Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, André Alexandre Xavier
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20587
Resumo: O presente documento representa todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada onde frequentei o curso de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, fazendo uma exposição de todas as experiências de ensino/aprendizagens vividas na minha Prática no ano letivo de 2018/2019, no 2.º ciclo do Ensino Básico: 5.º e 6.º ano de Escolaridade. Sendo desenvolvido todo um trabalho relacionado, todos os conteúdos programados e a utilização do tema das novas tecnologias, realizando atividades importantes onde todos os alunos desenvolvessem a sua abordagem crítica/criativa, obtendo resultados de motivação e envolvimento com o objetivo dos alunos se ensinarem a si próprios, criando ferramentas a partir de softwares de gravação como o Logic e Audacity. Para além dos conhecimentos que o aluno tem atualmente em smartphones, tive como objetivo abrir o campo de conhecimento dos alunos demonstrando assim alguns recursos que os mesmos poderiam utilizar durante o seu percurso académico e mesmo até posteriormente durante a sua vida, desenvolvendo assim um possível caminho a seguir na minha prática como docente de Educação Musical. Neste percurso o professor tem um papel de construção de uma aprendizagem em contexto de sala de aula que seja igual para todos, havendo um elemento importante que define todo o trabalho que é a criação e o pensar em grupo.
id RCAP_a6912af1203ca0c119d004dce221542c
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básicoEducação musicalPrática de ensino supervisionadaMúsicaTecnologia na músicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente documento representa todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada onde frequentei o curso de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, fazendo uma exposição de todas as experiências de ensino/aprendizagens vividas na minha Prática no ano letivo de 2018/2019, no 2.º ciclo do Ensino Básico: 5.º e 6.º ano de Escolaridade. Sendo desenvolvido todo um trabalho relacionado, todos os conteúdos programados e a utilização do tema das novas tecnologias, realizando atividades importantes onde todos os alunos desenvolvessem a sua abordagem crítica/criativa, obtendo resultados de motivação e envolvimento com o objetivo dos alunos se ensinarem a si próprios, criando ferramentas a partir de softwares de gravação como o Logic e Audacity. Para além dos conhecimentos que o aluno tem atualmente em smartphones, tive como objetivo abrir o campo de conhecimento dos alunos demonstrando assim alguns recursos que os mesmos poderiam utilizar durante o seu percurso académico e mesmo até posteriormente durante a sua vida, desenvolvendo assim um possível caminho a seguir na minha prática como docente de Educação Musical. Neste percurso o professor tem um papel de construção de uma aprendizagem em contexto de sala de aula que seja igual para todos, havendo um elemento importante que define todo o trabalho que é a criação e o pensar em grupo.This document represents the whole process of Supervised Teaching Practice where I attended the Musical Education in Basic Education course, at the Higher School of Education of the Bragança Polytechnic Institute, giving an exposition of all the teaching / learning experiences lived in my Practice in the year of 2018/2019, in the 2nd cycle of Basic Education: 5th and 6th grade. Being developed all related work, all programmed content and the use of the theme of new technologies, performing important activities where all students develop their critical / creative approach, obtaining results of motivation and involvement with the goal of students to teach themselves themselves by creating tools from recording software such as Logic and Audacity. In addition to the knowledge that the student currently has on smartphones, I aimed to open the students' field of knowledge by demonstrating some resources that they could use during their academic career and even later in their life, thus developing a possible path. to follow in my practice as a teacher of Music Education. In this path, the teacher has a role in building classroom learning that is the same for everyone, with an important element that defines all the work that is creation and group thinking.Cardoso, MárioBiblioteca Digital do IPBGomes, André Alexandre Xavier2020-02-06T15:17:50Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20587TID:202418154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:25.276675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
Gomes, André Alexandre Xavier
Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Música
Tecnologia na música
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no ensino básico
author Gomes, André Alexandre Xavier
author_facet Gomes, André Alexandre Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Mário
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, André Alexandre Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Música
Tecnologia na música
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação musical
Prática de ensino supervisionada
Música
Tecnologia na música
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente documento representa todo o processo da Prática de Ensino Supervisionada onde frequentei o curso de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, fazendo uma exposição de todas as experiências de ensino/aprendizagens vividas na minha Prática no ano letivo de 2018/2019, no 2.º ciclo do Ensino Básico: 5.º e 6.º ano de Escolaridade. Sendo desenvolvido todo um trabalho relacionado, todos os conteúdos programados e a utilização do tema das novas tecnologias, realizando atividades importantes onde todos os alunos desenvolvessem a sua abordagem crítica/criativa, obtendo resultados de motivação e envolvimento com o objetivo dos alunos se ensinarem a si próprios, criando ferramentas a partir de softwares de gravação como o Logic e Audacity. Para além dos conhecimentos que o aluno tem atualmente em smartphones, tive como objetivo abrir o campo de conhecimento dos alunos demonstrando assim alguns recursos que os mesmos poderiam utilizar durante o seu percurso académico e mesmo até posteriormente durante a sua vida, desenvolvendo assim um possível caminho a seguir na minha prática como docente de Educação Musical. Neste percurso o professor tem um papel de construção de uma aprendizagem em contexto de sala de aula que seja igual para todos, havendo um elemento importante que define todo o trabalho que é a criação e o pensar em grupo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-06T15:17:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/20587
TID:202418154
url http://hdl.handle.net/10198/20587
identifier_str_mv TID:202418154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135382339584000