As flautas transversais de uma chave nos séc. XVII e XVIII: estudo comparativo teórico-prático entre os traversos Hotteterre, Grenser e J. H. Rottenburgh: panorama evolutivo das características da música da mesma época escrita para estes instrumentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10574 |
Resumo: | A flauta transversal barroca não é muito conhecida no meio musical. Ainda não foram feitos todos os estudos e toda a investigação necessários à compreensão de todo o seu funcionamento em termos acústicos. Tentou-se, com este estudo, conhecer um pouco melhor a tendência evolutiva do Traverso ao longo dos séc. XVII e XVIII, tanto na sua furação interna e outras características da sua construção como no seu comportamento acústico a vários níveis. Analisou-se também brevemente a evolução da escrita musical para o traverso nesse período e falou-se da visão de flautistas e construtores sobre a autenticidade na interpretação historicamente informada. |
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As flautas transversais de uma chave nos séc. XVII e XVIII: estudo comparativo teórico-prático entre os traversos Hotteterre, Grenser e J. H. Rottenburgh: panorama evolutivo das características da música da mesma época escrita para estes instrumentosTraversoFlauta barrocaGrenserJ. H. RottenburghHotteterreMúsica antigaBaroque fluteBaroque musicA flauta transversal barroca não é muito conhecida no meio musical. Ainda não foram feitos todos os estudos e toda a investigação necessários à compreensão de todo o seu funcionamento em termos acústicos. Tentou-se, com este estudo, conhecer um pouco melhor a tendência evolutiva do Traverso ao longo dos séc. XVII e XVIII, tanto na sua furação interna e outras características da sua construção como no seu comportamento acústico a vários níveis. Analisou-se também brevemente a evolução da escrita musical para o traverso nesse período e falou-se da visão de flautistas e construtores sobre a autenticidade na interpretação historicamente informada.The baroque flute is still not very well known in the musical world. There’s still a lot to learn about it’s acoustical performance and way of function, and plenty of investigation left to do in this area, with new technologies already available. With this study I tried to learn more about the tendencies in the acoustic evolution of three different traversos and the way they were made, and also how the way to write music for them evolved as well during that same period. This work tried to restart the theme of the search for authenticity in Early Music performances.Silva, Pedro Alexandre Sousa eRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosme, Sofia Ferreira da Silva2017-12-07T11:07:25Z2017-11-252017-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/pngapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.22/10574TID:201770539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:33.238600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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