A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipa Leite
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25871
Resumo: O presente relatório de estágio reflete o desenvolvimento de uma prática pedagógica em contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC constitui um instrumento de suporte à observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor. Focaliza-se nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, relacionados com dimensões do ambiente educativo. Neste trabalho considerámos as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, clima de grupo, espaço para iniciativa e organização. Nos dois contextos de estágio, analisámos níveis de implicação das crianças e identificámos possíveis pontos de intervenção. Foram planificadas e levadas a cabo iniciativas com vista a melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho evidenciou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1.º CEB e de EPE, nomeadamente no apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas
id RCAP_a686d7bef40766c6ee2d569262a701fb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das criançasSistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)ImplicaçãoBem-estar emocionalClima relacionalO presente relatório de estágio reflete o desenvolvimento de uma prática pedagógica em contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC constitui um instrumento de suporte à observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor. Focaliza-se nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, relacionados com dimensões do ambiente educativo. Neste trabalho considerámos as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, clima de grupo, espaço para iniciativa e organização. Nos dois contextos de estágio, analisámos níveis de implicação das crianças e identificámos possíveis pontos de intervenção. Foram planificadas e levadas a cabo iniciativas com vista a melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho evidenciou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1.º CEB e de EPE, nomeadamente no apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativasThis internship report reflects the development of a pedagogical practice in the context of Primary Education and Pre-school Education supported by the Children Monitoring System (CMS). The CMS is a support instrument to observation, evaluation/reflection and intervention of the educator/teacher. It focuses on the levels of emotional well-being and involvement of children in relation to the dimensions of the educational environment. In this work we considered the following analysis dimensions of the educational environment: educational offer, group cooperation, room for initiative and organization. In the two internship contexts, we analyzed levels of involvement of the children and identified possible intervention points. Initiatives were planned and carried out to improve aspects related to the group/class cooperation and the levels of involvement shown by the children. Difficulties and conquests felt throughout the pedagogical practice are pointed out and the contribution of the CMS to the professional development of the trainee highlighted. The work showed the relevance of the use of CMS in the context of Primary Education and Pre-school Education, namely supporting the organization of observation, reflection and consequent decisions in educational interventions2019-04-30T10:24:31Z2018-07-23T00:00:00Z2018-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25871porSantos, Filipa Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:08Zoai:ria.ua.pt:10773/25871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:01.326787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
title A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
spellingShingle A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
Santos, Filipa Leite
Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)
Implicação
Bem-estar emocional
Clima relacional
title_short A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
title_full A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
title_fullStr A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
title_full_unstemmed A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
title_sort A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
author Santos, Filipa Leite
author_facet Santos, Filipa Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipa Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)
Implicação
Bem-estar emocional
Clima relacional
topic Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)
Implicação
Bem-estar emocional
Clima relacional
description O presente relatório de estágio reflete o desenvolvimento de uma prática pedagógica em contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC constitui um instrumento de suporte à observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor. Focaliza-se nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, relacionados com dimensões do ambiente educativo. Neste trabalho considerámos as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, clima de grupo, espaço para iniciativa e organização. Nos dois contextos de estágio, analisámos níveis de implicação das crianças e identificámos possíveis pontos de intervenção. Foram planificadas e levadas a cabo iniciativas com vista a melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho evidenciou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1.º CEB e de EPE, nomeadamente no apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-23T00:00:00Z
2018-07-23
2019-04-30T10:24:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25871
url http://hdl.handle.net/10773/25871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137644071878656