Contributo da regulação emocional implícita para a eficácia do treino de Mindfulness na população com perturbação de uso de substâncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Elisabete Sofia Calheiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12647
Resumo: As perturbações de uso de substâncias caracterizam-se particularmente pela incapacidade dos sujeitos em regularem as suas emoções. O mindfulness tem sido identificado como uma estratégia de regulação emocional adaptativa que promove um aumento do controlo emocional e comportamental através do fortalecimento dos processos cognitivos explícitos (top-down), permitindo aos indivíduos interromper os comportamentos automáticos inadaptados (bottom-up). As intervenções que promovem a prática do mindfulness são eficazes na redução do consumo de substâncias, no entanto, pouco se conhece acerca dos mecanismos ativados pela prática do mindfulness. De forma a investigarmos o contributo da regulação emocional implícita para a eficácia do treino de mindfulness em sujeitos com perturbação de uso de substâncias estabelecemos dois objetivos. O primeiro consistiu em avaliar o contributo da evolução da capacidade de regulação emocional implícita para a evolução das competências de mindfulness, afeto e craving no decorrer de um programa de prática de mindfulness; o segundo, pretendeu avaliar se a capacidade de regulação emocional implícita dos sujeitos, antes de iniciarem o treino de mindfulness, contribuía para a evolução das competências de mindfulness, do afeto e do craving. Para a prossecução destes objetivos, foram incluídos 19 participantes que se encontravam em tratamento numa comunidade terapêutica, tendo completado um programa de seis sessões de mindfulness. Os resultados fornecem sustentação à hipótese explorada no segundo objetivo, sugerindo que a adaptação emocional implícita atua como variável moderadora, facilitando a aquisição das competências de mindfulness relativas à capacidade de descrever, e proporcionando uma melhoria nas estratégias de coping para lidar com os afetos negativos e a diminuição do craving.
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