O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matoso, Carla
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Baptista, Mónica, Freire, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8731
Resumo: O professor é um profissional que mobiliza conhecimentos múltiplos ao fazer juízos de valor sobre o que e como ensina, a quem ensina e com que finalidades, condições e recursos. Dos vários domínios que integram o conhecimento profissional do professor, destaca-se o conhecimento pedagógico de conteúdo, como o conhecimento que o professor possui acerca de como ensinar um determinado tópico da sua disciplina, de forma a ser apreendido pelos alunos. Este tipo de conhecimento depende do conteúdo e do contexto em que é ensinado e do modo como o professor reflete sobre a sua experiência. Na verdade, a reflexão, em conjunção com o ato de ensinar e a colaboração, contribuem para transformar o conhecimento do professor e desenvolver o seu conhecimento pedagógico de conteúdo. No Mestrado em Ensino da Física e da Química, ministrado pelo Instituto de Educação de Lisboa, incentiva-se uma aprendizagem colaborativa, entre os futuros professores, com ciclos de planeamento, lecionação de aula e reflexão pós-aula. Para isso, é necessário que recolham evidências sobre as aprendizagens e as dificuldades dos seus alunos, tornando a sua reflexão fundamentada, de modo a construir conhecimento a partir da sua prática. Assim, este estudo pretende dar resposta às seguintes questões: Que papel tem a reflexão e o trabalho colaborativo na planificação e no desenvolvimento das tarefas que os futuros professores propõem aos alunos? Como é que os futuros professores interpretam as dificuldades sentidas pelos alunos? Neste estudo, participam 5 futuros professores de Física e Química. Utilizam-se vários instrumentos de recolha de dados: gravação, em registo vídeo, de todas as sessões de preparação e sessões de reflexão pós-aulas; notas de campo; documentos escritos, que incluem as reflexões dos futuros professores; entrevistas semiestruturadas, a cada um dos professores participantes. Os resultados evidenciam que o trabalho colaborativo e a reflexão sobre a prática permitem que os futuros professores construam conhecimento, no que se refere ao planeamento de aulas e à interpretação das dificuldades dos seus alunos, os quais são partes integrantes do seu conhecimento pedagógico de conteúdo.
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