Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12026
Resumo: A Lei nº 31/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, foi sem dúvida um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas, onde é realçado o carácter obrigatório da auto-avaliação. Neste contexto, ao longo do ano lectivo 2010/ 2011, realizámos um estudo descritivo e exploratório que envolveu 148 membros da comunidade educativa, abrangendo membros do Conselho Geral, membros da equipa de auto-avaliação e professores, de um agrupamento de escolas no concelho de Ourém. Este estudo teve como objectivo principal conhecer as percepções e práticas num Agrupamento de escolas, sendo a auto-avaliação um mecanismo recente no agrupamento de escolas, assim como a avaliação externa, uma vez que o agrupamento, neste ano lectivo, também foi sujeito a esta avaliação. No Capítulo um, apresentamos a análise da literatura que se enquadra neste estudo. No Capítulo dois, faz-se o estudo empírico da investigação, contextualizando-se o estudo. No capítulo três são apresentados e analisados os resultados do estudo. Do estudo conclui-se que a auto-avaliação é algo que ainda cria algumas expectativas, sem ter sido planeado e aplicado um plano de melhoria. É considerada necessária para o bem geral do Agrupamento, tanto a nível da própria organização como a nível dos seus actores educativos, reflectindo-se numa oportunidade de melhoria e desenvolvimento. Sem dúvida, a função da avaliação de escolas é o auto-conhecimento da organização escolar, a prestação de contas e a melhoria do ensino. Pode-se afirmar que o processo de auto-avaliação e avaliação externa proporcionam o desenvolvimento de melhorias na organização escolar, sendo todos os actores responsabilizados por esse desenvolvimento; ABSTRACT: Law No. 31/2002 of 20 December approving the assessment system of education and non-higher education was undoubtedly an important step in the development of a culture of evaluation of schools, where it is emphasized the mandatory nature of self-assessment. In this context, during the academic year 2010 / 2011, we conducted a descriptive study involving 148 members of the educational community, including members of the General Council, members of the self-assessment and teachers, a group of schools in the county of Ourém. This study aimed at knowing the perceptions and practices in a group of schools, being a self-assessment mechanism in the recent cluster of schools, as well as external evaluation, since the grouping in this academic year, was also subject to this evaluation. In chapter one, we present the analysis of literature that fits this study. In chapter two, it is the empirical study of research, contextualizes the study. In chapter three are presented and analyzed the results of the study. The study concludes that self-assessment is something that still creates some expectations, without having been planned and implemented an improvement plan. It is considered necessary for the general good of the group, both the organization itself as the educational level of its actors, reflected in an opportunity for improvement and development. Undoubtedly, the role of evaluation of schools is self-knowledge of school organization, accountability and improvement of education. It can be argued that the process of self-evaluation and external evaluation provide improvements in the development of school organization, and all actors responsible for this development.
id RCAP_a5d91b429fc4a57d20b481caf30c914a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolasAuto-avaliaçãoAvaliação internaAvaliação externaOrganização escolarSelf-assessmentInternal assessmentExternal assessmentSchool organizationA Lei nº 31/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, foi sem dúvida um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas, onde é realçado o carácter obrigatório da auto-avaliação. Neste contexto, ao longo do ano lectivo 2010/ 2011, realizámos um estudo descritivo e exploratório que envolveu 148 membros da comunidade educativa, abrangendo membros do Conselho Geral, membros da equipa de auto-avaliação e professores, de um agrupamento de escolas no concelho de Ourém. Este estudo teve como objectivo principal conhecer as percepções e práticas num Agrupamento de escolas, sendo a auto-avaliação um mecanismo recente no agrupamento de escolas, assim como a avaliação externa, uma vez que o agrupamento, neste ano lectivo, também foi sujeito a esta avaliação. No Capítulo um, apresentamos a análise da literatura que se enquadra neste estudo. No Capítulo dois, faz-se o estudo empírico da investigação, contextualizando-se o estudo. No capítulo três são apresentados e analisados os resultados do estudo. Do estudo conclui-se que a auto-avaliação é algo que ainda cria algumas expectativas, sem ter sido planeado e aplicado um plano de melhoria. É considerada necessária para o bem geral do Agrupamento, tanto a nível da própria organização como a nível dos seus actores educativos, reflectindo-se numa oportunidade de melhoria e desenvolvimento. Sem dúvida, a função da avaliação de escolas é o auto-conhecimento da organização escolar, a prestação de contas e a melhoria do ensino. Pode-se afirmar que o processo de auto-avaliação e avaliação externa proporcionam o desenvolvimento de melhorias na organização escolar, sendo todos os actores responsabilizados por esse desenvolvimento; ABSTRACT: Law No. 31/2002 of 20 December approving the assessment system of education and non-higher education was undoubtedly an important step in the development of a culture of evaluation of schools, where it is emphasized the mandatory nature of self-assessment. In this context, during the academic year 2010 / 2011, we conducted a descriptive study involving 148 members of the educational community, including members of the General Council, members of the self-assessment and teachers, a group of schools in the county of Ourém. This study aimed at knowing the perceptions and practices in a group of schools, being a self-assessment mechanism in the recent cluster of schools, as well as external evaluation, since the grouping in this academic year, was also subject to this evaluation. In chapter one, we present the analysis of literature that fits this study. In chapter two, it is the empirical study of research, contextualizes the study. In chapter three are presented and analyzed the results of the study. The study concludes that self-assessment is something that still creates some expectations, without having been planned and implemented an improvement plan. It is considered necessary for the general good of the group, both the organization itself as the educational level of its actors, reflected in an opportunity for improvement and development. Undoubtedly, the role of evaluation of schools is self-knowledge of school organization, accountability and improvement of education. It can be argued that the process of self-evaluation and external evaluation provide improvements in the development of school organization, and all actors responsible for this development.Universidade de Évora2014-12-23T12:09:25Z2014-12-232011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12026http://hdl.handle.net/10174/12026porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:35.475291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
title Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
spellingShingle Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de
Auto-avaliação
Avaliação interna
Avaliação externa
Organização escolar
Self-assessment
Internal assessment
External assessment
School organization
title_short Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
title_full Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
title_fullStr Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
title_full_unstemmed Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
title_sort Auto-avaliação, um processo em construção: percepções e práticas num agrupamento de escolas
author Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de
author_facet Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Helena Isabel Gil Salgueiro Christiano de
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-avaliação
Avaliação interna
Avaliação externa
Organização escolar
Self-assessment
Internal assessment
External assessment
School organization
topic Auto-avaliação
Avaliação interna
Avaliação externa
Organização escolar
Self-assessment
Internal assessment
External assessment
School organization
description A Lei nº 31/2002, de 20 de Dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, foi sem dúvida um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas, onde é realçado o carácter obrigatório da auto-avaliação. Neste contexto, ao longo do ano lectivo 2010/ 2011, realizámos um estudo descritivo e exploratório que envolveu 148 membros da comunidade educativa, abrangendo membros do Conselho Geral, membros da equipa de auto-avaliação e professores, de um agrupamento de escolas no concelho de Ourém. Este estudo teve como objectivo principal conhecer as percepções e práticas num Agrupamento de escolas, sendo a auto-avaliação um mecanismo recente no agrupamento de escolas, assim como a avaliação externa, uma vez que o agrupamento, neste ano lectivo, também foi sujeito a esta avaliação. No Capítulo um, apresentamos a análise da literatura que se enquadra neste estudo. No Capítulo dois, faz-se o estudo empírico da investigação, contextualizando-se o estudo. No capítulo três são apresentados e analisados os resultados do estudo. Do estudo conclui-se que a auto-avaliação é algo que ainda cria algumas expectativas, sem ter sido planeado e aplicado um plano de melhoria. É considerada necessária para o bem geral do Agrupamento, tanto a nível da própria organização como a nível dos seus actores educativos, reflectindo-se numa oportunidade de melhoria e desenvolvimento. Sem dúvida, a função da avaliação de escolas é o auto-conhecimento da organização escolar, a prestação de contas e a melhoria do ensino. Pode-se afirmar que o processo de auto-avaliação e avaliação externa proporcionam o desenvolvimento de melhorias na organização escolar, sendo todos os actores responsabilizados por esse desenvolvimento; ABSTRACT: Law No. 31/2002 of 20 December approving the assessment system of education and non-higher education was undoubtedly an important step in the development of a culture of evaluation of schools, where it is emphasized the mandatory nature of self-assessment. In this context, during the academic year 2010 / 2011, we conducted a descriptive study involving 148 members of the educational community, including members of the General Council, members of the self-assessment and teachers, a group of schools in the county of Ourém. This study aimed at knowing the perceptions and practices in a group of schools, being a self-assessment mechanism in the recent cluster of schools, as well as external evaluation, since the grouping in this academic year, was also subject to this evaluation. In chapter one, we present the analysis of literature that fits this study. In chapter two, it is the empirical study of research, contextualizes the study. In chapter three are presented and analyzed the results of the study. The study concludes that self-assessment is something that still creates some expectations, without having been planned and implemented an improvement plan. It is considered necessary for the general good of the group, both the organization itself as the educational level of its actors, reflected in an opportunity for improvement and development. Undoubtedly, the role of evaluation of schools is self-knowledge of school organization, accountability and improvement of education. It can be argued that the process of self-evaluation and external evaluation provide improvements in the development of school organization, and all actors responsible for this development.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-23T12:09:25Z
2014-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12026
http://hdl.handle.net/10174/12026
url http://hdl.handle.net/10174/12026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540815785984