INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39606 |
Resumo: | Neste trabalho de conclusão final será abordado o processo de iniciação ao estudo e performance com a flauta barroca, desde o primeiro contato com o instrumento antigo até os subsídios utilizados durante a análise, estudo e performance das Fantasias Nº 1 e N 11 para Flauta Solo de G. P. Telemann. Além disso, será abordado o processo de tradução para o português do Método para a Flauta de uma Chave de Janice Boland, que é um guia fundamental para flautistas modernos que desejam aprender o instrumento antigo. Será descrito o processo da tradução e quais os protocolos que foram utilizados para que fosse possível realizar a tradução. |
id |
UFBA-2_d4101eedf815c1f9fa1b6c4a021a32eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/39606 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2024-07-15T13:39:37Z2024-07-15T13:39:37Z2023-09-05https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39606Neste trabalho de conclusão final será abordado o processo de iniciação ao estudo e performance com a flauta barroca, desde o primeiro contato com o instrumento antigo até os subsídios utilizados durante a análise, estudo e performance das Fantasias Nº 1 e N 11 para Flauta Solo de G. P. Telemann. Além disso, será abordado o processo de tradução para o português do Método para a Flauta de uma Chave de Janice Boland, que é um guia fundamental para flautistas modernos que desejam aprender o instrumento antigo. Será descrito o processo da tradução e quais os protocolos que foram utilizados para que fosse possível realizar a tradução.This work investigates how present-day flutists learn the Baroque flute. It addresses some technical issues of the instrument and describes the processes of analysis, practicing and performing G. P. Telemann´s Fantasien for solo flute No. 1 and No. 11. It presents discussions and the protocols adopted while translating into Portuguese Janice Boland's Method for One-Keyed Flute, a fundamental guide for modern flutists who wish to learn the ancient instrument.porUniversidade Federal da BahiaMÚSICAUFBABrasilEscola de MúsicaBaroque FluteTelemannMethodTranslationStudy ProcessAnalysis and PerformanceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALFlauta BarrocaTelemannMétodoTraduçãoProcesso de EstudoAnálise e PerformanceINICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave.INITIATION TO STUDY AND PERFORMANCE ON THE TRANSVERSE FLUTE: Memorial of study processes and translation of a method for the One-Keyed Flute.Mestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRobatto, LucasBarbosa da Silva, Joel LuísLanfranchi, LíviaCaetano de Paula Fonseca, Lucas Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALLUCAS CAETANO - TCC - FINAL E REVISADO.pdfLUCAS CAETANO - TCC - FINAL E REVISADO.pdfapplication/pdf83658111https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39606/1/LUCAS%20CAETANO%20-%20TCC%20-%20FINAL%20E%20REVISADO.pdfe0ec144a8fc5fa0bb526ccad4c631085MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39606/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/396062024-07-15 10:39:38.308open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-07-15T13:39:38Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
INITIATION TO STUDY AND PERFORMANCE ON THE TRANSVERSE FLUTE: Memorial of study processes and translation of a method for the One-Keyed Flute. |
title |
INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave. |
spellingShingle |
INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave. Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Flauta Barroca Telemann Método Tradução Processo de Estudo Análise e Performance Baroque Flute Telemann Method Translation Study Process Analysis and Performance |
title_short |
INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave. |
title_full |
INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave. |
title_fullStr |
INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave. |
title_full_unstemmed |
INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave. |
title_sort |
INICIAÇÃO AO ESTUDO E PERFORMANCE NO FLAUTO TRAVERSO: Memorial de processos de estudo e tradução de um método para a Flauta de uma Chave. |
author |
Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes |
author_facet |
Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Robatto, Lucas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barbosa da Silva, Joel Luís |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lanfranchi, Lívia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano de Paula Fonseca, Lucas Gomes |
contributor_str_mv |
Robatto, Lucas Barbosa da Silva, Joel Luís Lanfranchi, Lívia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL Flauta Barroca Telemann Método Tradução Processo de Estudo Análise e Performance Baroque Flute Telemann Method Translation Study Process Analysis and Performance |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flauta Barroca Telemann Método Tradução Processo de Estudo Análise e Performance |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Baroque Flute Telemann Method Translation Study Process Analysis and Performance |
description |
Neste trabalho de conclusão final será abordado o processo de iniciação ao estudo e performance com a flauta barroca, desde o primeiro contato com o instrumento antigo até os subsídios utilizados durante a análise, estudo e performance das Fantasias Nº 1 e N 11 para Flauta Solo de G. P. Telemann. Além disso, será abordado o processo de tradução para o português do Método para a Flauta de uma Chave de Janice Boland, que é um guia fundamental para flautistas modernos que desejam aprender o instrumento antigo. Será descrito o processo da tradução e quais os protocolos que foram utilizados para que fosse possível realizar a tradução. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-15T13:39:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-15T13:39:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Profissional info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39606 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia MÚSICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39606/1/LUCAS%20CAETANO%20-%20TCC%20-%20FINAL%20E%20REVISADO.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39606/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0ec144a8fc5fa0bb526ccad4c631085 d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813275548004122624 |