Learning and Teaching in Higher Education I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaleta, Elisa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Grácio, Luisa, Vieira, Isabel, Vieira, Carlos, Sebastião, Luis, Matos, Olivia, Cegonho, Patricia, Almeida, Carla
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9275
Resumo: A Declaração de Bolonha conduziu, num primeiro momento, à implementação de um sistema de graus académicos comparáveis determinante para a mobilidade e a cooperação entre as instituições de ensino superior dos 45 países europeus que até à data a subscreveram. Terminada esta fase, marcadamente política, as instituições confrontam-se agora com uma multiplicidade de mudanças onde assume particular relevo a adopção do paradigma da aprendizagem centrada no estudante, o que se constitui como mais um desafio tanto para os estudantes como para os professores universitários. De facto, a investigação recentemente produzida mostra que o investimento apenas nos processos de aprendizagem dos estudantes é insuficiente para promover a qualidade da aprendizagem e que é fundamental apostar na outra face da moeda, no ensino e nos professores universitários, ou seja na qualidade de ambas as componentes que devem coexistir em interacção. Esta conferência pretende debruçar-se sobre esta nova realidade e as suas exigências, criando um espaço de partilha de conhecimento e de troca de experiências que possa consubstanciar-se como um contributo para a consolidação das reformas realizadas e para um sistema de ensino e de aprendizagem qualitativamente superior.
id RCAP_a69803e72d06a8d2a968af6d1386cf2e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Learning and Teaching in Higher Education ILearningTeachingA Declaração de Bolonha conduziu, num primeiro momento, à implementação de um sistema de graus académicos comparáveis determinante para a mobilidade e a cooperação entre as instituições de ensino superior dos 45 países europeus que até à data a subscreveram. Terminada esta fase, marcadamente política, as instituições confrontam-se agora com uma multiplicidade de mudanças onde assume particular relevo a adopção do paradigma da aprendizagem centrada no estudante, o que se constitui como mais um desafio tanto para os estudantes como para os professores universitários. De facto, a investigação recentemente produzida mostra que o investimento apenas nos processos de aprendizagem dos estudantes é insuficiente para promover a qualidade da aprendizagem e que é fundamental apostar na outra face da moeda, no ensino e nos professores universitários, ou seja na qualidade de ambas as componentes que devem coexistir em interacção. Esta conferência pretende debruçar-se sobre esta nova realidade e as suas exigências, criando um espaço de partilha de conhecimento e de troca de experiências que possa consubstanciar-se como um contributo para a consolidação das reformas realizadas e para um sistema de ensino e de aprendizagem qualitativamente superior.GPSA - Universidade de Évora2014-01-07T10:01:44Z2014-01-072010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/9275http://hdl.handle.net/10174/9275porChaleta, E.; Grácio, M.L.; Vieira, I; Vieira, C.; Sebastião, L.; Matos, O.; Cegonho, P. & Almeida, C. (2010). - “Learning and Teaching in Higher Education I”. Proceedings from I International Conference - “Learning and Teaching in Higher Education”, 15-16 de April. GPSA/Universidade de Évora. ISBN: 978-989-96656-3-7.978-989-96656-3-7GPSA609naonaomec@uevora.ptmlg@uevora.ptimpvv@uevora.ptcvieira@uevora.ptlmss@uevora.ptaoam@uevora.ptpatriciaromaoc@hotmail.comcalmeida@uevora.pt681Chaleta, ElisaGrácio, LuisaVieira, IsabelVieira, CarlosSebastião, LuisMatos, OliviaCegonho, PatriciaAlmeida, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:24.740402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Learning and Teaching in Higher Education I
title Learning and Teaching in Higher Education I
spellingShingle Learning and Teaching in Higher Education I
Chaleta, Elisa
Learning
Teaching
title_short Learning and Teaching in Higher Education I
title_full Learning and Teaching in Higher Education I
title_fullStr Learning and Teaching in Higher Education I
title_full_unstemmed Learning and Teaching in Higher Education I
title_sort Learning and Teaching in Higher Education I
author Chaleta, Elisa
author_facet Chaleta, Elisa
Grácio, Luisa
Vieira, Isabel
Vieira, Carlos
Sebastião, Luis
Matos, Olivia
Cegonho, Patricia
Almeida, Carla
author_role author
author2 Grácio, Luisa
Vieira, Isabel
Vieira, Carlos
Sebastião, Luis
Matos, Olivia
Cegonho, Patricia
Almeida, Carla
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaleta, Elisa
Grácio, Luisa
Vieira, Isabel
Vieira, Carlos
Sebastião, Luis
Matos, Olivia
Cegonho, Patricia
Almeida, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Learning
Teaching
topic Learning
Teaching
description A Declaração de Bolonha conduziu, num primeiro momento, à implementação de um sistema de graus académicos comparáveis determinante para a mobilidade e a cooperação entre as instituições de ensino superior dos 45 países europeus que até à data a subscreveram. Terminada esta fase, marcadamente política, as instituições confrontam-se agora com uma multiplicidade de mudanças onde assume particular relevo a adopção do paradigma da aprendizagem centrada no estudante, o que se constitui como mais um desafio tanto para os estudantes como para os professores universitários. De facto, a investigação recentemente produzida mostra que o investimento apenas nos processos de aprendizagem dos estudantes é insuficiente para promover a qualidade da aprendizagem e que é fundamental apostar na outra face da moeda, no ensino e nos professores universitários, ou seja na qualidade de ambas as componentes que devem coexistir em interacção. Esta conferência pretende debruçar-se sobre esta nova realidade e as suas exigências, criando um espaço de partilha de conhecimento e de troca de experiências que possa consubstanciar-se como um contributo para a consolidação das reformas realizadas e para um sistema de ensino e de aprendizagem qualitativamente superior.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2014-01-07T10:01:44Z
2014-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9275
http://hdl.handle.net/10174/9275
url http://hdl.handle.net/10174/9275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chaleta, E.; Grácio, M.L.; Vieira, I; Vieira, C.; Sebastião, L.; Matos, O.; Cegonho, P. & Almeida, C. (2010). - “Learning and Teaching in Higher Education I”. Proceedings from I International Conference - “Learning and Teaching in Higher Education”, 15-16 de April. GPSA/Universidade de Évora. ISBN: 978-989-96656-3-7.
978-989-96656-3-7
GPSA
609
nao
nao
mec@uevora.pt
mlg@uevora.pt
impvv@uevora.pt
cvieira@uevora.pt
lmss@uevora.pt
aoam@uevora.pt
patriciaromaoc@hotmail.com
calmeida@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv GPSA - Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv GPSA - Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136518196953088