A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28737 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_a7384c395badc2425842aa4483b96504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas806.90:372.88372.88:806.90806.0:372.88372.88:806.0Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório visa evidenciar o trabalho realizado no âmbito da motivação para a leitura e do desenvolvimento da competência leitora nos alunos de duas turmas do Ensino Secundário (12º ano de Português e 11º ano de Espanhol). Ao longo do ano letivo, a ação pedagógica levada a cabo neste âmbito teve como objetivo primeiro ajudar os alunos a melhor compreenderem textos diversos, através da implementação de atividades de motivação em momentos de pré-leitura e de exercícios de interpretação e construção de sentido em momentos de leitura e de pós-leitura, que englobaram os seus conhecimentos sobre o mundo e a sua capacidade crítica e reflexiva. Para enquadrar teoricamente este projeto, foram abordados três diferentes tópicos que se complementam: em primeiro lugar, investigou-se a forma como a motivação para a leitura se relaciona com a construção e com a formação de jovens leitores; em segundo lugar, apresentou-se o modo como a competência de leitura deve ser trabalhada em contexto de sala de aula; e, por último, expos-se a relevância dada a estes dois aspetos (motivação e competência leitora) pelos documentos que orientam as disciplinas de Português e de Espanhol e explicitou-se o trabalho realizado no contexto da presente intervenção pedagógica. Em termos da intervenção, foi realizada uma fase de diagnóstico que permitiu verificar que os alunos não se interessavam pela leitura e que apresentavam carências ao nível da interpretação da mensagem textual; posteriormente, foi delineada uma ação pedagógica que visou motivá-los para a leitura e ajudá-los a progredir no sentido de se tornarem leitores mais capazes; e, por último, foi avaliado o impacto e a eficácia desta ação, onde se constatou que os materiais utilizados e as atividades trabalhadas com os alunos surtiram um efeito positivo no desenvolvimento da sua motivação e das suas habilidades leitoras.This report aims at highliting the work done within the framework of the motivation for reading and the development of the reading competence of the students of two classes of Secondary Education (Portuguese, 12th grade and Spanish, 11th grade). Throughout the school year, the pedagogical action carried out in this scope had as a primary purpose helping the students better interpret various texts. This was put into practice through the implementation of motivation activities in the pre-reading moments, and of interpretation and sense construction exercises in the reading and post-reading instances, which included the students’ knowledge of the world and their critical and reflective ability. So as to provide a theoretical framework for this project, three different though complementary topics were addressed: firstly, the research focused on how motivation to read seems important in the construction and training of young readers; secondly, it deals with how reading skills should be taught in the classroom context; finally, it exposes the relevance given to these two aspects ( reading competence and motivation ) in the guiding documents for the teaching of Portuguese and Spanish, and how these were approached in the context of this pedagogical intervention . In terms of the intervention itself, at first a diagnostic phase was carried out, which revealed that students were not interested in reading and that they faced difficulties in interpreting the text message. Afterwards, a pedagogical action that aimed at motivating the students for reading and at helping them progress as more capable readers was designed. Finally, the impact and effectiveness of this action were evaluated, having found that the materials used and the activities carried out with the students had a positive effect on the development of their motivation and reading skills.Silva, António Carvalho daCea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoSilva, Susana Isabel Morais da2013-09-212013-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28737por201667649info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:06.491934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas |
title |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas |
spellingShingle |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas Silva, Susana Isabel Morais da 806.90:372.88 372.88:806.90 806.0:372.88 372.88:806.0 |
title_short |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas |
title_full |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas |
title_fullStr |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas |
title_full_unstemmed |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas |
title_sort |
A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas |
author |
Silva, Susana Isabel Morais da |
author_facet |
Silva, Susana Isabel Morais da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, António Carvalho da Cea Álvarez, Ana María Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Susana Isabel Morais da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.90:372.88 372.88:806.90 806.0:372.88 372.88:806.0 |
topic |
806.90:372.88 372.88:806.90 806.0:372.88 372.88:806.0 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-21 2013-09-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28737 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201667649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132635733164032 |