Conceções sobre a escrita na Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Macedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9488
Resumo: A linguagem humana constitui um sistema simbólico que permite ao Homem exercer a capacidade inata de se exprimir e de comunicar com os outros, ao mesmo tempo que se realizam aprendizagens, organizando o pensamento. A aquisição da linguagem pela criança tem como condição necessária os estímulos que a mesma adquire do meio circundante/envolvente, configurando-se, assim, a linguagem como uma construção social. Desde muito cedo que as crianças se questionam e colocam hipóteses sobre as marcas da escrita que as rodeiam, em termos de funções, características e relações com o oral, associando a estas hipóteses as suas representações acerca da utilidade da linguagem escrita. São as chamadas conceções precoces sobre a escrita, fator educativamente determinante para o processo de abordagem/aprendizagem, já no Jardim de Infância. Neste contexto, o conhecimento acerca das conceções sobre a escrita em Educação Pré-Escolar apresenta-se como uma solução do combate ao insucesso escolar relativo à descoberta da linguagem escrita, pois, quantas mais experiências e atividades relacionadas com esta competência forem oferecidas às crianças, mais elas estarão aptas no processo de ensino/aprendizagem da mesma. É neste âmbito que surge o presente relatório, em que é apresentada uma componente teórica que contém a definição de linguagem escrita, a abordagem desta na Educação PréEscolar, as concetualizações sobre a escrita, o papel do Educador nesta fase de aprendizagem e também uma análise das Orientações Curriculares relativamente à parte desta competência. A parte prática deste trabalho relata o contexto educativo da Prática de Ensino Supervisionada e as atividades aí desenvolvidas. De seguida, apresenta-se um estudo transversal realizado por observação direta, direcionado a crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, por forma a perceber as suas conceções sobre a escrita. Na sequência do estudo realizado, descrevem-se ainda algumas atividades desenvolvidas à posteriori com as crianças de modo a promover a escrita.
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