Literacia para a saúde em alunos do ensino secundário do Concelho de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paula Maria Dias da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7528
Resumo: O presente relatório diz respeito à unidade curricular Estágio e Relatório desenvolvido no período de 14 de setembro de 2015 a 29 de janeiro de 2016, na Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real I e Unidade de Saúde Pública de Vila Real, do Agrupamento de Centros de Saúde Douro I - Marão e Douro Norte, surgindo como um documento que pretende descrever as atividades realizadas e o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. O processo de aquisição de competências iniciou-se com o diagnóstico de situação, realizado no estágio anterior, junto dos docentes das escolas secundárias da área de abrangência da Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real I e no âmbito dos programas/projetos de saúde escolar, onde foram diagnosticadas as necessidades da população, seguido da fixação de objetivos e estratégias para dar resposta às problemáticas detetadas, por meio da construção e execução de um projeto durante este estágio, que visou a educação para a saúde, através da melhoria dos conhecimentos dos docentes nas áreas dos Primeiros Socorros e do Suporte Básico de Vida, de forma a potenciar ganhos em saúde e capacitar o grupo em questão. O permanente contacto com o Programa Nacional de Saúde Escolar 2015 e dada a sua relevância, para atingir as metas constantes deste programa, fez surgir também a necessidade de determinar o nível de literacia para a saúde, dos alunos do ensino secundário das escolas do ensino público da área de abrangência desta mesma unidade funcional, tendo sido realizado um estudo empírico, cujo objetivo geral foi analisar a relação entre a literacia para a saúde e a perceção de saúde, a utilização de serviços de saúde e o conhecimento e participação dos alunos nos programas/projetos de saúde escolar. A metodologia utlizada no projeto foi a do planeamento em saúde e no estudo empírico optou-se pela realização de um estudo descritivo, correlacional e transversal de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 499 alunos, o correspondente a 40,34% da população alvo. Para a recolha de dados optamos por um questionário de autopreenchimento, composto por duas secções pertencentes ao Questionário Europeu de Literacia para a Saúde em Português (HLS-EU-PT) e duas secções criadas pela investigadora, tendo o tratamento de dados sido realizado com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 22.0). A maioria dos alunos era do sexo feminino (58,3%), pertencia ao grupo etário dos 16-17 anos (64,5%) e frequentava o curso de ciências e tecnologias (55,5%). O maior número dos inquiridos considerou ter um bom estado de saúde (57,1%) e referiu ter utilizado os serviços de saúde 1 a 2 vezes no último ano. O nível de literacia para a saúde dos alunos, foi em todas as dimensões (cuidados de saúde, prevenção da doença e promoção da saúde) limitado, na ordem dos 50%, sendo no domínio dos “Cuidados de Saúde” onde se registaram maiores dificuldades. No lado oposto, com um nível de literacia para a saúde considerado excelente, apenas se enquadravam 8% dos alunos. O nível de literacia para a saúde, nas suas três dimensões, diferiu estatisticamente entre os alunos que frequentavam os diferentes cursos (KW: p<0,05) e quanto à perceção do estado de saúde (KW: p<0,05), sendo os alunos dos cursos profissionais aqueles que apresentaram níveis de literacia para a saúde mais baixos e observando-se que quanto melhor era a perceção do estado de saúde mais elevado era o nível de literacia para a saúde. Não se verificou relação entre o nível de literacia para a saúde e a frequência de utilização dos serviços de saúde pelos alunos, bem como entre o nível de literacia para a saúde e o conhecimento acerca dos programas/projetos de saúde escolar desenvolvidos nas escolas, que estes alunos frequentavam. Pode concluir-se que os programas/projetos de saúde escolar parecem ter sido pouco eficazes, na promoção da literacia para a saúde. Deste modo, as estratégias de intervenção da saúde escolar terão de ser repensadas e redirecionadas, no intuito de aumentar a literacia para a saúde dos alunos destas escolas e, assim, promover a saúde e o desenvolvimento de competências que lhes permita fazer uma transição da adolescência para a vida adulta de uma forma saudável. Por tudo isto, pode considerar-se que foram desenvolvidas as competências preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública e atingidos os objetivos delineados para este relatório.
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O processo de aquisição de competências iniciou-se com o diagnóstico de situação, realizado no estágio anterior, junto dos docentes das escolas secundárias da área de abrangência da Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real I e no âmbito dos programas/projetos de saúde escolar, onde foram diagnosticadas as necessidades da população, seguido da fixação de objetivos e estratégias para dar resposta às problemáticas detetadas, por meio da construção e execução de um projeto durante este estágio, que visou a educação para a saúde, através da melhoria dos conhecimentos dos docentes nas áreas dos Primeiros Socorros e do Suporte Básico de Vida, de forma a potenciar ganhos em saúde e capacitar o grupo em questão. O permanente contacto com o Programa Nacional de Saúde Escolar 2015 e dada a sua relevância, para atingir as metas constantes deste programa, fez surgir também a necessidade de determinar o nível de literacia para a saúde, dos alunos do ensino secundário das escolas do ensino público da área de abrangência desta mesma unidade funcional, tendo sido realizado um estudo empírico, cujo objetivo geral foi analisar a relação entre a literacia para a saúde e a perceção de saúde, a utilização de serviços de saúde e o conhecimento e participação dos alunos nos programas/projetos de saúde escolar. A metodologia utlizada no projeto foi a do planeamento em saúde e no estudo empírico optou-se pela realização de um estudo descritivo, correlacional e transversal de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 499 alunos, o correspondente a 40,34% da população alvo. Para a recolha de dados optamos por um questionário de autopreenchimento, composto por duas secções pertencentes ao Questionário Europeu de Literacia para a Saúde em Português (HLS-EU-PT) e duas secções criadas pela investigadora, tendo o tratamento de dados sido realizado com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 22.0). A maioria dos alunos era do sexo feminino (58,3%), pertencia ao grupo etário dos 16-17 anos (64,5%) e frequentava o curso de ciências e tecnologias (55,5%). O maior número dos inquiridos considerou ter um bom estado de saúde (57,1%) e referiu ter utilizado os serviços de saúde 1 a 2 vezes no último ano. O nível de literacia para a saúde dos alunos, foi em todas as dimensões (cuidados de saúde, prevenção da doença e promoção da saúde) limitado, na ordem dos 50%, sendo no domínio dos “Cuidados de Saúde” onde se registaram maiores dificuldades. No lado oposto, com um nível de literacia para a saúde considerado excelente, apenas se enquadravam 8% dos alunos. O nível de literacia para a saúde, nas suas três dimensões, diferiu estatisticamente entre os alunos que frequentavam os diferentes cursos (KW: p<0,05) e quanto à perceção do estado de saúde (KW: p<0,05), sendo os alunos dos cursos profissionais aqueles que apresentaram níveis de literacia para a saúde mais baixos e observando-se que quanto melhor era a perceção do estado de saúde mais elevado era o nível de literacia para a saúde. Não se verificou relação entre o nível de literacia para a saúde e a frequência de utilização dos serviços de saúde pelos alunos, bem como entre o nível de literacia para a saúde e o conhecimento acerca dos programas/projetos de saúde escolar desenvolvidos nas escolas, que estes alunos frequentavam. Pode concluir-se que os programas/projetos de saúde escolar parecem ter sido pouco eficazes, na promoção da literacia para a saúde. Deste modo, as estratégias de intervenção da saúde escolar terão de ser repensadas e redirecionadas, no intuito de aumentar a literacia para a saúde dos alunos destas escolas e, assim, promover a saúde e o desenvolvimento de competências que lhes permita fazer uma transição da adolescência para a vida adulta de uma forma saudável. Por tudo isto, pode considerar-se que foram desenvolvidas as competências preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública e atingidos os objetivos delineados para este relatório.The current report concerns the curricular placement course unit and the developed report from 14th September of 2015 to 29th January of 2016 at the Community Care Unit Vila Real I and at the Public Health Unit of Vila Real, of the cluster of health centers Douro I - Marão and Douro North. It emerges as a document which pretends to describe the activities held and the development of skills as a specialized nurse in communitarian nursing and public health. The skills acquisition process started with the status diagnostic, which had been done in a previous internship, near the high school teachers of the area of influence of the Community Care Unit Vila Real I and in a context of school programs/projects in school health care. It had been made a diagnostic to population needs, followed by fixing strategies aims in order to give response to identified problems in a way of making and executing a project during the internship. Its aim was the health education by improving the teachers knowledge in first aid and basic life support in order to maximize health gains and enable the group mentioned. The permanent contact with the National School Health Care Program (2015) and given to its importance to achieve the goals present in this program, evoked also the necessity to establish the health literacy level of the high school students from the public education schools in the area of influence of this functional unit. It has been made an empirical investigation with the overall objective to analyze the connection between the health literacy and sociodemographic characteristics, the health perception, the use of the healthcare services as well the knowledge and participation of the students in school health programs/projects. The methodology used in the project was the health planning and in the empirical study was decided to make a descriptive, correlational and cross-sectional quantitative approach study. A sample of 499 students had been constituted, corresponding to 40.34% of the target population. A self-administered questionnaire was used to collect data, which consisted of two sections belonging to the European Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT) and two sections created by the investigator. In this way the Statistical Package for the Social Sciences (version 22.0) was used for data processing The majority of the students were female (58.3%) belonging to the age group of 16-17 aged (64.5%) and they were attending a science and technology course (55.5%). The majority of the respondents considered having a good state of health (57.1%) and they said that they used health care services once or twice time the last year. The health literacy level of the students was in all dimensions (health care, disease prevention and health promotion) limited, about 50%. The area of “Health Care” was the one where were noticed the greatest difficulties. Right on the other side with just 8% of the students had a health literacy level considered excellent. The health literacy level in its three dimensions differed statistically among the students who were attending different courses (KW: p<0.05) and according to their health perception (KW: p<0.05). The students, who attend the professional courses, were the ones who showed the lowest health literacy level and it had been noticed that the better were the perception of their state of health the higher was the health literacy level. It wasn’t found a relation between the health literacy level and the frequency of use of the health care services by the students, as well as between the health literacy level and the knowledge of school health care programs/project developed in schools which the students attend. It may be concluded that the school health care programs/projects were not very effective by promoting health literacy. In this way the school health care strategies must be reconsidered and redirected in order to enhance the students health literacy in those schools and so promote the health and the skills development which allow a healthy transition from adolescence to adult life. For all this it can be considered that the suggested skills by the Nursing Order for Specialized Nurse in Communitarian Nursing and Public Health had been developed and it has been achieved the delineated objectives for this report.2017-04-10T09:07:35Z2017-04-10T00:00:00Z2017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7528TID:202034500porSilva, Paula Maria Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:39.263501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O presente relatório diz respeito à unidade curricular Estágio e Relatório desenvolvido no período de 14 de setembro de 2015 a 29 de janeiro de 2016, na Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real I e Unidade de Saúde Pública de Vila Real, do Agrupamento de Centros de Saúde Douro I - Marão e Douro Norte, surgindo como um documento que pretende descrever as atividades realizadas e o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. O processo de aquisição de competências iniciou-se com o diagnóstico de situação, realizado no estágio anterior, junto dos docentes das escolas secundárias da área de abrangência da Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real I e no âmbito dos programas/projetos de saúde escolar, onde foram diagnosticadas as necessidades da população, seguido da fixação de objetivos e estratégias para dar resposta às problemáticas detetadas, por meio da construção e execução de um projeto durante este estágio, que visou a educação para a saúde, através da melhoria dos conhecimentos dos docentes nas áreas dos Primeiros Socorros e do Suporte Básico de Vida, de forma a potenciar ganhos em saúde e capacitar o grupo em questão. O permanente contacto com o Programa Nacional de Saúde Escolar 2015 e dada a sua relevância, para atingir as metas constantes deste programa, fez surgir também a necessidade de determinar o nível de literacia para a saúde, dos alunos do ensino secundário das escolas do ensino público da área de abrangência desta mesma unidade funcional, tendo sido realizado um estudo empírico, cujo objetivo geral foi analisar a relação entre a literacia para a saúde e a perceção de saúde, a utilização de serviços de saúde e o conhecimento e participação dos alunos nos programas/projetos de saúde escolar. A metodologia utlizada no projeto foi a do planeamento em saúde e no estudo empírico optou-se pela realização de um estudo descritivo, correlacional e transversal de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 499 alunos, o correspondente a 40,34% da população alvo. Para a recolha de dados optamos por um questionário de autopreenchimento, composto por duas secções pertencentes ao Questionário Europeu de Literacia para a Saúde em Português (HLS-EU-PT) e duas secções criadas pela investigadora, tendo o tratamento de dados sido realizado com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 22.0). A maioria dos alunos era do sexo feminino (58,3%), pertencia ao grupo etário dos 16-17 anos (64,5%) e frequentava o curso de ciências e tecnologias (55,5%). O maior número dos inquiridos considerou ter um bom estado de saúde (57,1%) e referiu ter utilizado os serviços de saúde 1 a 2 vezes no último ano. O nível de literacia para a saúde dos alunos, foi em todas as dimensões (cuidados de saúde, prevenção da doença e promoção da saúde) limitado, na ordem dos 50%, sendo no domínio dos “Cuidados de Saúde” onde se registaram maiores dificuldades. No lado oposto, com um nível de literacia para a saúde considerado excelente, apenas se enquadravam 8% dos alunos. O nível de literacia para a saúde, nas suas três dimensões, diferiu estatisticamente entre os alunos que frequentavam os diferentes cursos (KW: p<0,05) e quanto à perceção do estado de saúde (KW: p<0,05), sendo os alunos dos cursos profissionais aqueles que apresentaram níveis de literacia para a saúde mais baixos e observando-se que quanto melhor era a perceção do estado de saúde mais elevado era o nível de literacia para a saúde. Não se verificou relação entre o nível de literacia para a saúde e a frequência de utilização dos serviços de saúde pelos alunos, bem como entre o nível de literacia para a saúde e o conhecimento acerca dos programas/projetos de saúde escolar desenvolvidos nas escolas, que estes alunos frequentavam. Pode concluir-se que os programas/projetos de saúde escolar parecem ter sido pouco eficazes, na promoção da literacia para a saúde. Deste modo, as estratégias de intervenção da saúde escolar terão de ser repensadas e redirecionadas, no intuito de aumentar a literacia para a saúde dos alunos destas escolas e, assim, promover a saúde e o desenvolvimento de competências que lhes permita fazer uma transição da adolescência para a vida adulta de uma forma saudável. Por tudo isto, pode considerar-se que foram desenvolvidas as competências preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública e atingidos os objetivos delineados para este relatório.
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