Compêndio de matemática de Sebastião e Silva: equações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12381 |
Resumo: | Esta dissertação, realizada no âmbito da História do Ensino da Matemática, tem como objetivo principal contribuir para um maior reconhecimento do trabalho realizado pelo professor José Sebastião e Silva na remodelação e atualização do ensino da matemática no ensino liceal nas décadas de 60 e 70 do século XX em Portugal. Este estudo centrar-se-á na abordagem didática das equações dos 1.º, 2.º e 3.º graus das diferentes reformas do ensino desde aquele período de tempo até aos nossos dias, tendo como ponto de partida o Compêndio de Matemática de Sebastião e Silva. Para isso, serão analisados os programas de matemática desde a segunda metade do século XX e alguns manuais escolares representativos de cada época, incluindo o próprio Compêndio de Matemática. A investigação será conduzida com uma metodologia baseada na investigação histórica tendo como base a análise documental. As principais fontes do estudo serão os documentos escritos pelo próprio Sebastião e Silva (Compêndio de Matemática e respetivos guias de utilização), a transcrição de algumas entrevistas que concedeu, os documentos emanados pelo Ministério da Educação (legislação, programas de matemática, brochuras para os professores, …), a imprensa pedagógica, as atas de encontros de homenagem a Sebastião e Silva, os manuais escolares contemporâneos e posteriores ao Compêndio de Matemática, entre outros trabalhos sobre o professor. Todos estes documentos serão alvo de uma análise de conteúdo. |
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Compêndio de matemática de Sebastião e Silva: equaçõesDidáctica da matemáticaEnsino da matemática - PortugalHistória da matemática - PortugalManuais escolares - Ensino secundárioEquaçõesEsta dissertação, realizada no âmbito da História do Ensino da Matemática, tem como objetivo principal contribuir para um maior reconhecimento do trabalho realizado pelo professor José Sebastião e Silva na remodelação e atualização do ensino da matemática no ensino liceal nas décadas de 60 e 70 do século XX em Portugal. Este estudo centrar-se-á na abordagem didática das equações dos 1.º, 2.º e 3.º graus das diferentes reformas do ensino desde aquele período de tempo até aos nossos dias, tendo como ponto de partida o Compêndio de Matemática de Sebastião e Silva. Para isso, serão analisados os programas de matemática desde a segunda metade do século XX e alguns manuais escolares representativos de cada época, incluindo o próprio Compêndio de Matemática. A investigação será conduzida com uma metodologia baseada na investigação histórica tendo como base a análise documental. As principais fontes do estudo serão os documentos escritos pelo próprio Sebastião e Silva (Compêndio de Matemática e respetivos guias de utilização), a transcrição de algumas entrevistas que concedeu, os documentos emanados pelo Ministério da Educação (legislação, programas de matemática, brochuras para os professores, …), a imprensa pedagógica, as atas de encontros de homenagem a Sebastião e Silva, os manuais escolares contemporâneos e posteriores ao Compêndio de Matemática, entre outros trabalhos sobre o professor. Todos estes documentos serão alvo de uma análise de conteúdo.This dissertation, written in the framework of the History of Teaching Mathematics aims to enhance the recognition of the work carried out by Professor José Sebastião e Silva on the improvement and actualization of teaching of mathematics in secondary schools in the 60s and 70s of the 20thcentury in Portugal. This study will focusses on the didactical approach of equations of the 1st, 2nd and 3rd degrees in the education reforms since that time to the present day, taking as its starting point the Compêndio de Matemática of Sebastião e Silva. For this, the math programs since the second half of the twentieth century and some textbooks representing each period of that time, are analyzed, including his Compêndio de Matemática. The research is conducted by a methodology based based on the analysis of historical sources. The main sources of the study are documents that were written by Sebastião e Silva himself (Compêndio de Matemática and user guides), the transcription of some of the interviews he gave, the documents released by the Ministério da Educação (legislation, math programs, brochures for teachers, ...), the pedagogical press, the reports of meetings in honor of Sebastião e Silva, as well as contemporary textbooks using the Compêndio de Matemática and articles about Sebastião e Silva. The content of all those documents has been analyzed.Universidade de Aveiro2014-06-03T15:31:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12381TID:201577151porOliveira, Inês Cristina Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:34Zoai:ria.ua.pt:10773/12381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:34.893708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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