Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4599 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma averiguação dos conceitos e fundamentosda educação, da formação e do ensino para análise das modalidadespresencial e a distância. A modalidade de ensino a distância permite, através do recurso àsTecnologias de Informação e Comunicação, a actualização e aprofundamentodo conhecimento, numa óptica de desempenho futuro de uma qualquer actividade com eficiência e eficácia. O conhecimento também deve serobtido de forma permanente e ao longo da vida. A Guarda Nacional Republicana, no quadro das Forças e Serviços de Segurança de Portugal, no cumprimento da sua missão tem entre outras de garantir a segurança e ordem pública. Para cumprir tal tarefa, torna-se fundamental que os seus membros se encontrem adequadamente preparados. Nesse sentido é fundamental que aaquisição, aperfeiçoamento e aprofundamento do conhecimento ocorram permanentemente. A adopção da modalidade de ensino a distância tem fortes condições desucesso, pois o universo estudado, Curso de Promoção a Cabo 2003/2004 eos candidatos ao Curso de Promoção a Cabo 2004/2005, apresentaramcompetências adequadas na área das Tecnologias de Informação eComunicação e uma forte motivação para a aceitação e frequência de acções naquele modelo formativo. |
id |
RCAP_a6560bf7830a9c014416423b669971f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4599 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNRGNR - Guarda Nacional RepublicanaGestão da informaçãoEnsino à distânciaTecnologias da informação e comunicaçãoO presente trabalho propõe uma averiguação dos conceitos e fundamentosda educação, da formação e do ensino para análise das modalidadespresencial e a distância. A modalidade de ensino a distância permite, através do recurso àsTecnologias de Informação e Comunicação, a actualização e aprofundamentodo conhecimento, numa óptica de desempenho futuro de uma qualquer actividade com eficiência e eficácia. O conhecimento também deve serobtido de forma permanente e ao longo da vida. A Guarda Nacional Republicana, no quadro das Forças e Serviços de Segurança de Portugal, no cumprimento da sua missão tem entre outras de garantir a segurança e ordem pública. Para cumprir tal tarefa, torna-se fundamental que os seus membros se encontrem adequadamente preparados. Nesse sentido é fundamental que aaquisição, aperfeiçoamento e aprofundamento do conhecimento ocorram permanentemente. A adopção da modalidade de ensino a distância tem fortes condições desucesso, pois o universo estudado, Curso de Promoção a Cabo 2003/2004 eos candidatos ao Curso de Promoção a Cabo 2004/2005, apresentaramcompetências adequadas na área das Tecnologias de Informação eComunicação e uma forte motivação para a aceitação e frequência de acções naquele modelo formativo.The proposed work intends to inquire and present the main concepts ofeducation, training and teaching taking into account the more recentinnovations related with distance education. Distance education takes advantage of Information and Communication Technologies, to update and to foster knowledge. Such facilitiesmust be seen into a perspective of enhancing human resources quality and excellence. Theymust be provided taken into account thatknowledge must be a permanent requirement every the professional activity. The Police Corp Guarda Nacional Republicana, in frame of its mission has among others, to guarantee security and public order, within the Portuguese Forces and Security Services context. To fulfil such task, it becomes critical that its members found themselvesprepared adequately. In this sense, one basic requirement is the need toprovide that both acquisition and deepening of the knowledge occur permanently. The adoption of the distance education strategy shows to have strong successconditions. Therefore, the studied universe, Curso de Promoção a Cabo 2003/2004 and candidates to the Curso de Promoção a Cabo 2004/2005, had presented abilities adjusted in the area of the Information and Communication and Technologies and one strong motivation for the acceptance and frequency of distance education strategies.Universidade de Aveiro2011-12-16T14:59:41Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4599porGraça, Jorge Manuel Viegasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:25Zoai:ria.ua.pt:10773/4599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:31.136357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR |
title |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR |
spellingShingle |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR Graça, Jorge Manuel Viegas GNR - Guarda Nacional Republicana Gestão da informação Ensino à distância Tecnologias da informação e comunicação |
title_short |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR |
title_full |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR |
title_fullStr |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR |
title_full_unstemmed |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR |
title_sort |
Avaliação da adopção da formação a distância: o caso de estudo da GNR |
author |
Graça, Jorge Manuel Viegas |
author_facet |
Graça, Jorge Manuel Viegas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Jorge Manuel Viegas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GNR - Guarda Nacional Republicana Gestão da informação Ensino à distância Tecnologias da informação e comunicação |
topic |
GNR - Guarda Nacional Republicana Gestão da informação Ensino à distância Tecnologias da informação e comunicação |
description |
O presente trabalho propõe uma averiguação dos conceitos e fundamentosda educação, da formação e do ensino para análise das modalidadespresencial e a distância. A modalidade de ensino a distância permite, através do recurso àsTecnologias de Informação e Comunicação, a actualização e aprofundamentodo conhecimento, numa óptica de desempenho futuro de uma qualquer actividade com eficiência e eficácia. O conhecimento também deve serobtido de forma permanente e ao longo da vida. A Guarda Nacional Republicana, no quadro das Forças e Serviços de Segurança de Portugal, no cumprimento da sua missão tem entre outras de garantir a segurança e ordem pública. Para cumprir tal tarefa, torna-se fundamental que os seus membros se encontrem adequadamente preparados. Nesse sentido é fundamental que aaquisição, aperfeiçoamento e aprofundamento do conhecimento ocorram permanentemente. A adopção da modalidade de ensino a distância tem fortes condições desucesso, pois o universo estudado, Curso de Promoção a Cabo 2003/2004 eos candidatos ao Curso de Promoção a Cabo 2004/2005, apresentaramcompetências adequadas na área das Tecnologias de Informação eComunicação e uma forte motivação para a aceitação e frequência de acções naquele modelo formativo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2011-12-16T14:59:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4599 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137473746436096 |