Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madaleno, Bárbara Patrícia Brandão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30640
Resumo: A presente dissertação reflete sobre o trabalho musical e pianístico a desenvolver com crianças dos 3 aos 6 anos de idade, tentando deixar alguns contributos que possam municiar professores de piano desta faixa etária no seu trabalho pedagógico. Considerando que temos crianças a iniciarem a sua aprendizagem pianística cada vez mais cedo, foi importante recolher pareceres de diferentes professores com experiência profissional em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, tendo em conta que não existem programas curriculares para esta faixa etária. Por este motivo foi importante abordar temáticas como a música e a criança; perceber quais as influências da música a nível neurológico; referenciar diferentes metodologias musicais adaptadas a crianças e discutir a importância da relação da criança com o professor e da intervenção dos pais na sua aprendizagem pianística. Depois do levantamento bibliográfico da temática abordada por este trabalho o meu trajeto metodológico levou-me à recolha de pareceres técnicos, através de um inquérito por mim elaborado, de diferentes docentes sobre a lecionação de crianças com a idade acima referida. Por último, segue o relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do meu estágio no conservatório de música da Jobra (Branca), nas disciplinas de Piano e de Classe de Conjunto.
id RCAP_a73c82ef6c775f5211dba6ca5e01eb62
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógicaIniciação instrumental ao pianoCrianças dos 3 aos 6 anosLinguagemEmoçõesEstímulosNeurociênciaA presente dissertação reflete sobre o trabalho musical e pianístico a desenvolver com crianças dos 3 aos 6 anos de idade, tentando deixar alguns contributos que possam municiar professores de piano desta faixa etária no seu trabalho pedagógico. Considerando que temos crianças a iniciarem a sua aprendizagem pianística cada vez mais cedo, foi importante recolher pareceres de diferentes professores com experiência profissional em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, tendo em conta que não existem programas curriculares para esta faixa etária. Por este motivo foi importante abordar temáticas como a música e a criança; perceber quais as influências da música a nível neurológico; referenciar diferentes metodologias musicais adaptadas a crianças e discutir a importância da relação da criança com o professor e da intervenção dos pais na sua aprendizagem pianística. Depois do levantamento bibliográfico da temática abordada por este trabalho o meu trajeto metodológico levou-me à recolha de pareceres técnicos, através de um inquérito por mim elaborado, de diferentes docentes sobre a lecionação de crianças com a idade acima referida. Por último, segue o relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do meu estágio no conservatório de música da Jobra (Branca), nas disciplinas de Piano e de Classe de Conjunto.This dissertation reflects on the musical and pianistic work to be developed with children from 3 to 6 years old, trying to make some contributions that may provide piano teachers for this age group in their pedagogical work. Considering that we have children starting their piano learning at an earlier age, it was important to gather all the opinions from the different teachers with professional experience with children from 3 to 6 years old, considering that there are no curricular programs for this age group. For this reason, it was important to address topics such as music and children; understand the influences of music at the neurological level; reference different musical methodologies adapted for children and discuss the importance of the child's relationship with the teacher, as well as the intervention of parents in their piano learning. After the bibliographic survey of the theme explored in this work, my methodology was to collect technical insights on the process of teaching children of the above age, through a questionnaire I developed. Finally, the Supervised Teaching Practice (STP) report which refers to my internship at the Jobra Conservatory of Music in the Piano and Ensemble subjects.2021-02-19T10:54:12Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30640porMadaleno, Bárbara Patrícia Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:12Zoai:ria.ua.pt:10773/30640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:41.453930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
title Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
spellingShingle Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
Madaleno, Bárbara Patrícia Brandão
Iniciação instrumental ao piano
Crianças dos 3 aos 6 anos
Linguagem
Emoções
Estímulos
Neurociência
title_short Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
title_full Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
title_fullStr Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
title_full_unstemmed Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
title_sort Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica
author Madaleno, Bárbara Patrícia Brandão
author_facet Madaleno, Bárbara Patrícia Brandão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madaleno, Bárbara Patrícia Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação instrumental ao piano
Crianças dos 3 aos 6 anos
Linguagem
Emoções
Estímulos
Neurociência
topic Iniciação instrumental ao piano
Crianças dos 3 aos 6 anos
Linguagem
Emoções
Estímulos
Neurociência
description A presente dissertação reflete sobre o trabalho musical e pianístico a desenvolver com crianças dos 3 aos 6 anos de idade, tentando deixar alguns contributos que possam municiar professores de piano desta faixa etária no seu trabalho pedagógico. Considerando que temos crianças a iniciarem a sua aprendizagem pianística cada vez mais cedo, foi importante recolher pareceres de diferentes professores com experiência profissional em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, tendo em conta que não existem programas curriculares para esta faixa etária. Por este motivo foi importante abordar temáticas como a música e a criança; perceber quais as influências da música a nível neurológico; referenciar diferentes metodologias musicais adaptadas a crianças e discutir a importância da relação da criança com o professor e da intervenção dos pais na sua aprendizagem pianística. Depois do levantamento bibliográfico da temática abordada por este trabalho o meu trajeto metodológico levou-me à recolha de pareceres técnicos, através de um inquérito por mim elaborado, de diferentes docentes sobre a lecionação de crianças com a idade acima referida. Por último, segue o relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do meu estágio no conservatório de música da Jobra (Branca), nas disciplinas de Piano e de Classe de Conjunto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-02-19T10:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30640
url http://hdl.handle.net/10773/30640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137682415157248