A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Catarina Passos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35474
Resumo: “A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da flauta transversal” dá nome ao presente relatório que está dividido em duas partes, iniciando-se com a apresentação do relatório de estágio realizado na Academia de Música de Óbidos, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e da orientadora cooperante, Professora Micaela Pinheiro. Na segunda parte e numa vertente pedagógica, pretende-se abordar neste trabalho a introdução de requisitos importantes para a interpretação da música barroca em performances não históricas, no caso da Flauta Transversal nos níveis de iniciação, básico e secundário do ensino especializado da música. Serão abordados quatro requisitos importantes: Sonoridade, Afinação, Vibrato e Articulação. Tem-se também como objectivo desenvolver um conjunto de instrumentos, como exercícios, que possam ser aplicados no contexto de aprendizagem criando uma fonte de auxílio tanto para professores como alunos; Abstract: “The pedagogical application of the requirements of the Baroque repertoire in the official teaching of the transverse flute” names this report, which is divided into two parts: it begins with the presentation of the report of Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música em Ensino de Música held at Academia de Música de Óbidos, for the obtainance of a Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Doctor Monika Streitová and the cooperating advisor, Professor Micaela Pinheiro. In the second part and in a pedagogical aspect, this work intends to address the introduction of important requirements for the interpretation of baroque music in non-historical performances, in the case of the Flute at the initiation, basic and secondary levels of specialized music education. Four important requirements will be addressed: Sound, Tuning, Vibrato and Articulation. The aim is also to develop a set of instruments, such as exercises, that can be applied in the learning context, creating a source of help for both teachers and students.
id RCAP_9c567974388900a34a0c278a8ec8a6a9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta TransversalFlauta TransversalEnsinoPerformance historicamente informadaBarrocoTransverse FluteTeachingHistorically informed performanceBaroque“A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da flauta transversal” dá nome ao presente relatório que está dividido em duas partes, iniciando-se com a apresentação do relatório de estágio realizado na Academia de Música de Óbidos, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e da orientadora cooperante, Professora Micaela Pinheiro. Na segunda parte e numa vertente pedagógica, pretende-se abordar neste trabalho a introdução de requisitos importantes para a interpretação da música barroca em performances não históricas, no caso da Flauta Transversal nos níveis de iniciação, básico e secundário do ensino especializado da música. Serão abordados quatro requisitos importantes: Sonoridade, Afinação, Vibrato e Articulação. Tem-se também como objectivo desenvolver um conjunto de instrumentos, como exercícios, que possam ser aplicados no contexto de aprendizagem criando uma fonte de auxílio tanto para professores como alunos; Abstract: “The pedagogical application of the requirements of the Baroque repertoire in the official teaching of the transverse flute” names this report, which is divided into two parts: it begins with the presentation of the report of Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música em Ensino de Música held at Academia de Música de Óbidos, for the obtainance of a Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Doctor Monika Streitová and the cooperating advisor, Professor Micaela Pinheiro. In the second part and in a pedagogical aspect, this work intends to address the introduction of important requirements for the interpretation of baroque music in non-historical performances, in the case of the Flute at the initiation, basic and secondary levels of specialized music education. Four important requirements will be addressed: Sound, Tuning, Vibrato and Articulation. The aim is also to develop a set of instruments, such as exercises, that can be applied in the learning context, creating a source of help for both teachers and students.Universidade de Évora2023-08-16T11:38:13Z2023-08-162023-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35474http://hdl.handle.net/10174/35474TID:203342615porDepartamento de Músicacatarina.passos.o@gmail.com203Oliveira, Catarina Passos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:53.120176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal
title A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal
spellingShingle A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal
Oliveira, Catarina Passos de
Flauta Transversal
Ensino
Performance historicamente informada
Barroco
Transverse Flute
Teaching
Historically informed performance
Baroque
title_short A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal
title_full A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal
title_fullStr A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal
title_full_unstemmed A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal
title_sort A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da Flauta Transversal
author Oliveira, Catarina Passos de
author_facet Oliveira, Catarina Passos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Catarina Passos de
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta Transversal
Ensino
Performance historicamente informada
Barroco
Transverse Flute
Teaching
Historically informed performance
Baroque
topic Flauta Transversal
Ensino
Performance historicamente informada
Barroco
Transverse Flute
Teaching
Historically informed performance
Baroque
description “A aplicação pedagógica dos requisitos do reportório barroco no ensino oficial da flauta transversal” dá nome ao presente relatório que está dividido em duas partes, iniciando-se com a apresentação do relatório de estágio realizado na Academia de Música de Óbidos, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e da orientadora cooperante, Professora Micaela Pinheiro. Na segunda parte e numa vertente pedagógica, pretende-se abordar neste trabalho a introdução de requisitos importantes para a interpretação da música barroca em performances não históricas, no caso da Flauta Transversal nos níveis de iniciação, básico e secundário do ensino especializado da música. Serão abordados quatro requisitos importantes: Sonoridade, Afinação, Vibrato e Articulação. Tem-se também como objectivo desenvolver um conjunto de instrumentos, como exercícios, que possam ser aplicados no contexto de aprendizagem criando uma fonte de auxílio tanto para professores como alunos; Abstract: “The pedagogical application of the requirements of the Baroque repertoire in the official teaching of the transverse flute” names this report, which is divided into two parts: it begins with the presentation of the report of Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música em Ensino de Música held at Academia de Música de Óbidos, for the obtainance of a Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Doctor Monika Streitová and the cooperating advisor, Professor Micaela Pinheiro. In the second part and in a pedagogical aspect, this work intends to address the introduction of important requirements for the interpretation of baroque music in non-historical performances, in the case of the Flute at the initiation, basic and secondary levels of specialized music education. Four important requirements will be addressed: Sound, Tuning, Vibrato and Articulation. The aim is also to develop a set of instruments, such as exercises, that can be applied in the learning context, creating a source of help for both teachers and students.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-16T11:38:13Z
2023-08-16
2023-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35474
http://hdl.handle.net/10174/35474
TID:203342615
url http://hdl.handle.net/10174/35474
identifier_str_mv TID:203342615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
catarina.passos.o@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136721371136000