Promoção da literacia em saúde :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ana Cristina Almeida Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45554
Resumo: Nos últimos anos, tem-se vindo a registar um aumento gradual da incidência e prevalência da diabetes mellitus tipo 2 que afeta 415 milhões de pessoas no mundo, com previsão de 642 milhões em 2040. Em Portugal, mais de 1 milhão de pessoas sofre desta doença, com subida da prevalência de 23% entre os 65 e os 74 anos de idade. A literacia em saúde assume um papel determinante na gestão, controlo e prevenção das doenças em geral. Contudo, reveste-se de especial importância em algumas patologias, quer pelo nível de cronicidade, quer pelas repercussões que tem na qualidade de vida das pessoas, como é o caso da diabetes mellitus tipo 2. Efetivamente, os níveis de literacia em saúde influenciam diretamente a qualidade de vida das populações em geral, e sobretudo nas populações de idosos. O presente projeto de intervenção comunitária decorreu num Centro de Dia da SCML com a finalidade de promover a literacia em saúde num grupo de idosos, com intervenção nos fatores de risco para a prevenção desta doença. Recorremos à metodologia do planeamento em saúde, ao Modelo Conceptual Integrado de Literacia em Saúde e ao Modelo do Empowerment. Os dados foram recolhidos com recurso à aplicação do questionário HLS-EU-PT, do questionário sociodemográfico junto da amostra selecionada - um grupo de idosos -, bem como entrevistas semiestruturadas aos cuidadores envolvidos neste contexto. A estratégia de intervenção adotada, a Educação para a Saúde, foi sustentada por técnicas pedagógicas que estimulam a capacitação da pessoa idosa, promovendo o seu empowerment.
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