A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julia Mercante de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17748
Resumo: O presente trabalho é um caso pedagógico empresarial e, como tal, apresenta duas vertentes complementares: a análise de uma situação empresarial real e a sua utilização enquanto objeto de estudo sobre um tema de Marketing. Por um lado, apresenta-se um caso empresarial real (a expansão da oferta de serviços do Time Out) e a apresentação de três novas propostas de possível extensão. O tema de Marketing em foco é a extensão da marca (através da expansão da proposta de valor). Adicionalmente, propõe-se a utilização da metodologia Business Model Canvas. Tendo fns pedagógicos, o caso pretende potenciar a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que apoiem a decisão. Para este efeito, alguns dados foram adaptados. Refra-se que para a recolha de informação, além das fontes referidas, foram efetuadas duas entrevistas (por e-mail) a gestores da Time Out (reproduzidas nos anexos 3 e 6) Os destinatários últimos deste trabalho são alunos do ensino superior de Gestão/Marketing/ Comunicação ou formandos, quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, de acordo com o âmbito da sua utilização em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profssional. No entanto, os seus primeiros destinatários são os professores e os formadores que terão a seu cargo a aplicação, em sala, deste caso pedagógico. É para eles que foi desenvolvida a nota pedagógica, com uma proposta de resolução e uma sugestão de animação em sala. Registe-se que estas propostas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá (ou deverá) adaptar a presente proposta, tornando-a mais efcaz, face aos seus objetivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Importa referir a atratividade da empresa - Time Out Market - face à sua atualidade, inovação e ao reconhecido êxito da marca; bem como a pertinência da metodologia aplicada - Business Model Canvas - devido à sua crescente utilização no meio empresarial e ainda à sua pouca utilização nas salas de aula. Este trabalho pretende, ao nível da Gestão Empresarial, ser um contributo válido para a difusão do conhecimento sobre a extensão de marca, ao mesmo tempo que permite treinar a aplicação do Business Model Canvas. Por fm, para a Pedagogia, pretende-se munir o mercado de um instrumento efcaz de ensino, que permita exercitar a tomada de decisão, de forma consistente e estruturada, na temática proposta.
id RCAP_a5c7cd6530ec907e1fb749a29d02ba33
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out MarketMarketing mixEstratégias de marcaGestão de empresasTomada de decisãoModelos de negócioCaso pedagógicoTrabalho de projetoValue propositionBrand extensionBusiness modelO presente trabalho é um caso pedagógico empresarial e, como tal, apresenta duas vertentes complementares: a análise de uma situação empresarial real e a sua utilização enquanto objeto de estudo sobre um tema de Marketing. Por um lado, apresenta-se um caso empresarial real (a expansão da oferta de serviços do Time Out) e a apresentação de três novas propostas de possível extensão. O tema de Marketing em foco é a extensão da marca (através da expansão da proposta de valor). Adicionalmente, propõe-se a utilização da metodologia Business Model Canvas. Tendo fns pedagógicos, o caso pretende potenciar a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que apoiem a decisão. Para este efeito, alguns dados foram adaptados. Refra-se que para a recolha de informação, além das fontes referidas, foram efetuadas duas entrevistas (por e-mail) a gestores da Time Out (reproduzidas nos anexos 3 e 6) Os destinatários últimos deste trabalho são alunos do ensino superior de Gestão/Marketing/ Comunicação ou formandos, quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, de acordo com o âmbito da sua utilização em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profssional. No entanto, os seus primeiros destinatários são os professores e os formadores que terão a seu cargo a aplicação, em sala, deste caso pedagógico. É para eles que foi desenvolvida a nota pedagógica, com uma proposta de resolução e uma sugestão de animação em sala. Registe-se que estas propostas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá (ou deverá) adaptar a presente proposta, tornando-a mais efcaz, face aos seus objetivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Importa referir a atratividade da empresa - Time Out Market - face à sua atualidade, inovação e ao reconhecido êxito da marca; bem como a pertinência da metodologia aplicada - Business Model Canvas - devido à sua crescente utilização no meio empresarial e ainda à sua pouca utilização nas salas de aula. Este trabalho pretende, ao nível da Gestão Empresarial, ser um contributo válido para a difusão do conhecimento sobre a extensão de marca, ao mesmo tempo que permite treinar a aplicação do Business Model Canvas. Por fm, para a Pedagogia, pretende-se munir o mercado de um instrumento efcaz de ensino, que permita exercitar a tomada de decisão, de forma consistente e estruturada, na temática proposta.The present work is a business pedagogical case and it presents two complementary aspects: the analysis of a real business situation and it use as an object of study of a Marketing theme. It presents a real business case (the extension of Time Out services offer) and the presentation of three new proposals of possible extension. The marketing theme focus is the brand extension (through the value proposition expansion). Additionally, it is proposed to use the Business Model Canvas. Having pedagogical purposes, the case intends to enhance the learning of methodologies and management tools that support the decision. For this purpose, some case data have been adapted. It should be noted that for the collection of information, in addition to the mentioned sources, two interviews were conducted (by e-mail) to Time Out managers (reproduced in appendixes 3 and 6) The fnal recipients of this work are graduation students in Management / Marketing / Communication or trainees as well as managers of companies with responsibility in the same areas, according to the scope of their use in curricular units of universities or in a professional training environment. However, its frst recipients are professors and trainers who will have available this pedagogical case for application in classroom. It is for them that the pedagogical note was developed, with the resolution proposal and an animation suggestion for classroom. Notice that the proposed resolutions are merely indicative. Each professor / trainer can (or should) adapt the present proposal, making it more effective, in view of its objectives and the reality that each group of students / trainees presents to it. It is important to mention the attractiveness of the theme - Time Out Market - regarding the brand current status, innovation and the acknowledge success; as well the pertinence of the applied methodology - Business Model Canvas - due to its increasing use in the business environment and its low use in classrooms. This case study intends, at a Business Management level, to be a valid contribution to disseminate knowledge about brand extension, at the same time that allows to train the application of the Business Model Canvas. Lastly, for Pedagogy, it is intended to provide the market with an effective teaching instrument, which allows the exercise of decision-making, in a consistent and structured way, in the proposed theme.2019-03-29T11:36:09Z2018-11-16T00:00:00Z2018-11-162018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17748TID:202059103porOliveira, Julia Mercante deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:56.400910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
title A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
spellingShingle A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
Oliveira, Julia Mercante de
Marketing mix
Estratégias de marca
Gestão de empresas
Tomada de decisão
Modelos de negócio
Caso pedagógico
Trabalho de projeto
Value proposition
Brand extension
Business model
title_short A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
title_full A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
title_fullStr A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
title_full_unstemmed A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
title_sort A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
author Oliveira, Julia Mercante de
author_facet Oliveira, Julia Mercante de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Julia Mercante de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing mix
Estratégias de marca
Gestão de empresas
Tomada de decisão
Modelos de negócio
Caso pedagógico
Trabalho de projeto
Value proposition
Brand extension
Business model
topic Marketing mix
Estratégias de marca
Gestão de empresas
Tomada de decisão
Modelos de negócio
Caso pedagógico
Trabalho de projeto
Value proposition
Brand extension
Business model
description O presente trabalho é um caso pedagógico empresarial e, como tal, apresenta duas vertentes complementares: a análise de uma situação empresarial real e a sua utilização enquanto objeto de estudo sobre um tema de Marketing. Por um lado, apresenta-se um caso empresarial real (a expansão da oferta de serviços do Time Out) e a apresentação de três novas propostas de possível extensão. O tema de Marketing em foco é a extensão da marca (através da expansão da proposta de valor). Adicionalmente, propõe-se a utilização da metodologia Business Model Canvas. Tendo fns pedagógicos, o caso pretende potenciar a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que apoiem a decisão. Para este efeito, alguns dados foram adaptados. Refra-se que para a recolha de informação, além das fontes referidas, foram efetuadas duas entrevistas (por e-mail) a gestores da Time Out (reproduzidas nos anexos 3 e 6) Os destinatários últimos deste trabalho são alunos do ensino superior de Gestão/Marketing/ Comunicação ou formandos, quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, de acordo com o âmbito da sua utilização em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profssional. No entanto, os seus primeiros destinatários são os professores e os formadores que terão a seu cargo a aplicação, em sala, deste caso pedagógico. É para eles que foi desenvolvida a nota pedagógica, com uma proposta de resolução e uma sugestão de animação em sala. Registe-se que estas propostas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá (ou deverá) adaptar a presente proposta, tornando-a mais efcaz, face aos seus objetivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Importa referir a atratividade da empresa - Time Out Market - face à sua atualidade, inovação e ao reconhecido êxito da marca; bem como a pertinência da metodologia aplicada - Business Model Canvas - devido à sua crescente utilização no meio empresarial e ainda à sua pouca utilização nas salas de aula. Este trabalho pretende, ao nível da Gestão Empresarial, ser um contributo válido para a difusão do conhecimento sobre a extensão de marca, ao mesmo tempo que permite treinar a aplicação do Business Model Canvas. Por fm, para a Pedagogia, pretende-se munir o mercado de um instrumento efcaz de ensino, que permita exercitar a tomada de decisão, de forma consistente e estruturada, na temática proposta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16T00:00:00Z
2018-11-16
2018-09
2019-03-29T11:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/17748
TID:202059103
url http://hdl.handle.net/10071/17748
identifier_str_mv TID:202059103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134900931002368