O e-commerce no turismo português : substituição dos canais tradicionais pelas plataformas online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marta Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22838
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
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spelling O e-commerce no turismo português : substituição dos canais tradicionais pelas plataformas onlineE-commerceE-turismoE-loyaltyE-word of mouthTurismoTurismo clássicoCanais OnlineTourismClassic tourismOnline plataformsMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisDado o crescimento atual do turismo, associado à rápida evolução do e- commerce, é importante perceber quais são as preferências do consumidor no momento de reserva, se serão os meios tradicionais ou os canais online, e até que ponto poderá o e-turismo caracterizado pela presença e uso das tecnologias de informação, substituir o turismo clássico. Foram delineados, os seguintes objetivos: 1) Perceber qual o impacto da internet no momento de escolha de destino e alojamento turístico; 2) Identificar o consumidor de produtos turísticos online; 3) Reconhecer os fatores que influenciam a lealdade do consumidor na internet; 4) Compreender qual será o futuro do sector turístico a nível da realização de reservas de alojamento. Adotou-se a metodologia qualitativa, e foram realizadas sete entrevistas a trabalhadores dos departamentos de marketing, e-commerce, comercial e central reservas, de uma empresa de Hotelaria Portuguesa. Os dados recolhidos foram analisados com o software MAXQDA. Os resultados demonstram que atualmente, o sector turístico opera numa fase hibrida, onde consumidores mais jovens preferem o online e consumidores com uma idade mais avançada preferem os métodos tradicionais. A internet apresenta-se como a principal fonte de informação, sendo que um hotel que escolha estar offline, perderá imensas oportunidades. Em adição, é possível compreender que os canais como Booking.com, Expedia, entre outros, dominam o mercado. Num futuro próximo, o e- turismo prevalecerá, no entanto o fator humano será sempre inevitável. No contexto empresarial, o presente estudo contribuirá para que os gestores das cadeias hoteleiras, compreendam onde deverão focar mais a sua atenção de forma a reter o consumidor. A nível académico destacará a importância do estudo do e- commerce e evolução dos sistemas de informação.Nowadays and according with the annual growth of tourism, associated with the fast evolution of the e-commerce, it is important to understand which are the consumer’s preferences in the moment of booking a room, whether it is the traditional methods or the online platforms, and if the e-tourism marked by the presence and use of new technologies, might overcome the classic tourism. There were outlined the following objectives: 1) Understand the impact of the internet in the moment of choosing a destination and accommodation; 2) Identify the consumer of online tourism products; 3) Recognize the factors that have an influence on the consumer’s loyalty on the internet; 4) Realize what is going to be the future of the touristic sector when it comes to book a room. The methodological choice was the qualitative research, and were made seven interviews to the workers of the marketing, e-commerce, commercial and reservations department, of a Portuguese company in the Hospitality area. The collected data was analyzed with MAXQDA software. With the obtained results it was possible to understand, that nowadays, the tourism industry is working on a hybrid phase, where younger consumers prefer the online and elderly consumers prefer the traditional ways. The internet presents itself as the main source of information, an hotel which chooses to be offline, will lose many opportunities. In addition, it is possible to understand that channels, as Booking.com, Expedia, etc, rule the market. In a near future, e-tourism is going to overrule the market, however the human factor will always be unavoidable. In the business environment, the present study will help the hotel managers to understand, where they should focus their attention so they can retain the consumer. In the academic environment it will outline the importance of the study of the e-commerce and evolution of information systems.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, PauloRepositório da Universidade de LisboaFonseca, Marta Rodrigues2021-12-29T18:19:19Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22838porFonseca, Marta Rodrigues (2021). "O e-commerce no turismo português : substituição dos canais tradicionais pelas plataformas online". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:09.964037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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