A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel Domingues, André Alexandre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9429
Resumo: Com a crescente competitividade, que resulta do fenómeno “globalização”, as empresas sentem cada vez mais necessidade de se tornarem mais eficientes. Assim sendo, as empresas têm de ser capazes de se adaptar ao meio envolvente através da elaboração de estratégias que lhes permita tornarem-se mais competitivas, ao mesmo tempo que são capazes de criar mais valor. O presente estudo pretende demonstrar a relação existente entre as mudanças de ordem social e económica, que ocorreram em Portugal nos últimos vinte e cinco anos, com a necessidade de mudança de estratégias por parte das empresas portuguesas. Deste modo, serão explicada as mudanças que ocorreram desde a entrada de Portugal na U.E. até à atualidade. Neste estudo serão ainda exemplificados modelos e sistemas de Gestão que permitem às empresas uma maior análise à sua atividade de modo a facilitar a tomada de decisões. Serão ainda apresentados os resultados obtidos de um inquérito aplicado às empresas portuguesas e que tem como objetivo perceber se existiram ou não mudanças internas nas empresas na última década. Como foi mencionado anteriormente, cada vez mais as empresas enfrentam diferentes necessidades, muito por culpa das alterações do mercado, bem como da crescente competitividade. Assim sendo, torna-se fulcral que as empresas adotem um modelo de Gestão, que na opinião do autor deste estudo é essencial, o BSC, que lhes permite planear e executar estratégias de acordo com a nova realidade que enfrentam.
id RCAP_a6ec602bc91f7fd9ffc40924c85536ac
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das EmpresasCriação de ValorGestão EstratégicaMudanças em PortugalBalanced ScorecardCom a crescente competitividade, que resulta do fenómeno “globalização”, as empresas sentem cada vez mais necessidade de se tornarem mais eficientes. Assim sendo, as empresas têm de ser capazes de se adaptar ao meio envolvente através da elaboração de estratégias que lhes permita tornarem-se mais competitivas, ao mesmo tempo que são capazes de criar mais valor. O presente estudo pretende demonstrar a relação existente entre as mudanças de ordem social e económica, que ocorreram em Portugal nos últimos vinte e cinco anos, com a necessidade de mudança de estratégias por parte das empresas portuguesas. Deste modo, serão explicada as mudanças que ocorreram desde a entrada de Portugal na U.E. até à atualidade. Neste estudo serão ainda exemplificados modelos e sistemas de Gestão que permitem às empresas uma maior análise à sua atividade de modo a facilitar a tomada de decisões. Serão ainda apresentados os resultados obtidos de um inquérito aplicado às empresas portuguesas e que tem como objetivo perceber se existiram ou não mudanças internas nas empresas na última década. Como foi mencionado anteriormente, cada vez mais as empresas enfrentam diferentes necessidades, muito por culpa das alterações do mercado, bem como da crescente competitividade. Assim sendo, torna-se fulcral que as empresas adotem um modelo de Gestão, que na opinião do autor deste estudo é essencial, o BSC, que lhes permite planear e executar estratégias de acordo com a nova realidade que enfrentam.Magalhães, JoséRepositório ComumMiguel Domingues, André Alexandre2015-07-21T16:00:40Z2015-02-12T00:00:00Z2015-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9429201102641porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:45.786004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas
title A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas
spellingShingle A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas
Miguel Domingues, André Alexandre
Criação de Valor
Gestão Estratégica
Mudanças em Portugal
Balanced Scorecard
title_short A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas
title_full A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas
title_fullStr A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas
title_full_unstemmed A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas
title_sort A Importância do Uso das Ferramentas na Gestão para a Criação de Valor das Empresas
author Miguel Domingues, André Alexandre
author_facet Miguel Domingues, André Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, José
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel Domingues, André Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de Valor
Gestão Estratégica
Mudanças em Portugal
Balanced Scorecard
topic Criação de Valor
Gestão Estratégica
Mudanças em Portugal
Balanced Scorecard
description Com a crescente competitividade, que resulta do fenómeno “globalização”, as empresas sentem cada vez mais necessidade de se tornarem mais eficientes. Assim sendo, as empresas têm de ser capazes de se adaptar ao meio envolvente através da elaboração de estratégias que lhes permita tornarem-se mais competitivas, ao mesmo tempo que são capazes de criar mais valor. O presente estudo pretende demonstrar a relação existente entre as mudanças de ordem social e económica, que ocorreram em Portugal nos últimos vinte e cinco anos, com a necessidade de mudança de estratégias por parte das empresas portuguesas. Deste modo, serão explicada as mudanças que ocorreram desde a entrada de Portugal na U.E. até à atualidade. Neste estudo serão ainda exemplificados modelos e sistemas de Gestão que permitem às empresas uma maior análise à sua atividade de modo a facilitar a tomada de decisões. Serão ainda apresentados os resultados obtidos de um inquérito aplicado às empresas portuguesas e que tem como objetivo perceber se existiram ou não mudanças internas nas empresas na última década. Como foi mencionado anteriormente, cada vez mais as empresas enfrentam diferentes necessidades, muito por culpa das alterações do mercado, bem como da crescente competitividade. Assim sendo, torna-se fulcral que as empresas adotem um modelo de Gestão, que na opinião do autor deste estudo é essencial, o BSC, que lhes permite planear e executar estratégias de acordo com a nova realidade que enfrentam.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-21T16:00:40Z
2015-02-12T00:00:00Z
2015-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9429
201102641
url http://hdl.handle.net/10400.26/9429
identifier_str_mv 201102641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130039475765248