Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12026 |
Resumo: | A Lei nº 31/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, foi sem dúvida um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas, onde é realçado o carácter obrigatório da auto-avaliação. Neste contexto, ao longo do ano lectivo 2010/ 2011, realizámos um estudo descritivo e exploratório que envolveu 148 membros da comunidade educativa, abrangendo membros do Conselho Geral, membros da equipa de auto-avaliação e professores, de um agrupamento de escolas no concelho de Ourém. Este estudo teve como objectivo principal conhecer as percepções e práticas num Agrupamento de escolas, sendo a auto-avaliação um mecanismo recente no agrupamento de escolas, assim como a avaliação externa, uma vez que o agrupamento, neste ano lectivo, também foi sujeito a esta avaliação. No Capítulo um, apresentamos a análise da literatura que se enquadra neste estudo. No Capítulo dois, faz-se o estudo empírico da investigação, contextualizando-se o estudo. No capítulo três são apresentados e analisados os resultados do estudo. Do estudo conclui-se que a auto-avaliação é algo que ainda cria algumas expectativas, sem ter sido planeado e aplicado um plano de melhoria. É considerada necessária para o bem geral do Agrupamento, tanto a nível da própria organização como a nível dos seus actores educativos, reflectindo-se numa oportunidade de melhoria e desenvolvimento. Sem dúvida, a função da avaliação de escolas é o auto-conhecimento da organização escolar, a prestação de contas e a melhoria do ensino. Pode-se afirmar que o processo de auto-avaliação e avaliação externa proporcionam o desenvolvimento de melhorias na organização escolar, sendo todos os actores responsabilizados por esse desenvolvimento; ABSTRACT: Law No. 31/2002 of 20 December approving the assessment system of education and non-higher education was undoubtedly an important step in the development of a culture of evaluation of schools, where it is emphasized the mandatory nature of self-assessment. In this context, during the academic year 2010 / 2011, we conducted a descriptive study involving 148 members of the educational community, including members of the General Council, members of the self-assessment and teachers, a group of schools in the county of Ourém. This study aimed at knowing the perceptions and practices in a group of schools, being a self-assessment mechanism in the recent cluster of schools, as well as external evaluation, since the grouping in this academic year, was also subject to this evaluation. In chapter one, we present the analysis of literature that fits this study. In chapter two, it is the empirical study of research, contextualizes the study. In chapter three are presented and analyzed the results of the study. The study concludes that self-assessment is something that still creates some expectations, without having been planned and implemented an improvement plan. It is considered necessary for the general good of the group, both the organization itself as the educational level of its actors, reflected in an opportunity for improvement and development. Undoubtedly, the role of evaluation of schools is self-knowledge of school organization, accountability and improvement of education. It can be argued that the process of self-evaluation and external evaluation provide improvements in the development of school organization, and all actors responsible for this development. |
id |
RCAP_a5d91b429fc4a57d20b481caf30c914a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolasAuto-avaliaçãoAvaliação internaAvaliação externaOrganização escolarSelf-assessmentInternal assessmentExternal assessmentSchool organizationA Lei nº 31/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, foi sem dúvida um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas, onde é realçado o carácter obrigatório da auto-avaliação. Neste contexto, ao longo do ano lectivo 2010/ 2011, realizámos um estudo descritivo e exploratório que envolveu 148 membros da comunidade educativa, abrangendo membros do Conselho Geral, membros da equipa de auto-avaliação e professores, de um agrupamento de escolas no concelho de Ourém. Este estudo teve como objectivo principal conhecer as percepções e práticas num Agrupamento de escolas, sendo a auto-avaliação um mecanismo recente no agrupamento de escolas, assim como a avaliação externa, uma vez que o agrupamento, neste ano lectivo, também foi sujeito a esta avaliação. No Capítulo um, apresentamos a análise da literatura que se enquadra neste estudo. No Capítulo dois, faz-se o estudo empírico da investigação, contextualizando-se o estudo. No capítulo três são apresentados e analisados os resultados do estudo. Do estudo conclui-se que a auto-avaliação é algo que ainda cria algumas expectativas, sem ter sido planeado e aplicado um plano de melhoria. É considerada necessária para o bem geral do Agrupamento, tanto a nível da própria organização como a nível dos seus actores educativos, reflectindo-se numa oportunidade de melhoria e desenvolvimento. Sem dúvida, a função da avaliação de escolas é o auto-conhecimento da organização escolar, a prestação de contas e a melhoria do ensino. Pode-se afirmar que o processo de auto-avaliação e avaliação externa proporcionam o desenvolvimento de melhorias na organização escolar, sendo todos os actores responsabilizados por esse desenvolvimento; ABSTRACT: Law No. 31/2002 of 20 December approving the assessment system of education and non-higher education was undoubtedly an important step in the development of a culture of evaluation of schools, where it is emphasized the mandatory nature of self-assessment. In this context, during the academic year 2010 / 2011, we conducted a descriptive study involving 148 members of the educational community, including members of the General Council, members of the self-assessment and teachers, a group of schools in the county of Ourém. This study aimed at knowing the perceptions and practices in a group of schools, being a self-assessment mechanism in the recent cluster of schools, as well as external evaluation, since the grouping in this academic year, was also subject to this evaluation. In chapter one, we present the analysis of literature that fits this study. In chapter two, it is the empirical study of research, contextualizes the study. In chapter three are presented and analyzed the results of the study. The study concludes that self-assessment is something that still creates some expectations, without having been planned and implemented an improvement plan. It is considered necessary for the general good of the group, both the organization itself as the educational level of its actors, reflected in an opportunity for improvement and development. Undoubtedly, the role of evaluation of schools is self-knowledge of school organization, accountability and improvement of education. It can be argued that the process of self-evaluation and external evaluation provide improvements in the development of school organization, and all actors responsible for this development.Universidade de Évora2014-12-23T12:09:25Z2014-12-232011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12026http://hdl.handle.net/10174/12026porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:35.475291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas |
title |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas |
spellingShingle |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de Auto-avaliação Avaliação interna Avaliação externa Organização escolar Self-assessment Internal assessment External assessment School organization |
title_short |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas |
title_full |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas |
title_fullStr |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas |
title_full_unstemmed |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas |
title_sort |
Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas |
author |
Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de |
author_facet |
Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-avaliação Avaliação interna Avaliação externa Organização escolar Self-assessment Internal assessment External assessment School organization |
topic |
Auto-avaliação Avaliação interna Avaliação externa Organização escolar Self-assessment Internal assessment External assessment School organization |
description |
A Lei nº 31/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, foi sem dúvida um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas, onde é realçado o carácter obrigatório da auto-avaliação. Neste contexto, ao longo do ano lectivo 2010/ 2011, realizámos um estudo descritivo e exploratório que envolveu 148 membros da comunidade educativa, abrangendo membros do Conselho Geral, membros da equipa de auto-avaliação e professores, de um agrupamento de escolas no concelho de Ourém. Este estudo teve como objectivo principal conhecer as percepções e práticas num Agrupamento de escolas, sendo a auto-avaliação um mecanismo recente no agrupamento de escolas, assim como a avaliação externa, uma vez que o agrupamento, neste ano lectivo, também foi sujeito a esta avaliação. No Capítulo um, apresentamos a análise da literatura que se enquadra neste estudo. No Capítulo dois, faz-se o estudo empírico da investigação, contextualizando-se o estudo. No capítulo três são apresentados e analisados os resultados do estudo. Do estudo conclui-se que a auto-avaliação é algo que ainda cria algumas expectativas, sem ter sido planeado e aplicado um plano de melhoria. É considerada necessária para o bem geral do Agrupamento, tanto a nível da própria organização como a nível dos seus actores educativos, reflectindo-se numa oportunidade de melhoria e desenvolvimento. Sem dúvida, a função da avaliação de escolas é o auto-conhecimento da organização escolar, a prestação de contas e a melhoria do ensino. Pode-se afirmar que o processo de auto-avaliação e avaliação externa proporcionam o desenvolvimento de melhorias na organização escolar, sendo todos os actores responsabilizados por esse desenvolvimento; ABSTRACT: Law No. 31/2002 of 20 December approving the assessment system of education and non-higher education was undoubtedly an important step in the development of a culture of evaluation of schools, where it is emphasized the mandatory nature of self-assessment. In this context, during the academic year 2010 / 2011, we conducted a descriptive study involving 148 members of the educational community, including members of the General Council, members of the self-assessment and teachers, a group of schools in the county of Ourém. This study aimed at knowing the perceptions and practices in a group of schools, being a self-assessment mechanism in the recent cluster of schools, as well as external evaluation, since the grouping in this academic year, was also subject to this evaluation. In chapter one, we present the analysis of literature that fits this study. In chapter two, it is the empirical study of research, contextualizes the study. In chapter three are presented and analyzed the results of the study. The study concludes that self-assessment is something that still creates some expectations, without having been planned and implemented an improvement plan. It is considered necessary for the general good of the group, both the organization itself as the educational level of its actors, reflected in an opportunity for improvement and development. Undoubtedly, the role of evaluation of schools is self-knowledge of school organization, accountability and improvement of education. It can be argued that the process of self-evaluation and external evaluation provide improvements in the development of school organization, and all actors responsible for this development. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-12-23T12:09:25Z 2014-12-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12026 http://hdl.handle.net/10174/12026 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540815785984 |