As escritas das crianças: desenvolver a linguagem no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9826 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a aquisição e a aprendizagem da linguagem através das relações de comunicação estabelecidas entre o bebé e a família, e entre aquele e outros adultos e crianças mais velhas e que lhe são próximos, nos seus primeiros anos de vida. Em correlação, surgem as conceções precoces acerca da linguagem escrita, que cada criança elabora antes mesmo de enveredar no ensino formal, e que se refletem nas suas múltiplas tentativas de escrita, que, por sua vez, vão progredindo, no sentido da utilização correta e funcional do código escrito. Neste sentido, no pré-escolar, a literacia emergente assume um papel primordial e fundamental no desenvolvimento, na criança, de competências de leitura e escrita, tão essenciais para a efetiva aprendizagem da linguagem escrita, aquando do processo de alfabetização. Assim, tendo por base as conceções precoces sobre a escrita demonstradas por um grupo específico de crianças do pré-escolar, de idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação de competências de leitura e escrita, foi implementado e dinamizado um projeto de intervenção. Este projeto contou com a participação do grupo de crianças em que os primeiros sujeitos referidos estavam inseridos. Este grupo constituído, no total, por vinte e três crianças, caracterizou-se pela sua heterogeneidade de idades, compreendendo crianças entre os dois e os cinco anos de idade. O objetivo primordial da implementação deste projeto de intervenção foi o de estimular o desenvolvimento da linguagem escrita, consagrando-se um trabalho e um tempo dedicado especificamente às crianças dos quatro e dos cinco anos. Estas, como sujeitos participantes do teste inicial, foram alvo, aquando da finalização do projeto de intervenção, de um teste final, cuja finalidade foi a da verificação da possível progressão das competências de leitura e escrita das mesmas. E, consequentemente, de avaliação da adequabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção face ao objetivo primordial visado. |
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O presente trabalho aborda a aquisição e a aprendizagem da linguagem através das relações de comunicação estabelecidas entre o bebé e a família, e entre aquele e outros adultos e crianças mais velhas e que lhe são próximos, nos seus primeiros anos de vida. Em correlação, surgem as conceções precoces acerca da linguagem escrita, que cada criança elabora antes mesmo de enveredar no ensino formal, e que se refletem nas suas múltiplas tentativas de escrita, que, por sua vez, vão progredindo, no sentido da utilização correta e funcional do código escrito. Neste sentido, no pré-escolar, a literacia emergente assume um papel primordial e fundamental no desenvolvimento, na criança, de competências de leitura e escrita, tão essenciais para a efetiva aprendizagem da linguagem escrita, aquando do processo de alfabetização. Assim, tendo por base as conceções precoces sobre a escrita demonstradas por um grupo específico de crianças do pré-escolar, de idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação de competências de leitura e escrita, foi implementado e dinamizado um projeto de intervenção. Este projeto contou com a participação do grupo de crianças em que os primeiros sujeitos referidos estavam inseridos. Este grupo constituído, no total, por vinte e três crianças, caracterizou-se pela sua heterogeneidade de idades, compreendendo crianças entre os dois e os cinco anos de idade. O objetivo primordial da implementação deste projeto de intervenção foi o de estimular o desenvolvimento da linguagem escrita, consagrando-se um trabalho e um tempo dedicado especificamente às crianças dos quatro e dos cinco anos. Estas, como sujeitos participantes do teste inicial, foram alvo, aquando da finalização do projeto de intervenção, de um teste final, cuja finalidade foi a da verificação da possível progressão das competências de leitura e escrita das mesmas. E, consequentemente, de avaliação da adequabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção face ao objetivo primordial visado. |
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