Identidade do vinho do Porto, pela tradição da sua embalagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Magda Maria Soares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1170
Resumo: Um dos produtos nacionais com maior antiguidade e identidade internacional é o Vinho do Porto. Um longo processo legislativo interno e externo ao país tem vindo a defender e a qualificar esse produto. Tratando-se de um produto de elevada complexidade, quer pela sua distribuição em três grandes estilos, quer pela subdivisão de cada estilo em diferentes categorias, quer ainda pela extensa rede de produtores, distribuidores, produtores/distribuidores, e constituindo mais de 1000 Marcas diferentes, a sua identificação visual padece de uma elevada fragmentação que só dificulta a defesa dos seus interessas comerciais na rede global. A partir da selecção de cerca de 17 marcas e de um conjunto de aproximadamente 500 embalagens, este estudo de dissertação pretende clarificar a comunicação visual deste produto a partir da análise da sua tradição e memória, assim como proporcionar um conjunto sintético de modelos que possam, a partir da análise anterior, contribuir para a construção futura de um modelo de convergência estilística para a identificação do Vinho do Porto na concorrência internacional com as suas pares (bebidas alcoólicas), há muito estabilizadas na sua identidade visual. ABSTRACT: One of the national products of greatest antiquity and international identity is the Port Wine. A long legislative process, both internal and external to the country, has contributed to this product’s protection and qualification. Being a product of high complexity, either due to its distribution in three great styles, or due to the subdivision of each style into different categories, or even due to the extensive net of producers, distributors, producers/distributors, and having more than 1000 different brands, its visual identification is highly fragmented which makes the protection of its global commercial interests rather difficult to achieve. From a selection of about 17 brands and a collection of approximately 500 packages, the intention of this study is to clarify the product’s visual communication from an analysis of its tradition and history as well as to offer a synthetic collection of models which can, from the previous analysis, contribute for the future building of a model of stylistic convergence for the identification of the Port Wine within the international competition of similar products (alcoholic drinks) which had their visual identity established much earlier on.
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