A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrão, Joana Carina Abreu
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9498
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_ea3c216cb2b41ecac972d45619c70e19
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9498
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional659.4:378.4378.4:659.4681.324Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O actual estado do Ensino Superior em Portugal é uma das questões complexas com que se debate a sociedade portuguesa. Perante um mercado cada vez mais competitivo, as universidades têm cada vez mais necessidade de se diferenciar e de marcar pela qualidade dos seus serviços. As mudanças operadas no modelo de comunicação da Universidade do Minho, como em muitas outras universidades portuguesas e europeias, estão relacionadas com a adopção de orientações de gestão próximas do modelo empresarial. Numa era em que “reina” a competitividade, a capacidade de atrair alunos, através de novas estratégias de comunicação, revela-se ser primordial para a sobrevivência das instituições de Ensino Superior. Neste sentido, a imagem é um vector cada vez mais valorizado pelas universidades de todo o mundo. A presente investigação trata da relação entre as novas tecnologias de informação e comunicação e a criação de uma imagem organizacional, recorrendo a um caso prático - o site em inglês da Universidade do Minho. Com este estudo procurou-se perceber qual a relação entre estes fenómenos e ver até que ponto a qualidade de um site institucional pode influenciar a imagem que os públicos externos, nomeadamente os estrangeiros, têm da instituição. Para responder à pergunta de partida recorremos a uma estratégia de triangulação metodológica: pesquisa documental, entrevistas exploratórias e inquérito por questionário. De acordo com os dados recolhidos neste estudo, verificamos que o site foi referenciado, na esmagadora maioria dos casos, como sendo a principal fonte de informação acerca da UMinho. Ao longo do estudo podemos ainda apercebermo-nos de que os alunos estrangeiros têm uma opinião bastante positiva quer em relação ao site, quer em relação a Universidade do Minho enquanto instituição de Ensino Superior.The present state of teaching in universities in Portugal is one of the complex issues which the Portuguese society debates with. Before a growing competitive market, universities have a higher need to be different and stand out for their service quality. As in many other Portuguese and European universities, the changes made so far in the University of Minho’s communication standard is related to the adaptation of management guidelines used in the business world. In a time where competition is the key word, the ability of attracting students through new information technologies reveals itself to be primordial for the survival of institutions of higher education. In this sense, image is a growing aspect valued by all international universities. The current study deals with the relationship between the new information and communication technologies and the creation of an organizational image illustrated by a real case - The University of Minho’s English website. Through this study, we tried to understand what the relationship between these two former phenomena is and also see at what extent the quality of an institutional website can influence the image which the external public, namely foreigners, may have of the institution. To find an answer for the main question, we made use of a strategy which reunites three main aspects: documental research, exploratory surveys and questionnaires. According to the data we found in the study we can see that, in most cases, the website was mentioned as being the main source of information about the University of Minho. Throughout the study we also realized that foreign students do have a very positive opinion towards the website itself and towards the University of Minho as an institute of higher education.Cabecinhas, RosaUniversidade do MinhoPatrão, Joana Carina Abreu2009-05-022009-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9498porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:43.422499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
title A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
spellingShingle A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
Patrão, Joana Carina Abreu
659.4:378.4
378.4:659.4
681.324
title_short A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
title_full A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
title_fullStr A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
title_full_unstemmed A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
title_sort A internacionalização da UMinho : o site em inglês como uma ferramenta estratégica na construção de uma imagem organizacional
author Patrão, Joana Carina Abreu
author_facet Patrão, Joana Carina Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabecinhas, Rosa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrão, Joana Carina Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv 659.4:378.4
378.4:659.4
681.324
topic 659.4:378.4
378.4:659.4
681.324
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-02
2009-05-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9498
url http://hdl.handle.net/1822/9498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132812149784576