A comunicação estratégica no ensino superior: um estudo de caso sobre a Universidade Católica - Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Catarina Esmeralda Ramos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/23340
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
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spelling A comunicação estratégica no ensino superior: um estudo de caso sobre a Universidade Católica - Braga659.4378.4Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O ensino superior não estatal debate-se cada vez mais numa luta por visibilidade e presença no mercado em que se insere. A procura por novos alunos é constante, sempre em concorrência, ao mesmo nível, com o seu congénere público. A situação económica que o País atravessa nos dias de hoje dita novas regras nessa batalha, em que os intervenientes têm de inovar e construir de forma criativa, para que possam ultrapassar os obstáculos impostos e os constrangimentos permanentes. Nessas ferramentas inovadoras e arrojadas, inclui-se agora as áreas da comunicação e de marketing, disciplinas em crescimento e cada vez mais relevantes no mundo organizacional atual. Pretende-se que, através das suas iniciativas diferentes e estratégias bem direcionadas, a comunicação seja capaz de ajudar os intervenientes neste trabalho, para vingar no mundo social e académico em que se inserem. Como tal, a presente investigação consiste numa análise de uma instituição de ensino superior não estatal, a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, na sua vertente comunicativa, em especial das ferramentas e das estratégias utilizadas. Assim se procura perceber qual o melhor caminho a percorrer para atingir os propósitos definidos pela instituição como um todo, mas aqui através do esforço desenvolvido pelo serviço de comunicação em particular. Além de saber qual o conhecimento que os alunos tiveram sobre a instituição antes de ingressar no ensino superior, bem como o que influenciou essa escolha, este estudo procura avaliar os instrumentos de comunicação escolhidos para promover a Universidade e as suas atividades. Pretende-se também averiguar qual o grau de recomendação da instituição por parte dos alunos e ainda qual o seu interesse em aí prosseguir estudos. É dessa forma que, ao definir pontos fortes e fracos da Universidade, é possível desenhar uma estratégia que se espera mais útil e produtiva. Portanto, através da procura de respostas junto dos estudantes da Católica – Braga, retira-se conclusões que permitem avaliar o trabalho levado a cabo pelo respetivo Gabinete de Relações Públicas e Comunicação. Os resultados mostram que ferramentas são mais eficazes na comunicação com os alunos, permitindo uma melhoria de serviços e um cumprimento mais cuidadoso dos objetivos institucionais.Non-state higher education struggles increasingly for visibility and presence in the market in which it operates. Searching for new students is a constant, always in competition, at the same level, with its public congener. The economic situation that our country is going through nowadays dictates new rules to that battle, in which the players have to innovate and build creatively, so that they can overcome the imposed obstacles and the permanent constraints. In those innovated and bold tools, we now include the areas of communication and marketing, disciplines in growth and increasingly more relevant to the current organizational world. It is pretended that, through its different initiatives and well-directed strategies, communication is able to help the players in this work, to do well in the social and academic world in which they operate. So, the present investigation consists on an analysis of a non-state higher education institution, the Portuguese Catholic University – Braga, in its communicative side, especially of the tools and strategies used. Like that we seek to understand what is the best road to take in order to fulfill the purposes defined by the institution as a whole, but here through the effort developed by the communication service in particular. Besides knowing what knowledge the students had about the institution before going to college, as well as what influenced that choice, this investigation seeks to evaluate the communication instruments chosen to promote the University and its activities. We also look to ascertain what is the level of recommendation of the institution by the students and also what is their interest in proceeding with their studies there. It is through this way that, by identifying University’s strengths and weaknesses, it is possible to draw a strategy that is expected to be more useful and productive. Therefore, through the seek for answers together with the students of the Catholic University in Braga, we withdraw some conclusions that allow to evaluate the work driven by the respective Public Relations and Communication Office. The results reveal which tools are more effective to communicate with the students, allowing an improvement in that service and a more careful fulfillment of the institutional purposes.Pires, HelenaUniversidade do MinhoCarvalho, Catarina Esmeralda Ramos de20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/23340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:15.250324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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