O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Ana Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/23458
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universiadde de Coimbra
id RCAP_a6060253b9d4db6d61583a6cd53816f9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/23458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométricaRevisão de literaturaAprendizagem organizacionalDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universiadde de CoimbraNeste trabalho pretendemos demonstrar o desenvolvimento das publicações em aprendizagem organizacional desde 2001 até à época. Para aceder aos trabalhos considerados mais significativos, procedemos a uma “keyword search” e a uma “citation search”, circunscrevendo a nossa amostra a 127 artigos. Os resultados demonstram que se registou um elevado número de publicações na área, sendo que na sua maioria são trabalhos empíricos. Apresentamos ainda os autores mais activos e revistas de maior impacto a publicar artigos sobre o tema, bem como o nível de análise mais utilizado para estudar a aprendizagem organizacional. Identificámos ainda os conceitos e temáticas que têm sido relacionados com aprendizagem organizacional e, baseando-nos na metodologia da análise de conteúdo, procedemos a uma discriminação dos aspectos mais referidos para definir o tema. De acordo com os resultados alcançados, propomo-nos a estabelecer em que ponto se encontra a evolução do conceito em causa, tendo em conta o modelo de três estádios de Reichers e Schneider (1990). Finalmente, sendo o método utilizado uma alternativa às revisões de literatura geralmente realizadas, procedemos também a uma ponderação das suas vantagens e limitações.In this paper we attempt to map the development of the publishing in organizational learning since 2001 to date. To access the most significant papers, we proceeded to a keyword search and a citation search, and limited our sample to 127 articles. The results show that there was a large number of publications in the area, which are mostly empirical work. We present also the most active authors, the higher impact journals that publish articles in the area and the level of analysis more used to study organizational learning. We also identified the concepts that are linked to this theme, and basing ourselves on the content analysis methodology, we make a presentation of the most cited aspects to define the theme. According to the results, we propose to establish in what extent is the evolution of the concept, taking into account the three stages model of Reichers and Schneider (1990). Finally, we make a consideration of the advantages e limitations of the used method, an alternative to the literature reviews generally conducted.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23458http://hdl.handle.net/10316/23458porJordão, Ana Cristina Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:18.862715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
title O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
spellingShingle O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
Jordão, Ana Cristina Gonçalves
Revisão de literatura
Aprendizagem organizacional
title_short O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
title_full O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
title_fullStr O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
title_full_unstemmed O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
title_sort O que se diz e o que se faz em aprendizagem organizacional : Uma revisão bibliométrica
author Jordão, Ana Cristina Gonçalves
author_facet Jordão, Ana Cristina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Ana Cristina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão de literatura
Aprendizagem organizacional
topic Revisão de literatura
Aprendizagem organizacional
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universiadde de Coimbra
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/23458
http://hdl.handle.net/10316/23458
url http://hdl.handle.net/10316/23458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133773330120704