Prática de autoavaliação da aprendizagem dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eliana Maria Moreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9617
Resumo: Pode-se definir autoavaliação como o julgamento realizado pelo aluno, do seu próprio trabalho, baseando-se para tal em critérios previamente estabelecidos e evidências, tendo como objetivo principal melhorar o seu desempenho durante o seu processo de aprendizagem. São vários os autores que são da opinião que a autoavaliação do aluno é uma ferramenta muito importante para melhorar o desempenho académico do aluno, assim como a sua autonomia, autoeficácia, autoestima e sentido crítico. No decorrer do estágio analisou-se a prática da autoavaliação em alunos do pré-escolar e do 1º ciclo. Para tal foram aplicados vários instrumentos e realizadas várias atividades e tarefas, adaptadas à faixa etária, que permitissem aos alunos em causa refletirem sobre o seu desempenho, realçando o que mais gostaram e onde sentiram mais dificultadas. Apesar da tenra idade, a ferramenta da autoavaliação torna-se muito importante para o desenvolvimento das crianças, permitindo que estas tenham uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, apostando nas suas principais capacidades e colmatando os seus pontos fracos. Este estágio serviu para fazer a articulação entre os conteúdos teóricos apreendidos durante todo o mestrado com a prática, ou seja, com a realidade de uma sala de aula, contribuindo para a cimentação de saberes e conhecimentos acerca de ser educador/professor, que serão muito úteis no futuro da prática profissional.
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