Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/18884 |
Resumo: | Este trabalho reflete o percurso da Prática de Ensino Supervisionada em turmas do 5.º e 6.º anos, no 2.º Ciclo do Ensino Básico que decorreu durante o ano letivo 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, em Bragança. Numa primeira fase percebi que as turmas em questão manifestavam pouco interesse para a disciplina de Educação Musical estando também pouco recetivos à participação nas atividades em lecionação. Através da observação direta, de um modelo de investigação em Educação Musical procurei perceber de que forma o desenvolvimento de atividades e estratégias fundamentadas em abordagens de pedagogia musical ativa proporcionaram práticas musicais e experiências mais apelativas em contexto de sala de aula. Seguindo a abordagem Orff-Schulwerk foram aplicados jogos musicais com instrumentos convencionais e não convencionais, o recurso à voz (canto), percussão corporal e outras ferramentas de forma a propiciar um ambiente mais envolvente aos alunos, na disciplina de Educação Musical. Foram ainda utilizadas as Novas Tecnologias de modo a dinamizar a prática letiva e a incorporar conceitos da Educação Musical sem recurso à exposição teórica e assim tentei perceber a sua relevânciana em contexto de ensino/aprendizagem. A ação desenvolvida e o processo de ensino/aprendizagem, em contexto de sala de aula, foram seguidas à luz das linhas curriculares para esta disciplina no quadro das Metas Curriculares do Ensino Básico. Posso referir que, de uma forma geral, foi observado que os alunos, alvo do estudo, apresentaram gradualmente mais interesse pelas atividades propostas, bem como a participação individual e em grupo foi aumentando substancialmente. |
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Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEducação MusicalPrática de ensino supervisionadaPedagogias musicais ativasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste trabalho reflete o percurso da Prática de Ensino Supervisionada em turmas do 5.º e 6.º anos, no 2.º Ciclo do Ensino Básico que decorreu durante o ano letivo 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, em Bragança. Numa primeira fase percebi que as turmas em questão manifestavam pouco interesse para a disciplina de Educação Musical estando também pouco recetivos à participação nas atividades em lecionação. Através da observação direta, de um modelo de investigação em Educação Musical procurei perceber de que forma o desenvolvimento de atividades e estratégias fundamentadas em abordagens de pedagogia musical ativa proporcionaram práticas musicais e experiências mais apelativas em contexto de sala de aula. Seguindo a abordagem Orff-Schulwerk foram aplicados jogos musicais com instrumentos convencionais e não convencionais, o recurso à voz (canto), percussão corporal e outras ferramentas de forma a propiciar um ambiente mais envolvente aos alunos, na disciplina de Educação Musical. Foram ainda utilizadas as Novas Tecnologias de modo a dinamizar a prática letiva e a incorporar conceitos da Educação Musical sem recurso à exposição teórica e assim tentei perceber a sua relevânciana em contexto de ensino/aprendizagem. A ação desenvolvida e o processo de ensino/aprendizagem, em contexto de sala de aula, foram seguidas à luz das linhas curriculares para esta disciplina no quadro das Metas Curriculares do Ensino Básico. Posso referir que, de uma forma geral, foi observado que os alunos, alvo do estudo, apresentaram gradualmente mais interesse pelas atividades propostas, bem como a participação individual e em grupo foi aumentando substancialmente.This report reflects the course of the Supervised Teaching Pratictice in 5th and 6th grades in the 2nd Basic Education Cycle, which took place during 2016/2017 school year, integrated on the Masters Degree in Teaching Music Education, in Bragança. In a first phase I realized that the classes in question showed little interest for the discipline of Music Education and also were not very receptive to participation in the activities in the lesson. Through the direct observation of a research model in music education, I tried to understand how the development of activities and strategies based on approaches of active musical pedagogy provided musical practices and more appealing experiences in the context of the classroom. Following the Orff-Schulwerk approach, musical games were applied with conventional and unconventional instruments, the use of voice (singing), body percussion and other tools in order to provide a more engaging environment for students in the Music Education discipline. New Technologies were also used in order to stimulate learner practice and to incorporate concepts of Music Education without recourse to theoretical exposition and, therefore, I tried to perceive its relevance in a teaching / learning context.The perfomed action and the process of teaching / learning, in the context of the classroom, were followed in the light of the curricular lines for this discipline within the framework of the Curricular Goals of Basic Education. I can say that, in general, it was observed that students, who were the target of the study, gradually showed more interest in the proposed activities, as well as individual and group participation increased substantially.Castro, Maria Isabel Ribeiro deBiblioteca Digital do IPBPinto, Patrícia Daniela Moreira2019-02-12T15:54:55Z201720162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18884TID:201825996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.599060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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