A representação de cervídeos no complexo rupestre do parque nacional serra da capivara: morfologias, sintaxe e contextos arqueológicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignácio, Elaine
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/418
Resumo: A análise morfológica das pinturas de cervídeos permitiu identificar um conjunto restrito de temáticas. A sintaxe dessas temáticas sugeriu a organização dos temas em dois grandes conjuntos: as cenas com ou sem a presença da figura humana. No primeiro grupo, identificamos três temas: o cervídeo isolado (tema identitário de base), o cervídeo em representação dupla (que ilustra três unidades básicas do comportamento dos cervídeos: a conjugação dos dois sexos, a relação maternal e a dupla de machos, que pode ser vista como confronto entre eles) e os cervídeos em grupo (representação da unidade social dos cervídeos). No segundo grupo, identificamos dois temas relacionados com a caça: a caçada (o grupo dos humanos relacionando-se com o grupo dos cervídeos) e o antropomorfo carregando um cervídeo (figura simbiótica por excelência). Se procurarmos articular os diferentes temas, percebemos que todos se baseiam numa compreensão detalhada do comportamento dos cervídeos na sua relação com os humanos, ou seja, os diferentes temas ilustram os momentos essenciais dessa relação, que poderemos designar por simbiótica: os cervídeos são sustento e componente identitário dos humanos e os humanos são a garantia da preservação dos cervídeos. O antropomorfo que carrega o cervídeo é um elemento que coroa esta relação. Nesta tese, realizaram-se 4 capítulos sequenciais que permitem a compreensão visual das informações acima citadas. Foi escolhido um sítio arqueológico, a Toca do Pinga do Boi, no qual, a totalidade dos 131 cervídeos pintados foram analisados em detalhe (capítulo II), realizando uma base de dados informatizada que pode ser consultada impressa no volume II e em formato digital no CD em anexo. Seleccionámos composições que representam as diferentes temáticas e comparamos com composições de outros 48 sítios arqueológicos da região do Parque Nacional Serra da Capivara (capítulo IV). Apresentamos informações contextuais associadas aos aspectos Fisiográficos e culturais dessa região (capítulo I) e detalhamos o comportamento animal dos cervídeos - em especial do Blastocerus dichotomus, conhecido como veado galheiro ou cervo do pantanal, desta espécie foram encontrados vestígios fósseis, permitindo realizar co-relações faunísticas e paleoambientais (capítulo III). O estudo da arte rupestre através da leitura visual dos desenhos orienta-nos na busca do entendimento da pré-história. Na arqueologia, a pesquisa interdisciplinar garante resultados coerentes, pois é possível observar relações em diversos níveis garantindo um conhecimento não específico daquele vestígio mas do homem e suas relações sócio-culturais-econômicas daquela época.
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No segundo grupo, identificamos dois temas relacionados com a caça: a caçada (o grupo dos humanos relacionando-se com o grupo dos cervídeos) e o antropomorfo carregando um cervídeo (figura simbiótica por excelência). Se procurarmos articular os diferentes temas, percebemos que todos se baseiam numa compreensão detalhada do comportamento dos cervídeos na sua relação com os humanos, ou seja, os diferentes temas ilustram os momentos essenciais dessa relação, que poderemos designar por simbiótica: os cervídeos são sustento e componente identitário dos humanos e os humanos são a garantia da preservação dos cervídeos. O antropomorfo que carrega o cervídeo é um elemento que coroa esta relação. Nesta tese, realizaram-se 4 capítulos sequenciais que permitem a compreensão visual das informações acima citadas. Foi escolhido um sítio arqueológico, a Toca do Pinga do Boi, no qual, a totalidade dos 131 cervídeos pintados foram analisados em detalhe (capítulo II), realizando uma base de dados informatizada que pode ser consultada impressa no volume II e em formato digital no CD em anexo. Seleccionámos composições que representam as diferentes temáticas e comparamos com composições de outros 48 sítios arqueológicos da região do Parque Nacional Serra da Capivara (capítulo IV). Apresentamos informações contextuais associadas aos aspectos Fisiográficos e culturais dessa região (capítulo I) e detalhamos o comportamento animal dos cervídeos - em especial do Blastocerus dichotomus, conhecido como veado galheiro ou cervo do pantanal, desta espécie foram encontrados vestígios fósseis, permitindo realizar co-relações faunísticas e paleoambientais (capítulo III). O estudo da arte rupestre através da leitura visual dos desenhos orienta-nos na busca do entendimento da pré-história. Na arqueologia, a pesquisa interdisciplinar garante resultados coerentes, pois é possível observar relações em diversos níveis garantindo um conhecimento não específico daquele vestígio mas do homem e suas relações sócio-culturais-econômicas daquela época.The morphological analysis of the deer paintings made possible the identification of a restricted set of themes. The syntax of these themes suggested the organization of the themes in two main sets: the scenes with human presence and the ones without it. In the first group, it is possible to identify three themes: the isolated deer (the theme of identity of the base), the deer in double representation (that illustrates three basic units of the deer’s behavior: the conjugation of both sexes, the maternal relationship and the two males, which may be seen as a confrontation between them) and the deer in group (representation of the social unity of the deer). In the second group, it is possible to identify two hunting related themes: the hunt (the group of humans relationing themselves with the group of deer) and the anthropomorphous carrying a deer (a symbiotic image by excellence). If we try to articulate the different themes, we understand that they rely on a detailed comprehension of the deer’s behavior in their relationship with the humans, in other words, the different themes illustrate the essential moments of the relationship that we may name as symbiotic: the deer are the sustenance and identity component of humans and the humans are the guarantee of the deer’s preservation. The anthropomorphous which carries the deer is an element that crowns this relationship. In this work there are 4 sequential chapters which make possible to have a visual understanding of the information quoted above. It has been chosen an archaeological site, the Toca do Pinga do Boi, in which all the 131 painted deer were analyzed in detail (chapter II), realizing a database which can be consulted in the impressed Volume II and in digitized format in the CD attached. We selected compositions which represent the different themes and compared them with composition from other 48 archaeological sites from the National Park Serra da Capivara (chapter IV). We present contextual information associated with the Physiographic and cultural aspects of that area (chapter I) and describe minutely the behavior deer’s behavior, especially of the Blastocerus dichotomus, known as “veado galheiro” or “cervo do pantanal”. There were found fossil evidences of that specie that allowed the realization of faunistic and paleoenvironmental co-relations (chapter III). The Rock-art study orientates us in the understanding of prehistory. In archaeology the interdisciplinary research guarantees coherent results, relations at different levels are observed, presenting a knowledge beyond the one of that specific trace, but of the man and his socio-cultural-economic relations in that time.2010-10-08T15:16:00Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/418porIgnácio, Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:25.756265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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