A abordagem à linguagem escrita no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionisio, Suzana Adelina dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7595
Resumo: A linguagem é o maior meio de comunicação do ser humano. É adquirida naturalmente e já muito trabalhada na educação pré-escolar. Recentemente, surgiram estudos de vários autores que defendem que a aprendizagem da escrita não deve ser desvalorizada na idade do pré-escolar mas sim abordada precocemente de uma forma intencional por parte dos educadores. Considera-se que se deve promover a emergência da escrita nas crianças, fazendo delas construtores ativos do seu próprio conhecimento e valorizando sempre as suas conceções sobre a escrita. A curiosidade natural da criança leva-a a querer saber e a aprender mais sobre a escrita e, por isso, esta aprendizagem não deve ser deixada somente para a altura do ensino formal, ou seja, o 1.º ciclo. Este trabalho trata, numa parte teórica, a abordagem da escrita na educação pré-escolar, as conceções infantis das crianças, a apreensão e apropriação da escrita, uma análise das orientações curriculares e também o papel do educador. A parte prática relata o contexto educativo de estágio e as diferentes atividades realizadas de forma a promover a emergência da escrita. Em síntese, este estudo pretende mostrar a importância da abordagem à escrita no pré-escolar como forma de preparar as crianças para os ensinamentos formais do 1.º ciclo, para que assim estejam mais destinados ao sucesso escolar.
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