Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Tânia Maria Quintino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7685
Resumo: Neste relatório pretende-se apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Releva-se uma linha orientadora que envolveu a observação e a escuta das crianças para melhor conhecer e ter em consideração os seus interesses e necessidades educativas. Numa prática que procura tornar efetiva a ação das crianças, reconhece-se a importância de promover a criação de um ambiente educativo facilitador de experiências educativas significativas, o que requer atender a dimensões como o espaço, o tempo, as interações, a planificação, a reflexão e a documentação pedagógica. Trata-se de dimensões que procurámos tomar em consideração e valorizar ao longo da ação educativa, de modo a ajudar as crianças a tornarem-se capazes de fazer escolhas, tomar decisões, realizar julgamentos refletidos e resolver problemas. Nesta linha de pensamento, foi valorizado o trabalho de projeto, promovendo experiências de aprendizagem nas quais se procurou integrar os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. A progressão e autonomização das crianças foi uma intencionalidade que atravessou os projetos desenvolvidos e que nos levou a repensar a organização dos espaços e materiais educativos, bem como o papel dos adultos e das crianças na co-construção de um percurso que facilitasse a aprendizagem e o desenvolvimento de todos. Neste âmbito, criaram-se novas e diferentes oportunidades de utilização e de valorização dos recursos disponíveis, quer ao nível da instituição quer do contexto local. This report is to present and reflect on the educational activity that was developed with a group of children in a pre-school context and emphasize the importance of using a participative pedagogy. A guideline was followed, where it involved observing and listening to children so that they could best be known and taken into consideration regarding their interests and educations needs. In a practice that seeks to make effective action for children, it reorganized the importance of promoting the creation of an educational environment that allow them to enjoy significant experiences, which requires meeting the dimensions, like space, time, interactions, planning, reflection and pedagogical documentation. These are dimensions that we tried to take into consideration and value throughout the educational activity so that they could contribute to help children become able to make choices, make decisions, make reflected judgments and especially, solve problems they face, alone or with help. In this line of thought the project work was value with a teaching approach and also promoting the development of learning experiences in which they sought to value the contributions of the different educational actors and socio-cultural location. The advancement and empowerment of children was an intentionality act that went through the developed projects and led to rethink the organization of spaces and educational materials, as well as the role of adults and children in the co-construction of a path that facilitates learning and development of all. In this context, new and different opportunities were created, regarding the use and value of the available resources, both at the institution and the local context.
id RCAP_a72f2867101ea4bbecdaf6c52b053ebb
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolarEducação de infânciaPedagogia participativaTrabalho de projetoAutonomiaNeste relatório pretende-se apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Releva-se uma linha orientadora que envolveu a observação e a escuta das crianças para melhor conhecer e ter em consideração os seus interesses e necessidades educativas. Numa prática que procura tornar efetiva a ação das crianças, reconhece-se a importância de promover a criação de um ambiente educativo facilitador de experiências educativas significativas, o que requer atender a dimensões como o espaço, o tempo, as interações, a planificação, a reflexão e a documentação pedagógica. Trata-se de dimensões que procurámos tomar em consideração e valorizar ao longo da ação educativa, de modo a ajudar as crianças a tornarem-se capazes de fazer escolhas, tomar decisões, realizar julgamentos refletidos e resolver problemas. Nesta linha de pensamento, foi valorizado o trabalho de projeto, promovendo experiências de aprendizagem nas quais se procurou integrar os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. A progressão e autonomização das crianças foi uma intencionalidade que atravessou os projetos desenvolvidos e que nos levou a repensar a organização dos espaços e materiais educativos, bem como o papel dos adultos e das crianças na co-construção de um percurso que facilitasse a aprendizagem e o desenvolvimento de todos. Neste âmbito, criaram-se novas e diferentes oportunidades de utilização e de valorização dos recursos disponíveis, quer ao nível da instituição quer do contexto local. This report is to present and reflect on the educational activity that was developed with a group of children in a pre-school context and emphasize the importance of using a participative pedagogy. A guideline was followed, where it involved observing and listening to children so that they could best be known and taken into consideration regarding their interests and educations needs. In a practice that seeks to make effective action for children, it reorganized the importance of promoting the creation of an educational environment that allow them to enjoy significant experiences, which requires meeting the dimensions, like space, time, interactions, planning, reflection and pedagogical documentation. These are dimensions that we tried to take into consideration and value throughout the educational activity so that they could contribute to help children become able to make choices, make decisions, make reflected judgments and especially, solve problems they face, alone or with help. In this line of thought the project work was value with a teaching approach and also promoting the development of learning experiences in which they sought to value the contributions of the different educational actors and socio-cultural location. The advancement and empowerment of children was an intentionality act that went through the developed projects and led to rethink the organization of spaces and educational materials, as well as the role of adults and children in the co-construction of a path that facilitates learning and development of all. In this context, new and different opportunities were created, regarding the use and value of the available resources, both at the institution and the local context.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoSanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBMorgado, Tânia Maria Quintino2012-10-19T13:45:54Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7685porMorgado, Tânia Maria Quintino (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:24.672721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
Morgado, Tânia Maria Quintino
Educação de infância
Pedagogia participativa
Trabalho de projeto
Autonomia
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
author Morgado, Tânia Maria Quintino
author_facet Morgado, Tânia Maria Quintino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Tânia Maria Quintino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Pedagogia participativa
Trabalho de projeto
Autonomia
topic Educação de infância
Pedagogia participativa
Trabalho de projeto
Autonomia
description Neste relatório pretende-se apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Releva-se uma linha orientadora que envolveu a observação e a escuta das crianças para melhor conhecer e ter em consideração os seus interesses e necessidades educativas. Numa prática que procura tornar efetiva a ação das crianças, reconhece-se a importância de promover a criação de um ambiente educativo facilitador de experiências educativas significativas, o que requer atender a dimensões como o espaço, o tempo, as interações, a planificação, a reflexão e a documentação pedagógica. Trata-se de dimensões que procurámos tomar em consideração e valorizar ao longo da ação educativa, de modo a ajudar as crianças a tornarem-se capazes de fazer escolhas, tomar decisões, realizar julgamentos refletidos e resolver problemas. Nesta linha de pensamento, foi valorizado o trabalho de projeto, promovendo experiências de aprendizagem nas quais se procurou integrar os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. A progressão e autonomização das crianças foi uma intencionalidade que atravessou os projetos desenvolvidos e que nos levou a repensar a organização dos espaços e materiais educativos, bem como o papel dos adultos e das crianças na co-construção de um percurso que facilitasse a aprendizagem e o desenvolvimento de todos. Neste âmbito, criaram-se novas e diferentes oportunidades de utilização e de valorização dos recursos disponíveis, quer ao nível da instituição quer do contexto local. This report is to present and reflect on the educational activity that was developed with a group of children in a pre-school context and emphasize the importance of using a participative pedagogy. A guideline was followed, where it involved observing and listening to children so that they could best be known and taken into consideration regarding their interests and educations needs. In a practice that seeks to make effective action for children, it reorganized the importance of promoting the creation of an educational environment that allow them to enjoy significant experiences, which requires meeting the dimensions, like space, time, interactions, planning, reflection and pedagogical documentation. These are dimensions that we tried to take into consideration and value throughout the educational activity so that they could contribute to help children become able to make choices, make decisions, make reflected judgments and especially, solve problems they face, alone or with help. In this line of thought the project work was value with a teaching approach and also promoting the development of learning experiences in which they sought to value the contributions of the different educational actors and socio-cultural location. The advancement and empowerment of children was an intentionality act that went through the developed projects and led to rethink the organization of spaces and educational materials, as well as the role of adults and children in the co-construction of a path that facilitates learning and development of all. In this context, new and different opportunities were created, regarding the use and value of the available resources, both at the institution and the local context.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-19T13:45:54Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7685
url http://hdl.handle.net/10198/7685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morgado, Tânia Maria Quintino (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217485611008