Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ana Cláudia Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29264
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_a6928635c40d521f28b312cf6b979a5a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA659.4Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Numa realidade empresarial nacional composta essencialmente por negócios de pequena e média dimensão temos vindo a assistir a uma mudança na forma como estes encaram a Comunicação e as Relações Públicas, passando a percebê-las como forma de alcançar uma diferenciação no mercado. O presente trabalho tem então como objetivo compreender qual a estratégia comunicativa adotada por este tipo de empresas, e qual o contributo dessa opção estratégica para a criação de valor e desenvolvimento da empresa. Para a persecução do objetivo descrito será analisada a postura comunicativa e de Relações Públicas de uma empresa portuguesa, produtora de equipamentos de hidroterapia, na qual realizei estágio curricular, a Portcril SA. Esta será uma análise realizada através do estudo das ferramentas de Comunicação utilizadas pela Portcril e quais os seus efeitos nos fluxos de visita, reconhecimento, volume de vendas, e na imagem que os públicos têm da empresa. É então pretensão final compreender o papel da Comunicação no seio de uma pequena empresa, e a crescente perceção da importância da Comunicação para o crescimento e desenvolvimento empresarial.In a national reality composed mainly by small and medium sized companies there has been a change in the way these companies face Communication and Public Relations. They now perceive them has a way of achieving differentiation in a competitive market. The following assignment has as a purpose to understand which the communication strategy is adopted by these sort of companies, and which is the contribution of that strategic option to the creation of value and development of the company. To achieve the above described I will proceed to the analysis of the communicative and Public Relations attitude of a Portuguese Company, in which I have made a curricular internship, Portcril, SA. This analysis will be made through the study of the Communication tools used by Portcril, as well as its effects on the guest flows, recognition, sales volume and the Image perceived by the Target publics. The main objective is to comprehend the role of Communication in a small business, and the increased perception of Communication importance to business growth and development.Gama, Maria GabrielaUniversidade do MinhoTavares, Ana Cláudia Rocha20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29264por201225565info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:32.356903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
title Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
spellingShingle Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
Tavares, Ana Cláudia Rocha
659.4
title_short Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
title_full Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
title_fullStr Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
title_full_unstemmed Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
title_sort Estratégia de comunicação nas pequenas empresas: o caso Portcril, SA
author Tavares, Ana Cláudia Rocha
author_facet Tavares, Ana Cláudia Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gama, Maria Gabriela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ana Cláudia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv 659.4
topic 659.4
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29264
url http://hdl.handle.net/1822/29264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201225565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133090804662272