Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veneu, Fernanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rosse, Cássio, Costa, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132
Resumo: Descreve-se, aqui, o processo de criação organização/construção de um banner com uma turma de 8.°ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis. Os alunos apresentaram o painel aos colegas da escola, explicando o conteúdo e respondendo às perguntas feitas, como atividade da semana mundial da amamentação, e assistiram juntos a um vídeo sobre as leis brasileiras que protegem a amamentação. A atividade foi realizada em 4 de agosto de 2016, para coincidir com o calendário da semana mundial de amamentação (1 a 7 de agosto).
id RCAP_a6b7e30f32882f48d9233159355fc80c
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de JaneiroDescreve-se, aqui, o processo de criação organização/construção de um banner com uma turma de 8.°ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis. Os alunos apresentaram o painel aos colegas da escola, explicando o conteúdo e respondendo às perguntas feitas, como atividade da semana mundial da amamentação, e assistiram juntos a um vídeo sobre as leis brasileiras que protegem a amamentação. A atividade foi realizada em 4 de agosto de 2016, para coincidir com o calendário da semana mundial de amamentação (1 a 7 de agosto).CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2017-07-19T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/132Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 22-33Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 2 (2017); 22-33Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 22-33Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 2 (2017); 22-332182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132/htmlDireitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeneu, FernandaRosse, CássioCosta, Marco2022-09-22T10:36:31Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:31.284759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
spellingShingle Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
Veneu, Fernanda
title_short Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title_full Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title_fullStr Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title_sort Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
author Veneu, Fernanda
author_facet Veneu, Fernanda
Rosse, Cássio
Costa, Marco
author_role author
author2 Rosse, Cássio
Costa, Marco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veneu, Fernanda
Rosse, Cássio
Costa, Marco
description Descreve-se, aqui, o processo de criação organização/construção de um banner com uma turma de 8.°ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis. Os alunos apresentaram o painel aos colegas da escola, explicando o conteúdo e respondendo às perguntas feitas, como atividade da semana mundial da amamentação, e assistiram juntos a um vídeo sobre as leis brasileiras que protegem a amamentação. A atividade foi realizada em 4 de agosto de 2016, para coincidir com o calendário da semana mundial de amamentação (1 a 7 de agosto).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-19T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/132
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132/pdf
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/132/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 22-33
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 2 (2017); 22-33
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 22-33
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 2 (2017); 22-33
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452487831552