Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29264 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
id |
RCAP_a6928635c40d521f28b312cf6b979a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29264 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA659.4Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Numa realidade empresarial nacional composta essencialmente por negócios de pequena e média dimensão temos vindo a assistir a uma mudança na forma como estes encaram a Comunicação e as Relações Públicas, passando a percebê-las como forma de alcançar uma diferenciação no mercado. O presente trabalho tem então como objetivo compreender qual a estratégia comunicativa adotada por este tipo de empresas, e qual o contributo dessa opção estratégica para a criação de valor e desenvolvimento da empresa. Para a persecução do objetivo descrito será analisada a postura comunicativa e de Relações Públicas de uma empresa portuguesa, produtora de equipamentos de hidroterapia, na qual realizei estágio curricular, a Portcril SA. Esta será uma análise realizada através do estudo das ferramentas de Comunicação utilizadas pela Portcril e quais os seus efeitos nos fluxos de visita, reconhecimento, volume de vendas, e na imagem que os públicos têm da empresa. É então pretensão final compreender o papel da Comunicação no seio de uma pequena empresa, e a crescente perceção da importância da Comunicação para o crescimento e desenvolvimento empresarial.In a national reality composed mainly by small and medium sized companies there has been a change in the way these companies face Communication and Public Relations. They now perceive them has a way of achieving differentiation in a competitive market. The following assignment has as a purpose to understand which the communication strategy is adopted by these sort of companies, and which is the contribution of that strategic option to the creation of value and development of the company. To achieve the above described I will proceed to the analysis of the communicative and Public Relations attitude of a Portuguese Company, in which I have made a curricular internship, Portcril, SA. This analysis will be made through the study of the Communication tools used by Portcril, as well as its effects on the guest flows, recognition, sales volume and the Image perceived by the Target publics. The main objective is to comprehend the role of Communication in a small business, and the increased perception of Communication importance to business growth and development.Gama, Maria GabrielaUniversidade do MinhoTavares, Ana Cláudia Rocha20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29264por201225565info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:32.356903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA |
title |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA |
spellingShingle |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA Tavares, Ana Cláudia Rocha 659.4 |
title_short |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA |
title_full |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA |
title_fullStr |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA |
title_full_unstemmed |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA |
title_sort |
Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA |
author |
Tavares, Ana Cláudia Rocha |
author_facet |
Tavares, Ana Cláudia Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gama, Maria Gabriela Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Ana Cláudia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
659.4 |
topic |
659.4 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29264 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201225565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133090804662272 |