INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39606
Resumo: Neste trabalho de conclusão final será abordado o processo de iniciação ao estudo e performance com a flauta barroca, desde o primeiro contato com o instrumento antigo até os subsídios utilizados durante a análise, estudo e performance das Fantasias Nº 1 e N 11 para Flauta Solo de G. P. Telemann. Além disso, será abordado o processo de tradução para o português do Método para a Flauta de uma Chave de Janice Boland, que é um guia fundamental para flautistas modernos que desejam aprender o instrumento antigo. Será descrito o processo da tradução e quais os protocolos que foram utilizados para que fosse possível realizar a tradução.
id UFBA-2_d4101eedf815c1f9fa1b6c4a021a32eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39606
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-07-15T13:39:37Z2024-07-15T13:39:37Z2023-09-05https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39606Neste trabalho de conclusão final será abordado o processo de iniciação ao estudo e performance com a flauta barroca, desde o primeiro contato com o instrumento antigo até os subsídios utilizados durante a análise, estudo e performance das Fantasias Nº 1 e N 11 para Flauta Solo de G. P. Telemann. Além disso, será abordado o processo de tradução para o português do Método para a Flauta de uma Chave de Janice Boland, que é um guia fundamental para flautistas modernos que desejam aprender o instrumento antigo. Será descrito o processo da tradução e quais os protocolos que foram utilizados para que fosse possível realizar a tradução.This work investigates how present-day flutists learn the Baroque flute. It addresses some technical issues of the instrument and describes the processes of analysis, practicing and performing G. P. Telemann´s Fantasien for solo flute No. 1 and No. 11. It presents discussions and the protocols adopted while translating into Portuguese Janice Boland's Method for One-Keyed Flute, a fundamental guide for modern flutists who wish to learn the ancient instrument.porUniversidade Federal da BahiaMÚSICAUFBABrasilEscola de MúsicaBaroque FluteTelemannMethodTranslationStudy ProcessAnalysis and PerformanceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALFlauta BarrocaTelemannMétodoTraduçãoProcesso de EstudoAnálise e PerformanceINICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.INITIATION TO STUDY AND PERFORMANCE ON THE TRANSVERSE FLUTE: Memorial of study processes and translation of a method for the One-Keyed Flute.Mestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRobatto, LucasBarbosa da Silva, Joel LuísLanfranchi, LíviaCaetano de Paula Fonseca, Lucas Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALLUCAS CAETANO - TCC - FINAL E REVISADO.pdfLUCAS CAETANO - TCC - FINAL E REVISADO.pdfapplication/pdf83658111https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39606/1/LUCAS%20CAETANO%20-%20TCC%20-%20FINAL%20E%20REVISADO.pdfe0ec144a8fc5fa0bb526ccad4c631085MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39606/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/396062024-07-15 10:39:38.308open accessoai:repositorio.ufba.br:ri/39606TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtbykgbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlL291IGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBlL291IHbDrWRlby4KCk8gYXV0b3Igb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIGUvb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8OjbywgcG9kZW5kbyBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKCk8gYXV0b3Igb3UgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTywgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPLCBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIChzKSBzZXUocykgbm9tZSAocykgb3UgbyAocykgbm9tZSAocykgZG8gKHMpIGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-07-15T13:39:38Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv INITIATION TO STUDY AND PERFORMANCE ON THE TRANSVERSE FLUTE: Memorial of study processes and translation of a method for the One-Keyed Flute.
title INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
spellingShingle INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Flauta Barroca
Telemann
Método
Tradução
Processo de Estudo
Análise e Performance
Baroque Flute
Telemann
Method
Translation
Study Process
Analysis and Performance
title_short INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
title_full INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
title_fullStr INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
title_full_unstemmed INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
title_sort INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
author Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes
author_facet Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robatto, Lucas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa da Silva, Joel Luís
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lanfranchi, Lívia
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes
contributor_str_mv Robatto, Lucas
Barbosa da Silva, Joel Luís
Lanfranchi, Lívia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Flauta Barroca
Telemann
Método
Tradução
Processo de Estudo
Análise e Performance
Baroque Flute
Telemann
Method
Translation
Study Process
Analysis and Performance
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta Barroca
Telemann
Método
Tradução
Processo de Estudo
Análise e Performance
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Baroque Flute
Telemann
Method
Translation
Study Process
Analysis and Performance
description Neste trabalho de conclusão final será abordado o processo de iniciação ao estudo e performance com a flauta barroca, desde o primeiro contato com o instrumento antigo até os subsídios utilizados durante a análise, estudo e performance das Fantasias Nº 1 e N 11 para Flauta Solo de G. P. Telemann. Além disso, será abordado o processo de tradução para o português do Método para a Flauta de uma Chave de Janice Boland, que é um guia fundamental para flautistas modernos que desejam aprender o instrumento antigo. Será descrito o processo da tradução e quais os protocolos que foram utilizados para que fosse possível realizar a tradução.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-15T13:39:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-15T13:39:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Profissional
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39606
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
MÚSICA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39606/1/LUCAS%20CAETANO%20-%20TCC%20-%20FINAL%20E%20REVISADO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39606/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e0ec144a8fc5fa0bb526ccad4c631085
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813275548004122624