Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornelas, Márcia Isabel Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/724
Resumo: O Estágio Pedagógico (EP) é uma etapa fundamental para a preparação do estagiário, futuro professor, e é sobretudo, uma etapa reflexiva e de partilha a vários níveis: científico, pessoal, pedagógico e ético-profissional. O presente relatório de estágio visa apresentar, de forma contextualizada, as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas durante a prática pedagógica realizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ), no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho é o resultado de um crescimento profissional reflexivo e profícuo, fundamentado numa análise crítico-construtiva do que foi realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Esta reflexão assentou essencialmente na análise dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e numa atitude de questionamento sustentada por diferentes referenciais teóricos e pela vontade de agir melhor. O estágio pedagógico pressupôs uma ação reflexiva do professor estagiário em seis domínios funcionais: Prática de Ensino Supervisionada (PES), Atividades de Integração no Meio Escolar (AIME), Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), Atividades Complementares à Prática Letiva (ACPL), Atividades de Natureza Científico-Pedagógica(ANCP) e Outras Atividades de Enriquecimento Profissional. Cada um destes domínios visou dotar o estagiário de várias competências, estratégias e recursos que lhe permitirão exercer futuramente uma profissão integradora e desafiante.
id RCAP_69b9c79695155062182ab8a226d2add5
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágio pedagógicoPrática de ensinoEducaçãoAprendizagemEnsino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Centro de Ciências da VidaO Estágio Pedagógico (EP) é uma etapa fundamental para a preparação do estagiário, futuro professor, e é sobretudo, uma etapa reflexiva e de partilha a vários níveis: científico, pessoal, pedagógico e ético-profissional. O presente relatório de estágio visa apresentar, de forma contextualizada, as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas durante a prática pedagógica realizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ), no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho é o resultado de um crescimento profissional reflexivo e profícuo, fundamentado numa análise crítico-construtiva do que foi realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Esta reflexão assentou essencialmente na análise dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e numa atitude de questionamento sustentada por diferentes referenciais teóricos e pela vontade de agir melhor. O estágio pedagógico pressupôs uma ação reflexiva do professor estagiário em seis domínios funcionais: Prática de Ensino Supervisionada (PES), Atividades de Integração no Meio Escolar (AIME), Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), Atividades Complementares à Prática Letiva (ACPL), Atividades de Natureza Científico-Pedagógica(ANCP) e Outras Atividades de Enriquecimento Profissional. Cada um destes domínios visou dotar o estagiário de várias competências, estratégias e recursos que lhe permitirão exercer futuramente uma profissão integradora e desafiante.Pombo, Dora AguinRodrigues, Domingos Manuel MartinsDigitUMaOrnelas, Márcia Isabel Freitas2015-04-06T10:26:44Z2015-04-062014-09-01T00:00:00Z2014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:25Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:25.490103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
spellingShingle Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Ornelas, Márcia Isabel Freitas
Estágio pedagógico
Prática de ensino
Educação
Aprendizagem
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Centro de Ciências da Vida
title_short Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_fullStr Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full_unstemmed Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_sort Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
author Ornelas, Márcia Isabel Freitas
author_facet Ornelas, Márcia Isabel Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pombo, Dora Aguin
Rodrigues, Domingos Manuel Martins
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ornelas, Márcia Isabel Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática de ensino
Educação
Aprendizagem
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Centro de Ciências da Vida
topic Estágio pedagógico
Prática de ensino
Educação
Aprendizagem
Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
.
Centro de Ciências da Vida
description O Estágio Pedagógico (EP) é uma etapa fundamental para a preparação do estagiário, futuro professor, e é sobretudo, uma etapa reflexiva e de partilha a vários níveis: científico, pessoal, pedagógico e ético-profissional. O presente relatório de estágio visa apresentar, de forma contextualizada, as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas durante a prática pedagógica realizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ), no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho é o resultado de um crescimento profissional reflexivo e profícuo, fundamentado numa análise crítico-construtiva do que foi realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Esta reflexão assentou essencialmente na análise dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos e numa atitude de questionamento sustentada por diferentes referenciais teóricos e pela vontade de agir melhor. O estágio pedagógico pressupôs uma ação reflexiva do professor estagiário em seis domínios funcionais: Prática de Ensino Supervisionada (PES), Atividades de Integração no Meio Escolar (AIME), Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), Atividades Complementares à Prática Letiva (ACPL), Atividades de Natureza Científico-Pedagógica(ANCP) e Outras Atividades de Enriquecimento Profissional. Cada um destes domínios visou dotar o estagiário de várias competências, estratégias e recursos que lhe permitirão exercer futuramente uma profissão integradora e desafiante.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01T00:00:00Z
2014-09-01T00:00:00Z
2015-04-06T10:26:44Z
2015-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/724
url http://hdl.handle.net/10400.13/724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129903868674048