Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Margarida Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6471
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a7532843a0b6f837f4a8b40add55268f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico1.º ciclo do ensino básicoExpressãoEducação físico-motoraProfessorPrimary schoolExpressionPhysical education motorTeacherRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino BásicoEste relatório foi realizado como parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico entre março e junho de 2015, com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório configura-se como um documento descritivo e reflexivo de toda a prática pedagógica. Todo o trabalho é sustentado por um referencial teórico que permitiu definir as premissas do período de intervenção, as estratégias e metodologias da prática pedagógica e de todo o processo de análise e reflexão. Neste relatório, adquire especial importância o estudo sobre a prática dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente à Expressão e Educação Físico-Motora. Os objetivos do referido estudo visaram perceber as práticas dos professores do relativamente à Expressão e Educação Físico-Motora, determinando o perfil do professor lecionante, verificar a qual a importância que os professores atribuem à mesma, quando comparada com as restantes áreas nucleares, identificar as barreiras que condicionam/limitam a lecionação da Expressão e Educação Físico-Motora e, por fim, compreender se as referidas barreiras se relacionam com o tempo de serviço dos professores. Os resultados obtidos sugerem que não existe um perfil de professor lecionante da Expressão e Educação Físico-Motora. Conclui-se, também, que a motivação pessoal, a prática de Atividade Física anterior, a existência de Atividades de Enriquecimento Curricular, a importância que a escola e o agrupamento atribuem à Expressão e Educação Físico-Motora, são as principais barreiras que impedem e/ou limitam a lecionação da mesma. Os resultados indicam que a falta de conhecimento e a falta de tempo são as barreiras que apresentam correlações com o tempo de serviço dos professores.ABSTRACT This report was conducted as part of the course unit “Pratica do Ensino Supervisionada II” of the Master degree in Ensino no 1 e 2 Ciclos” between March and June 2015, with a year 4 class. This report appears as a descriptive and reflective document of all the pedagogical practice. All work is supported by a theoretical framework that allowed define the premises of the intervention period, the strategies and methodologies of teaching practice and the process of analysis and reflection. In this report is particularly important the study on the practice of the primary school teachers in relation to Expression and Physical-Motor Educatio The objectives of this study aimed to understand teachers' practices of respect to Expression and Physical - Motor Education, determining the profile of the teacher, check how important that teachers attribute the same compared with the other core areas, identify barriers that affect / limit the Expression and Physical Education Motor and finally understand whether those barriers are related to the length of service of teachers. The results suggest that there isn’t an Expression and Physical Education Motor teacher profile. It also follows that the personal motivation, the previous physical activity, the existence of Enrichment Activities Course, the importance given by the school and the group e to Expression and Physical Motor Education, are the main barriers that prevent and limit the same. The results indicate that the lack of knowledge and lack of time are barriers that have correlations with the teacher’s servic.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLuz, CarlosRCIPLPires, Ana Margarida Gomes2016-09-28T13:27:57Z2016-07-112016-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:35.865438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
title Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
Pires, Ana Margarida Gomes
1.º ciclo do ensino básico
Expressão
Educação físico-motora
Professor
Primary school
Expression
Physical education motor
Teacher
title_short Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Práticas e constrangimentos na lecionação da expressão e educação físico-motora por parte dos professores do 1.º ciclo do ensino básico
author Pires, Ana Margarida Gomes
author_facet Pires, Ana Margarida Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz, Carlos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Margarida Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º ciclo do ensino básico
Expressão
Educação físico-motora
Professor
Primary school
Expression
Physical education motor
Teacher
topic 1.º ciclo do ensino básico
Expressão
Educação físico-motora
Professor
Primary school
Expression
Physical education motor
Teacher
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T13:27:57Z
2016-07-11
2016-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6471
url http://hdl.handle.net/10400.21/6471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414955155456