Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Maria Emília dos Santos Frades
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3545
Resumo: O trabalho apresentado insere-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, desenvolvida em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré- escolar. De referir que teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica sobre as práticas educativas, procurando compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim- de- infância contribuem para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram organizadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança e de acordo com os seus interesses e necessidades, nas quais se procurou envolver os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. Foi nosso desígnio central a atenção no desenrolar de atividades integradoras e transversais como contributo para a construção de conhecimentos, atribuindo particular ênfase ao domínio da linguagem e comunicação, dado tratar-se de uma questão detetada no grupo de crianças. The work presented falls within the course of supervised teaching practice, developed in the context of garden for children, with the purpose of obtaining a Master's degree in preschool education. Note that took as its starting point to foster critical reflection on educational practices, seeking to understand the extent to which learning experiences developed in the context of garden-schools will contribute to the construction of meaningful learning. In this sense, the learning experiences were organized with attention to the holistic development of children and according to their interests and needs, in which it sought to involve the contributions of different educational stakeholders and take into account the local socio-cultural context. Our plan was central attention in the course of activities as integrative and cross contribution to the construction of knowledge, giving particular emphasis to the field of language and communication, since this is a matter detected in the group of children.
id RCAP_4e18b50c51d56bfe680eb7ca588d24f6
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarPedagogia participativaExperiências de aprendizagemO trabalho apresentado insere-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, desenvolvida em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré- escolar. De referir que teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica sobre as práticas educativas, procurando compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim- de- infância contribuem para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram organizadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança e de acordo com os seus interesses e necessidades, nas quais se procurou envolver os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. Foi nosso desígnio central a atenção no desenrolar de atividades integradoras e transversais como contributo para a construção de conhecimentos, atribuindo particular ênfase ao domínio da linguagem e comunicação, dado tratar-se de uma questão detetada no grupo de crianças. The work presented falls within the course of supervised teaching practice, developed in the context of garden for children, with the purpose of obtaining a Master's degree in preschool education. Note that took as its starting point to foster critical reflection on educational practices, seeking to understand the extent to which learning experiences developed in the context of garden-schools will contribute to the construction of meaningful learning. In this sense, the learning experiences were organized with attention to the holistic development of children and according to their interests and needs, in which it sought to involve the contributions of different educational stakeholders and take into account the local socio-cultural context. Our plan was central attention in the course of activities as integrative and cross contribution to the construction of knowledge, giving particular emphasis to the field of language and communication, since this is a matter detected in the group of children.Bonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBEsteves, Maria Emília dos Santos Frades2012-02-24T15:24:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:25.284927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Esteves, Maria Emília dos Santos Frades
Educação pré-escolar
Pedagogia participativa
Experiências de aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Esteves, Maria Emília dos Santos Frades
author_facet Esteves, Maria Emília dos Santos Frades
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Maria Emília dos Santos Frades
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Pedagogia participativa
Experiências de aprendizagem
topic Educação pré-escolar
Pedagogia participativa
Experiências de aprendizagem
description O trabalho apresentado insere-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, desenvolvida em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré- escolar. De referir que teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica sobre as práticas educativas, procurando compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim- de- infância contribuem para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram organizadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança e de acordo com os seus interesses e necessidades, nas quais se procurou envolver os contributos dos diferentes intervenientes educativos e ter em conta o contexto sociocultural local. Foi nosso desígnio central a atenção no desenrolar de atividades integradoras e transversais como contributo para a construção de conhecimentos, atribuindo particular ênfase ao domínio da linguagem e comunicação, dado tratar-se de uma questão detetada no grupo de crianças. The work presented falls within the course of supervised teaching practice, developed in the context of garden for children, with the purpose of obtaining a Master's degree in preschool education. Note that took as its starting point to foster critical reflection on educational practices, seeking to understand the extent to which learning experiences developed in the context of garden-schools will contribute to the construction of meaningful learning. In this sense, the learning experiences were organized with attention to the holistic development of children and according to their interests and needs, in which it sought to involve the contributions of different educational stakeholders and take into account the local socio-cultural context. Our plan was central attention in the course of activities as integrative and cross contribution to the construction of knowledge, giving particular emphasis to the field of language and communication, since this is a matter detected in the group of children.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-24T15:24:17Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3545
url http://hdl.handle.net/10198/3545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135173200052224