Caracterização do perfil dos utilizadores do Serviço de Urgência de Faro: análise do impacto dos utentes pouco e não urgentes e dos utilizadores frequentes nos tempos de espera
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/17518 |
Resumo: | Enquadramento: A sobrelotação dos Serviços de Urgência (SU) é um problema crescente a nível nacional e internacional, sendo considerada uma ameaça à segurança do paciente e à saúde pública. Entre as consequências indesejáveis da sobrelotação destacam-se o aumento dos custos em saúde e os elevados tempos de espera para observação médica. A literatura aponta vários motivos para a sobrelotação do SU, nomeadamente admissões de doentes pouco e não urgentes (DPNU) e de utilizadores frequentes (UF). Objetivos: Pretende-se caracterizar os perfis do utilizador do SU de Faro, dos DPNU e UF. Pretende-se perceber qual o seu peso no total de episódios de urgência e eventual impacto nos elevados tempos de espera. Pretende-se também aferir quais as motivações dos DPNU para a autorreferenciação. Metodologia: Estudo de caso no SU da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE. A recolha dos dados foi efetuada através das aplicações informáticas em uso, tendo sido analisados 77.534 episódios de urgência, de indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos) referentes a 2017. Foram também aplicados questionários aos DPNU no período entre novembro de 2018 e abril de 2019. Os dados foram analisados recorrendo ao Software IBM SPSS Statistics. Resultados: Os episódios de urgência analisados demonstram que os DPNU foram responsáveis por 16.782 episódios e os UF por 10.670. Verificou-se pelos 377 questionários que 251 DPNU recorreram ao SU por iniciativa própria, 234 DPNU nem tentaram contacto prévio com os Cuidados de Saúde Primários (CSP) com justificação de que sabem que no SU lhes fazem todos os exames que precisem. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que seria vantajosa uma articulação com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), no sentido de se formarem equipas multidisciplinares responsáveis pela definição de um conjunto de medidas que visem não só uma melhor qualidade na prestação de cuidados, como também uma eficiente utilização dos recursos. |
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Caracterização do perfil dos utilizadores do Serviço de Urgência de Faro: análise do impacto dos utentes pouco e não urgentes e dos utilizadores frequentes nos tempos de esperaSobrelotação: serviço de urgênciaDoentes pouco e não urgentesUtilizador frequenteAutorreferenciaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasEnquadramento: A sobrelotação dos Serviços de Urgência (SU) é um problema crescente a nível nacional e internacional, sendo considerada uma ameaça à segurança do paciente e à saúde pública. Entre as consequências indesejáveis da sobrelotação destacam-se o aumento dos custos em saúde e os elevados tempos de espera para observação médica. A literatura aponta vários motivos para a sobrelotação do SU, nomeadamente admissões de doentes pouco e não urgentes (DPNU) e de utilizadores frequentes (UF). Objetivos: Pretende-se caracterizar os perfis do utilizador do SU de Faro, dos DPNU e UF. Pretende-se perceber qual o seu peso no total de episódios de urgência e eventual impacto nos elevados tempos de espera. Pretende-se também aferir quais as motivações dos DPNU para a autorreferenciação. Metodologia: Estudo de caso no SU da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE. A recolha dos dados foi efetuada através das aplicações informáticas em uso, tendo sido analisados 77.534 episódios de urgência, de indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos) referentes a 2017. Foram também aplicados questionários aos DPNU no período entre novembro de 2018 e abril de 2019. Os dados foram analisados recorrendo ao Software IBM SPSS Statistics. Resultados: Os episódios de urgência analisados demonstram que os DPNU foram responsáveis por 16.782 episódios e os UF por 10.670. Verificou-se pelos 377 questionários que 251 DPNU recorreram ao SU por iniciativa própria, 234 DPNU nem tentaram contacto prévio com os Cuidados de Saúde Primários (CSP) com justificação de que sabem que no SU lhes fazem todos os exames que precisem. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que seria vantajosa uma articulação com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), no sentido de se formarem equipas multidisciplinares responsáveis pela definição de um conjunto de medidas que visem não só uma melhor qualidade na prestação de cuidados, como também uma eficiente utilização dos recursos.Background: Overcrowding of Emergency Departments (ED) is a growing national and international problem. Considered as a threat to patient safety and public health, it is associated with undesirable outcomes, increased health costs and high waiting times for medical observation. The literature points out several reasons for the overcrowding of the ED, namely admissions of standard and non-urgent patients (NUP) and frequent users (FU). Objectives: This study aims to characterise the users of the ED in Faro in order to assess their impact on the waiting times and to understand their weight in the total number of ED episodes and eventual impact on high waiting times. The study also intends to assess the motives of self-referral to the ED of the NUP. Methodology: A case study was performed, and data including all patients over the age of 18 admitted to the ED in 2017 was collected and analysed. The data was analysed through the SPSS Statistical Software. Questionnaires were also conducted (November 2018 – April 2019) for both standard and non-urgent patients in order to ascertain the most common reasons for admission to the ED. Results: The results of the study show that, the NUP were responsible for 21,7% of the episodes and the FU for 14%. The questionnaire showed, in turn, that 66,6% of the NUP self-referred to the ED and that 62,2% did not attempt prior contact with the Primary Care Services with the justification that “in the ED they do all the tests I need”. Conclusion: The results obtained indicate that it would be advantageous to articulate the ED services with the ARS Algarve, in order to form multidisciplinary teams to define a set of measures aiming to improve the quality in the provision of care as well as the efficiency in the use of health resources.Santos, Sérgio Pereira dosAmado, CarlaSapientiaBaptista, Cláudia de Sousa Santos2022-01-24T13:15:44Z2021-06-242021-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17518TID:202787346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:29:42Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:29.029563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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