alunos da classe de violino de Iniciação em Música e dos seus encarregados de educação. Recor-reu-se ao uso de questionários, assim como a realização de entrevistas à psicóloga de uma Escola do Ensino Geral protocolada com a Academia de Música de Paços de Bran-dão e aos professores da classe de violino da AMPB.Abstract : The report here presented relates to the course of Supervised Teaching Practice and Artistic Studies Project of the Master´s Degree in Music Education for solo and ensem-ble lessons. The repor in question is divided into two main sections. The first section refers to the Supervised Teaching Practice that took place at Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB) during the academic year of 2020/2021, where the contextualization of the school environment and all its elements is made, concluding with a reflection about the practical questions of this unit. The second section is related to the Research Project on the influence of parental support on violin learning according to the Suzuki Method. The main focus of this sec-tion is to find the relevance of this support in the process of violin learning in Music Initiation, using the case study of the violin class at Academia de Música de Paços de Brandão. Hereupon, this second section is structured as follows: the exposure of the problem and its purpose; a second part concerning a literature revision where a con-text of the parental support in children til pre-adolescence is made; a third part desti-ned to the presentation of the research plan and its methodologies and a fourth and last part where the results will be exposed and analised. The methodology used in this investigation is based on a bibliographic research and data collection of the violin class students of Academia de Música de Paços de Brandão and their respective parents resorting to the use of questionnaires, as well as the adhibition of interviews to a psychologist of a general education school and to the teachers of the violin class of AMPB.Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Rafaela Ferreira da2022-01-14T11:58:00Z202120222021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7849TID:202885755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:20.186886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki
title A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki
spellingShingle A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki
Silva, Rafaela Ferreira da
Acompanhamento parental
Academia de Música de Paços de Brandão
Violino
Iniciação
Método Suzuki
Parental support
Violin
Music initiation
Suzuki method
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki
title_full A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki
title_fullStr A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki
title_full_unstemmed A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki
title_sort A influência do acompanhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki
author Silva, Rafaela Ferreira da
author_facet Silva, Rafaela Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafaela Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Acompanhamento parental
Academia de Música de Paços de Brandão
Violino
Iniciação
Método Suzuki
Parental support
Violin
Music initiation
Suzuki method
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Acompanhamento parental
Academia de Música de Paços de Brandão
Violino
Iniciação
Método Suzuki
Parental support
Violin
Music initiation
Suzuki method
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de En-sino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de con-junto – mencionando, por um lado, a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2020/2021 e, por outro lado, a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico na qual foi desenvolvido um trabalho empírico. Desta forma, o relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se ao percurso da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB), onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instru-mento, a classe de conjunto e o desenvolvimento da prática, terminando com uma re-flexão. A segunda parte é dedicada à investigação e tem como base a influência do acom-panhamento parental na aprendizagem do violino segundo o Método Suzuki, onde se procura averiguar a pertinência deste acompanhamento parental no ensino do violino na Iniciação em Música, recorrendo ao estudo de caso da Academia de Música de Paços de Brandão. Consequentemente, esta segunda parte encontra-se estruturada da se-guinte forma: uma primeira secção onde se expõe o problema e os objetivos do estudo. Uma segunda secção correspondente a uma revisão da literatura, onde será apresen-tada uma contextualização do acompanhamento parental no ensino de crianças até aos nove anos de idade no panorama de ensino em geral, e de seguida, e mais especifica-mente, no ensino da música, incidindo na Academia de Música de Paços de Brandão. A terceira secção será destinada ao plano de investigação e à metodologia adotada e a secção final será destinada à análise dos resultados seguidos das conclusões. A meto-dologia usada nesta investigação consiste numa recolha de dados acerca dos alunos da classe de violino de Iniciação em Música e dos seus encarregados de educação. Recor-reu-se ao uso de questionários, assim como a realização de entrevistas à psicóloga de uma Escola do Ensino Geral protocolada com a Academia de Música de Paços de Bran-dão e aos professores da classe de violino da AMPB.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-14T11:58:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7849
TID:202885755
url http://hdl.handle.net/10400.11/7849
identifier_str_mv TID:202885755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130847215878144