Learning and Teaching in Higher Education I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9275 |
Resumo: | A Declaração de Bolonha conduziu, num primeiro momento, à implementação de um sistema de graus académicos comparáveis determinante para a mobilidade e a cooperação entre as instituições de ensino superior dos 45 países europeus que até à data a subscreveram. Terminada esta fase, marcadamente política, as instituições confrontam-se agora com uma multiplicidade de mudanças onde assume particular relevo a adopção do paradigma da aprendizagem centrada no estudante, o que se constitui como mais um desafio tanto para os estudantes como para os professores universitários. De facto, a investigação recentemente produzida mostra que o investimento apenas nos processos de aprendizagem dos estudantes é insuficiente para promover a qualidade da aprendizagem e que é fundamental apostar na outra face da moeda, no ensino e nos professores universitários, ou seja na qualidade de ambas as componentes que devem coexistir em interacção. Esta conferência pretende debruçar-se sobre esta nova realidade e as suas exigências, criando um espaço de partilha de conhecimento e de troca de experiências que possa consubstanciar-se como um contributo para a consolidação das reformas realizadas e para um sistema de ensino e de aprendizagem qualitativamente superior. |
id |
RCAP_a69803e72d06a8d2a968af6d1386cf2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9275 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Learning and Teaching in Higher Education ILearningTeachingA Declaração de Bolonha conduziu, num primeiro momento, à implementação de um sistema de graus académicos comparáveis determinante para a mobilidade e a cooperação entre as instituições de ensino superior dos 45 países europeus que até à data a subscreveram. Terminada esta fase, marcadamente política, as instituições confrontam-se agora com uma multiplicidade de mudanças onde assume particular relevo a adopção do paradigma da aprendizagem centrada no estudante, o que se constitui como mais um desafio tanto para os estudantes como para os professores universitários. De facto, a investigação recentemente produzida mostra que o investimento apenas nos processos de aprendizagem dos estudantes é insuficiente para promover a qualidade da aprendizagem e que é fundamental apostar na outra face da moeda, no ensino e nos professores universitários, ou seja na qualidade de ambas as componentes que devem coexistir em interacção. Esta conferência pretende debruçar-se sobre esta nova realidade e as suas exigências, criando um espaço de partilha de conhecimento e de troca de experiências que possa consubstanciar-se como um contributo para a consolidação das reformas realizadas e para um sistema de ensino e de aprendizagem qualitativamente superior.GPSA - Universidade de Évora2014-01-07T10:01:44Z2014-01-072010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/9275http://hdl.handle.net/10174/9275porChaleta, E.; Grácio, M.L.; Vieira, I; Vieira, C.; Sebastião, L.; Matos, O.; Cegonho, P. & Almeida, C. (2010). - “Learning and Teaching in Higher Education I”. Proceedings from I International Conference - “Learning and Teaching in Higher Education”, 15-16 de April. GPSA/Universidade de Évora. ISBN: 978-989-96656-3-7.978-989-96656-3-7GPSA609naonaomec@uevora.ptmlg@uevora.ptimpvv@uevora.ptcvieira@uevora.ptlmss@uevora.ptaoam@uevora.ptpatriciaromaoc@hotmail.comcalmeida@uevora.pt681Chaleta, ElisaGrácio, LuisaVieira, IsabelVieira, CarlosSebastião, LuisMatos, OliviaCegonho, PatriciaAlmeida, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:24.740402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Learning and Teaching in Higher Education I |
title |
Learning and Teaching in Higher Education I |
spellingShingle |
Learning and Teaching in Higher Education I Chaleta, Elisa Learning Teaching |
title_short |
Learning and Teaching in Higher Education I |
title_full |
Learning and Teaching in Higher Education I |
title_fullStr |
Learning and Teaching in Higher Education I |
title_full_unstemmed |
Learning and Teaching in Higher Education I |
title_sort |
Learning and Teaching in Higher Education I |
author |
Chaleta, Elisa |
author_facet |
Chaleta, Elisa Grácio, Luisa Vieira, Isabel Vieira, Carlos Sebastião, Luis Matos, Olivia Cegonho, Patricia Almeida, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Grácio, Luisa Vieira, Isabel Vieira, Carlos Sebastião, Luis Matos, Olivia Cegonho, Patricia Almeida, Carla |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaleta, Elisa Grácio, Luisa Vieira, Isabel Vieira, Carlos Sebastião, Luis Matos, Olivia Cegonho, Patricia Almeida, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Teaching |
topic |
Learning Teaching |
description |
A Declaração de Bolonha conduziu, num primeiro momento, à implementação de um sistema de graus académicos comparáveis determinante para a mobilidade e a cooperação entre as instituições de ensino superior dos 45 países europeus que até à data a subscreveram. Terminada esta fase, marcadamente política, as instituições confrontam-se agora com uma multiplicidade de mudanças onde assume particular relevo a adopção do paradigma da aprendizagem centrada no estudante, o que se constitui como mais um desafio tanto para os estudantes como para os professores universitários. De facto, a investigação recentemente produzida mostra que o investimento apenas nos processos de aprendizagem dos estudantes é insuficiente para promover a qualidade da aprendizagem e que é fundamental apostar na outra face da moeda, no ensino e nos professores universitários, ou seja na qualidade de ambas as componentes que devem coexistir em interacção. Esta conferência pretende debruçar-se sobre esta nova realidade e as suas exigências, criando um espaço de partilha de conhecimento e de troca de experiências que possa consubstanciar-se como um contributo para a consolidação das reformas realizadas e para um sistema de ensino e de aprendizagem qualitativamente superior. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2014-01-07T10:01:44Z 2014-01-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9275 http://hdl.handle.net/10174/9275 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Chaleta, E.; Grácio, M.L.; Vieira, I; Vieira, C.; Sebastião, L.; Matos, O.; Cegonho, P. & Almeida, C. (2010). - “Learning and Teaching in Higher Education I”. Proceedings from I International Conference - “Learning and Teaching in Higher Education”, 15-16 de April. GPSA/Universidade de Évora. ISBN: 978-989-96656-3-7. 978-989-96656-3-7 GPSA 609 nao nao mec@uevora.pt mlg@uevora.pt impvv@uevora.pt cvieira@uevora.pt lmss@uevora.pt aoam@uevora.pt patriciaromaoc@hotmail.com calmeida@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GPSA - Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
GPSA - Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136518196953088 |