A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonello,Claudia Simone
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Godoy,Arilda Schmidt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000200008
Resumo: A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.
id ANPPGA-1_f7134e2f1b774fc0382a0de654c90f7a
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552010000200008
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmáticaaprendizagem organizacionalaprendizagem baseada em práticasabordagem multiparadigmáticarevisão de literaturamétodo de pesquisaA literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000200008Revista de Administração Contemporânea v.14 n.2 2010reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552010000200008info:eu-repo/semantics/openAccessAntonello,Claudia SimoneGodoy,Arilda Schmidtpor2010-03-26T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552010000200008Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2010-03-26T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática
title A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática
spellingShingle A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática
Antonello,Claudia Simone
aprendizagem organizacional
aprendizagem baseada em práticas
abordagem multiparadigmática
revisão de literatura
método de pesquisa
title_short A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática
title_full A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática
title_fullStr A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática
title_full_unstemmed A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática
title_sort A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática
author Antonello,Claudia Simone
author_facet Antonello,Claudia Simone
Godoy,Arilda Schmidt
author_role author
author2 Godoy,Arilda Schmidt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonello,Claudia Simone
Godoy,Arilda Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem organizacional
aprendizagem baseada em práticas
abordagem multiparadigmática
revisão de literatura
método de pesquisa
topic aprendizagem organizacional
aprendizagem baseada em práticas
abordagem multiparadigmática
revisão de literatura
método de pesquisa
description A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552010000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552010000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.14 n.2 2010
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209051700363264